16 sites para baixar livros gratuitamente

4

e-books-gratuitos-destaqueHoje a portabilidade é uma realidade que veio para facilitar nosso dia a dia tão atribulado. Os e-books, logo, são uma solução simples e prática para os leitores que sempre carregam um livro consigo, mas sofrem com o peso de alguns dos seus romances favoritos. Quem nunca pensou duas vezes antes de colocar um volume de Guerra dos Tronos na bolsa? E foi pensando nisso que o portal Catraca Livre elaborou uma lista com 16 sites para se baixar e-books gratuitamente.

Confira as opções clicando nos links abaixo:

  1. Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
  2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
  3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
  4. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
  5. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
  6. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
  7. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
  8. Portal Domínio Público – Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar21 livros de Fernando Pessoa.
  9. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.
  10. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.
  11. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
  12. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
  13. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
  14. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
  15. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
  16. Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.
  • Augusto Tenório

    Ótima iniciativa.

  • Lucas

    Fabulosa dica! Vou abastecer meu Kobo! hehehe

  • Succ Kammiekazzie

    Muito legal. Um ótimo passatempo é baixar livros, converter para epub ou mobi, trocar as capas quando não são as minhas favoritas…
    Raramente leio no computador, mas tenho 1.478 livros já organizados e muitos outros esperando que eu tenha tempo.
    Sinceramente, só vale como distração, livro sem cheiro de livro não tem graça