11 duras realidades sobre o mundo do Harry Potter

9

Vamos estourar a tampa deste regime totalitário e mostrar que receber a tal carta da Hogwarts não seria assim tão bom….

 

1. Bruxos vivem em uma sociedade de “castas”.

enhanced-buzz-7071-1372348581-0

De camadas da sociedade, Puro sangues, a burguesia dos Mestiços, para a classe trabalhadora  “trouxa” até às quase desconhecidas raças mestiças, busca pés excluídos, seres com inteligência quase humana e elfos domésticos escravos. Nenhuma quantidade de habilidade, charme ou popularidade vai mudar como um ser é visto dentro da sociedade bruxa. Enquanto nós vemos Harry, Ron e Hermione, seus colegas os vêem como Sangue Puro (ou Mestiço para os extremistas), Sangue Puro e Nascida Trouxa.

 

2. O governo controla tudo.

enhanced-buzz-7666-1372358547-4

O Ministério da Magia deveria ser chamado mais precisamente de Ministério de Observando Sempre Observando. Dos bancos (vide a burocracia no escritório do GoblinLiaison) à as escolas, à policia e o jornalismo, o Ministério controla todos os aspectos da vida bruxa, das formas mais obvias as mais sutis. Sem passe livre ou mercado livre, bruxos e bruxas devem confiar que seu benévolo ministro está sendo correto.

 

3. Eles nomeiam oficiais sem eleições públicas.

enhanced-buzz-13050-1372431153-0

Quem vota no Ministério da Magia? Como é decidido o corpo de governo do mundo bruxo? Por que não há limites de prazos? Existe um Chapéu Seletor burocrata em algum lugar? É todo o corpo legislativo criado por um pedaço consciente de chapelaria antiga? Escuta, isso não é base para um sistema de governo!

 

4. Bruxos e Bruxas são ativamente mantidos ignorantes.

enhanced-buzz-20089-1372365506-17

O currículo de Hogwarts demanda 5 anos de Poções e Herbologia, mas não oferece uma única aula de economia, matemática, ciências ou de educação cívica, deixando o graduado lamentavelmente preparado para a maioria das profissões convenientemente não distribuídas a eles pelos testes patrocinados pelo governo. Isso mantem a comunidade isolada, sem formas dos jovens escaparem para a sociedade Trouxa.

 

5. O que significa que todos trabalham para o governo.

enhanced-buzz-29390-1372348937-4

Crianças bruxas tem bem poucas opções de carreiras para aspirar quando brincam de faz de conta. Trabalhos lucrativos são desproporcionalmente distribuídos pelo governo: Auror, polícia, jornalista, professor e burocrata.  A maioria desses cargos vão para Sangue Puros, e Mestiços favorecidos, deixando ao resto o trabalho duro como os de motorista de trem/ônibus, comerciantes, curandeiros e trabalhos de zelador. As únicas exceções, como na sociedade trouxa, são para aqueles que se tornam celebridades, como atores ou astros de Quadribol.

 

6. Suas ligações políticas afetam seu salário.

enhanced-buzz-15109-1372355995-8

Mesmo sendo Puro Sangue e possuindo um trabalho que deveria ser bem pago como chefe do setor de Mau Uso dos Objetos Trouxas, a família de Arthur Weasley luta para equilibrar o orçamento. Alguém pode argumentar que 7 filhos seria tenso para qualquer salario robusto, mas ter uma forte, sincera postura na igualdade e uma disposição amigável em relação aos trouxas está obviamente afetando a revisão salarial anula do SrWeasley.

 

7. Uma falta de uma economia funcional limita a mobilidade social.

enhanced-buzz-14673-1372349044-4

Não que a renda dos Weasley realmente importe muito. Em uma cultura onde todos os bens e serviços são magicamente trazidos a existência ou são o resultado de trabalho escravo, uma economia funcional é virtualmente inexistente.  Claro que eles tem cofres em bancos cheios de ouro e moedas extravagantes para pagar por materiais escolares e Cerveja Amanteigada, isso mantem as massas ocupadas, mas a não ser que eles estejam investindo no Mercado Trouxa, eles poderiam muito bem pagar com dinheiro do jogo Monopólio.

 

8. Os espiões do governo mantem registros sobre os cidadãos.

enhanced-buzz-24823-1372357046-10

No escritório da professora McGonagall, uma pena mágica escreve o nome de cada bruxo e bruxa quando eles nascem. Já que a escola está em dívida com o Ministério da Magia, o governo tem registro de todos os membros da população desde o nascimento, independente da localização ou ascendência. Para melhor coagir membros rebeldes de volta ao redil mandar as cartas de aceitação em Hogwarts.

 

9.  A xenofobia contra trouxas é galopante.

enhanced-buzz-8131-1372358373-4

Desde o medo dos trouxa e sua tecnologia para o tratamento mais benigno deles e bem como de outros exóticos, o isolamento auto-imposto gerou séculos de grande e pequenas desinformações. Mesmo aqueles a favor dos trouxas tem uma desconfiança saudável deles como um todo; o velho dizer “Oh bem, você não é como o resto deles. Você é como nós!”

 

10. Azkaban é usado para ameaçar a população bruxo.

enhanced-buzz-17712-1372359665-20

Que sistema prisional no seu perfeito juízo antagoniza ativamente criminosos perigosos e tenta torturá-los até o ponto da insanidade? Dementadores, carrascos com uma cadeia vaga e misteriosa de comando, não fazem nada, além fazer com que as  suas penas sejam de viver literalmente em um inferno, por supostamente terem cometido crimes graves. No entanto, muitas pessoas têm usado maldições proibidas e deveriam ter parado em Azkaban, mas não são presas. Então bruxos entendem implicitamente que lá é um lugar para mandar as pessoas que afrotaram o governo sem direito a um julgamento.

 

11. E a propaganda do medo é regra

enhanced-buzz-7075-1372356780-5

Tudo isso culmina em uma sociedade totalitária que usa coerção, ignorância, lavagem cerebral, má informação, exclusão e recondicionamento para provocar um senso de comunidade e orgulho nacional. Basicamente eles são a Coreia do Norte com varinhas.

Fonte

  • Che Guevara não morreu! Virou bruxo e fundou Hogwarts.
    =/

    • Risos….muito boa Daniel! XD
      Obrigada pelo comentário! Mega cheiros!

  • Augusto Tenório

    Rapaz, não é que é mesmo!

    • Augusto…acho que agora você desistiu de um dia ganhar a carta para Hogwarts…..risos XD
      Obrigada pelo comentário! Mega cheiros! ^.^

  • Diego Costa

    Deveria ser exposto que esse suposto sistema da comunidade bruxa limita-se à Grã-Bretanha. Nada muito esclarecedor foi dito sobre as outras comunidades ao redor do mundo, já que Hogwarts não é a única escola de bruxaria.

    • Diego, acho que não, pois bruxos vindos de outros países não estranham o sistema da Grã-Bretanha…logo…deduzimos que deve ser tudo igual….XD
      Mega cheirinhos e obrigada pelo comentário!

  • Fernanda

    Ah, eu penso que isto aí não tá muito fora da realidade “trouxa” não… =(

  • Vitória

    Perceba que esse artigo não cita os lados positivos de tal sociedade, que não cria discriminação por gênero, cor da pele, preferência sexual…

    E sobre o número quatro do artigo: Para isso serve o Estudo dos Trouxas 😉

  • Guilherme

    Cara viajou geral nesse post… ieoaieoae.