Igrejas e teatros transformados em livrarias

5

Olá pessoal, aqui quem vos escreve é o Danton Brasil, e vou falar sobre algo que eu achei digno e bonito.

Na Holanda, (Netherlands em Holandês, ou Países Baixos) a população de Ateus está crescendo progressivamente  (isso é um fator curioso, pois foi por causa da expansão protestante que o reino se tornou independente e, como consequência da resposta do seu antigo rei Filipe II, bloqueando suas rotas de compra de açúcar, os holandeses invadiram o Brasil, tendo levantado barraca em Recife, PE) . Os Ateus, que já totalizam 44% da população total, enquanto os católicos ocupam 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4% da população, frequentam pouco as igrejas. Mais e agora? Esses edifícios vão se transformar em grandes depósitos de poeira e mofo? a Holanda disse que não. Esse país fez a solução mais criativa que eu já vi: Transformou Igrejas abandonadas em Bibliotecas, Pubs, Cafés, Estúdios de Música e Casas de Shows, não só aproveitando prédios em desuso, mais aumentando os pontos turísticos e as atrações culturais.

1

2

3

Exatamente isso o que aconteceu com essa igreja do século XII. A igreja Dominicana original foi construída em 1294, cerca de 80 anos após São Domingos ter formado a Ordem dos Pregadores. O fechamento é geralmente creditado a Napoleão Bonaparte. Seu exército fechou o edifício durante a invasão de 1794, apesar do respeito de Napoleão e seu carisma com a religião católica, forma de manter a ordem social. A igreja não caiu em ruínas, mas passou os próximos dois séculos abandonada e negligenciada e foi restaurada e adaptada para comportar a Livraria Selexyz (Selexyz Dominicanen Boekhandel) , pela empresa Merk + Giroud (http://www.merkx-girod.nl) na cidade de Maastricht, eleita pelo The Guardian a  mais bela livraria do mundo e recebeu o conceituado prêmio holandês de arquitetura em 2007.

4

5

6

7

Outro Belíssimo Exemplo fica em Buenos Aires, capital dos Hermanos Argentinos. é a Livraria El Ateneo Grand Splendid, que reside onde ficava um teatro, que dele (que já havia sido convertido em uma Estação de Rádio e num Cinema) permaneceu o esplendor, com a cúpula pintada, as varandas originais, ornamentação intacta e até cortinas de veludo. Nele, as pessoas podem se sentar em cadeiras confortáveis para ler qualquer livro sem obrigação de compra. 120 mil títulos em estoque,  3.000 pessoas por dia e  700.000 livros vendidos ao ano. El Ateneo é uma Rede de Livrarias espalhadas pela Argentina, que fez seu supra-sumo ao comprar o teatro Grand Splendid. O teatro foi construído em 1919 por Max Glucksman. Tinha quatro fileiras de palcos e uma platéia para 500 pessoas. Pelo  teatro desfilaram grandes personalidades do tango como Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Roberto Firp.  Paquita Bernardo em 1924 recebeu o prêmio em sexto lugar no concurso de tango realizado pela primeira vez no teatro. O interior da cúpula foi pintado por Nazareno Orlandi. É uma representação alegórica da Paz, pintado em 1919 como uma festa para o final da Primeira Guerra Mundial.

10

11

12

13

Informações Adicionais

Livraria El Ateneo Grand Splendid:

Endereço: Avenida Santa Fe 1860.

Telefone: (54 11) 4813.6052

Horário de atendimento: Segunda a Quinta 9:00-22:00 hrs, Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 hrs, Domingos 12:00-22:00 hrs.

Selexyz Dominicanen Boekhandel

Endereço: Dominikanerkerkstraat 1 6211 CZ Maastricht

Sitehttp://www.polare.nl/

Informações Coletadas em: http://www.buenosairesturismo.com.br/ , www.desbaratinando.com. Fotos da Selexyz por Roos Aldershoff.