Conheça 5 filmes infanto-juvenis inspirados em livros

3

Olá querido leitor! Não é de hoje que os filmes infanto-juvenis encantam telespectadores de todas as idades, mas muitos não sabem que alguns destes filmes são inspirados em livros. Confira neste post alguns destes filmes e seus livros.

“O JARDIM SECRETO”

O-Jardim-Secreto- filme e livro

“O Jardim Secreto”, ou no original, “The Secret Garden” é um filme estadunidense de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland e baseado na obra de Frances Hodgson Burnett. O livro foi publicado pela primeira vez em 1911 e é considerado a mais importante obra de Frances Hodgson Burnett, pois é o primeiro livro no qual um garoto e uma garota são os personagens principais. Além disso é um dos poucos livros que trazem personagens apáticos no começo da obra. Atualmente se cogita um remake que será produzido pelo Guillermo del Toro.

No Brasil o livro possui várias edições, uma delas pela Editora 34 que possui uma tradução primorosa pela escritora Ana Maria Machado. Recentemente saiu também pela editora Dracaena uma nova edição traduzida pela  Bianca Carvalho.

Assista ao trailer do filme que é uma excelente pedida para assistir com a família.

 

“A HISTÓRIA SEM FIM”

história sem fim - filme e livro

“A História sem Fim”,  “The NeverEnding Story” no inglês e “Die Unendliche Geschichte” no original é um filme infanto-juvenil que fez a cabeça de muita criançada que nasceu na década de 1980. O filme de 1984 é baseado na obra, homônima do escritor alemão Michael Ende que publicou seu romance fantasia, pela primeira vez em 1979. Na Brasil o livro foi publicado pela editora Martins Fontes e comparado ao filme vai bem além do que é contado na telona. Então fica a dica, leia o livro e depois reveja este clássico infantil.

 

“MARY POPPINS”

mary-poppins - filme e livro

Clássico infantil de 1964 é um filme de fantasia musical dirigido por Robert Stevenson e está atualmente na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos. O filme ainda rendeu o Oscar na categorias de melhor atriz  para Julie Andrews. Agora o que muitos não sabem é que o filme é baseado na obra da escritora Pamela Lyndon Travers, ou P.L. Travers. “Mary Poppins” é o primeiro de uma série de oito livros infanto-juvenis publicado originalmente em 1934, em Londres. O personagem principal é uma babá mágica inglesa, que aparece em uma tempestade de vento para cuidar das crianças da família Banks.

Infelizmente nenhum livro da P.L Travers foi traduzido para o Brasil, mais quem sabe com a adaptação “Saving Mr. Banks”  que vai mostrar os bastidores do clássico “Mary Poppins” com Tom Hanks e Emma Thompson que interpretará a P.L. Travers. O roteiro de  baseado em fatos reais que aconteceram durante as filmagens de Mary Poppins, em 1961. P.L. Travers, autora do livro que deu origem ao filme, tinha uma relação caótica com Walt Disney, pois não queria que ninguém mudasse sua história para o cinema.

 

“A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE”

a fábria de chocolate - filme e livro

Mais um clássico infantil que alegrou a imaginação de muitas crianças e adultos. “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, ou no original “Willy Wonka and the Chocolate Factory” é um filme musical de 1971  e dirigido por Mel Stuart. Não vou cometar a versão por Tim Burton, com Johnny Depp, pois acho uma versão muito sem graça então não conta.

Esse também é um daqueles filmes que muitos não sabem que foi baseado em livro. “Charlie and the Chocolate Factory” é um livro infantil do escritor galês Roald Dahl, escrito em 1964. O livro é conhecido por sua linguagem fácil e espontânea, bem como por suas detalhadas descrições. Há quem o descreva como um livro de ficção científica para crianças.”

 

“ONDE VIVEM OS MONSTROS”

onde vivem os monstros - filme e livro

Desta lista “Onde Vivem os Mosntros” é o filme infanto-juvenil que menos gosto, confesso que acho a adaptação de Spike Jonze bem arrastada. “Where the Wild Things Are” no original, é um filme americano de 2009 e foi baseado na obra infantil homônima do escritor e ilustrador americano Maurice Sendak. O livro foi lançado em 1963 e já vendeu 19 milhões de cópias pelo mundo.

E ai leitores? Gostou do post? Comente e também dê ideias para a nossa lista literária.