[Resenha] Lugar Nenhum do Neil Gaiman

8

lugar_nenhum_neil_gaiman

Quem acompanha os Pombo Correios que faço, sabe que comprei vários livros do Gaiman sem ter lido nada dele. Lugar Nenhum foi o primeiro desses que li e me senti muito bem por ter comprado todos os outros.

Richard é o protagonista escocês que se mudou para Londres a trabalho. É um cara comum que gosta de ser comum. As coisas deixam de ser ordinárias quando ele se depara com uma menina sangrando na rua. Jéssica, sua namorada um tanto controladora, parece não ligar muito, mas ele vai contra todas as regras sobre não tocar em alguém estranho, sujo e machucado e leva a garota para sua casa. Descobre que seu nome é Door e que ela faz parte da Londres de Baixo, uma outra cidade existente nos túneis por baixo da capital inglesa.

Agora, porque ajudou Door, Richard acaba fazendo parte desse outro mundo, o que significa ser apagado do seu mundo, ficar completamente invisível para as pessoas da Londres de Cima, o que não é nada agradável. Sem nenhuma alternativa ele acompanha Door que deseja vingar a morte de sua família na esperança de poder retornar para sua vida comum.

É engraçado pensar que recebi a indicação desse livro em um CabulosoCast com o Eduardo Spohr, quando eu nem fazia parte da equipe do site. A indicação veio por causa do anjo Islington que faz parte, de certa forma, da Londres de Baixo.

A narrativa de Gaiman me lembrou um pouco Douglas Adams. Ele acrescenta humor em praticamente tudo (até os vilões tem seu toque), mas o livro é sério e nunca poderia ser chamado de comédia.

A Londres de Baixo é composta por todo tipo de gente, alguns com habilidades especiais (como Door que consegue abrir qualquer coisa) e outros comuns – se pudermos chamar alguém da Londres de Baixo de comum – que aprendem a sobreviver em um mundo cruel, mas não uma crueldade diferente da do nosso mundo, na Londres de Baixo não existem só pessoas e você pode morrer rapidamente.

Uma coisa interessante que Gaiman usou foi colocar os moradores na Londres de Baixo estranhos, usando roupas estranhas e muitas das vezes sujas. E o fato das pessoas “normais” da Londres de Cima não conseguirem vê-las não faz parte da ficção. Esses tipos de pessoas são completamente ignoradas por nós e muitas vezes fingimos não vê-las.

Agora não consigo deixar de pensar quando vejo pessoas desse perfil: esse faz parte da Londres de Baixo.

NOTA:

5 selinhos

Lugar Nenhum foi originalmente uma série da BBC em 1996, porém não fez muito sucesso (a grande maioria diz que é uma grande merda) e meio que para reparar isso Gaiman lançou a trama em livro.

neverwhere-serie

Lugar Nenhum também tem uma Graphic Novel lançada pela Vertigo, da Panini onde o desenho é bem, vamos dizer, ousado.

neverwhere hq

A última notícia que a Rádio 4 está produzindo uma novela baseada em Lugar Nenhum. O elenco é bem famoso, como podem ver na foto:

Neverwhere radio

Ficha Técnica:
Editora: Conrad
Autor:  Neil Gaiman
Origem: Estrangeira
Título original: Neverwhere
Ano: 2010 (2ª edição)
Número de páginas: 336
Skoob