Carrie, a Estranha do Stephen King

8

Capa Carrie a estranha - SUMA:Capa Carrie

Achava que a religiosa mais irritante e doente de King estava em O Nevoeiro. Isso até ler Carrie.

Carrie é uma típica garota que sofre bullying. Usa roupas estranhas para sua idade, é calada e não tem amigos. Ela é motivo de chacota há muito tempo e as coisas pioram quando durante o banho depois da aula de Educação Física ela fica menstruada e desesperada achando que está tendo uma hemorragia. Ela tem 16 anos, menstruou pela primeira vez e não tem a mínima ideia do que está acontecendo. É humilhada por suas colegas – que jogam absorventes nela – e quanto chega em casa, sua mãe a prende no armário com várias imagens de um Deus irado, porque ela pecou. Se não tivesse pecado, a menstruação não viria. É, é nesse patamar que está a religiosidade da mãe de Carrie.

Só uma coisa diferencia Carrie de outras meninas que sofrem bullying: ela tem poderes telecinéticos.

“Foi atirada de cabeça dentro do armário, bateu na parede do fundo e caiu no chão meio atordoada. A porta bateu e a chave girou. Estava sozinha com o Deus irado de mamãe.
(…)Depois de deixar Carrie gritando por uma hora, mamãe soltou-a.(…)Sabia por que mamãe a tinha soltado.(…)Ela estava com medo de que eu arrancasse a porta do armário. E acho que poderia, acho que poderia sim, acho que poderia.”  – Pg. 80,81

Depois do episódio com os absorventes, algumas meninas se sentem envergonhadas e uma delas, Sue, decide fazer algo para tentar reparar o que fez. Ela pede ao seu namorado Tommy para levar Carrie ao baile da escola.

Tudo parece estar bem e Carrie parece que finalmente vai se encaixar, mas nem todas as colegas se arrependem daquele dia…

 O que mais me impressionou no livro foi a capacidade do King de levar a religiosidade a um patamar assustador. A mãe de Carrie tem certos pensamentos e manias que deixam qualquer outra religiosa “fervorosa” no chinelo.

Acho que todos sabem que esse é o primeiro livro do King, porém ele não é inferior aos atuais. A diferença dos livros atuais do King é que em Carrie as coisas acontecem bem rápido. Ele normalmente apresenta todo um contexto para então chegar no ápice, mas em Carrie o contexto é curto e o ápice chega rapidamente.

De qualquer forma, a leitura me deixou morrendo de vontade de ver o remake que sai no próximo mês. Pra finalizar deixo o trailer por aqui.

NOTA:

5 selinhos

Ficha Técnica:
Editora: Ponto de Leitura
Autor: Stephen King
Origem: Estrangeira
Título original: Carrie
Ano: 2009 (edição de bolso)
Número de páginas: 291
Skoob