Ei, sabem aquele episódio quase xenofóbico envolvendo alguns médicos brasileiros? Pois é, eu não estou aqui para falar deles. Mudemos a página. Próximo assunto. Ou como o meu falecido avô gostava de mudar de assunto: o que tem de novo? A Síria é o que tem de novo. Bem, não é lá um assunto novo, mas vocês entenderam!
De certa forma, a eleição de Obama nos Estados Unidos – exposto quase como um grande salvador dos direitos humanos – me lembra bastante a vitória de Lula em 2002. Ambos geravam uma certeza popular de que estávamos em novos tempos e que, no caso do Brasil, não veríamos mais um desequilíbrio social tão absurdo, enquanto, no caso dos americanos, a política econômica e internacional seria muito mais humana. Embora não podemos negar os avanços de seus respectivos governos nesses fatores, eles parecem basicamente uma continuação dos governos passados.
O ex-presidente brasileiro erradicou consideravelmente o maior drama do país, o excesso de pobreza, mas não podemos afirmar que houve grandes mudanças do PSDB para o PT – ao menos politicamente. Já Obama ganhou o Nobel da Paz em seu primeiro ano como governante de uma das maiores potências mundial porque, bem, porque… não matou ninguém durante o exercício da função. Especialistas afirmam que é um bom requisito para ser candidato ao prêmio (a não ser que você seja Henry Kissinger). Se Bush soubesse…
Depois disso, ainda que tenha apoiado a união de pessoas do mesmo sexo publicamente, defendido o Estado palestino e seu plano de saúde mereça ser reconhecido, continuou e reforçou as tropas no Afeganistão, orquestrou o assassinato de Osama Bin Laden e se livrou do corpo, manteve a Prisão de Guantánamo, além de se entregar voluntariamente para o intervencionismo militar e prometer guerra a quem quer que seja. A Síria não faz exceção à sentença. No caso do uso de armas químicas, ocorrido naquele país, os americanos já assumiram postura pública de acusação – como de praxe – e irão responder energicamente caso achem necessário. Pela parte da Síria? Assad garante não ser responsável e já permitiu que a ONU realizasse suas investigações. Os EUA nunca foram de acatar decisões da Organização, o que nos leva a pensar que Obama não deve agir de modo muito diferente. O secretário de defesa insiste nos holofotes que uma guerra não está descartada: “Estamos prontos!”. O que nos resta é observar de longe o desfecho de tudo isso.
Pronto. Voltem a falar dos médicos.
![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


