CabulosoCast #52 – História da Ficção Científica no Brasil

13

vitrine-de-destaque-do-cabulosocast-52Sim, Leitores! Sejam muito bem-vindos a mais um capítulo do CabulosoCast! E neste episódio, Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10), Paulo Elache (@P_Elache), Carlos Relva (@carlosrelva) e Braulio Tavares tentam averiguar quais os primórdios da ficção científica no Brasil. Em quanto, grandes nomes da ficção científica como, H. G. Wells, Philip K. Dick, Isaac Asimov estavam definindo o gênero pelo mundo o que acontecia em terras tupiniquins? Quais são os principais nomes da FC hoje e o que poderemos esperar do seu futuro? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas ao longo deste programa.

CITADOS NA LEITURA DE E-MAIL’S

CITADOS DURANTE O PROGRAMA

RECOMENDAMOS

  • Livraria Cultura

  1. 2013 ano Um – coletânea de contos com conto do Carlos
  2. Erótica Steampunk coletânea de contos com conto do Carlos
  3. Space Opera Vol. I
  4. Space Opera Vol. II
  5. Imaginários Vol. I
  6. Para Tudo se Acabar na Quarta-feira 
  7. O poder da natureza do Braulio Tavares
  8. VaporPunk de Gerson Lodi-Ribeiro
  9. DieselPunk de Gerson Lodi-Ribeiro
  • Submarino

  1. O poder da natureza do Braulio Tavares

MÍDIAS SOCIAS

ASSINE NOSSO FEED

Assine nosso feed http://leitorcabuloso.com.br/feed/podcast/

NOSSA PÁGINA NO iTUNES

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

NOSSA PÁGINA NA KOMBO PODCASTS

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

NOSSA PÁGINA NO YOU TUNER

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

NOSSA PÁGINA NO FALACAST

http://www.falacast.com.br/eqbws9vm

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

QUER DEIXAR UM RECADO DE VOZ?

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio: 99 minutos

ATENÇÃO!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

VERSÃO EM ZIP

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

  • v.

    poxa, excelente cast esse. sempre gosto dos casts que me instigam a buscar autores que parecem ter algo a dizer e que conseguem superar qualquer possível preconceito que eu possa vir a ter (nada até agora me fez querer ler nicholas sparks, caras, sinto muito, mas isso sou eu). gosto muito do paulo elache falando sobre FC e muitas vezes sinto falta de escutar algo novo no podespecular. já conhecia alguns dos autores, mas nunca os li. estou devendo muito à FC, mas esse ano li um livro de contos do Ray Bradbury (ok, sei que esse cast é sobre autores nacionais, mas fazia tanto tempo que não lia FC que ter lido o bradbury foi uma alegria – e bradbury é muito bom, convenhamos).

    sobre meu comentário anterior em relação a educação na coreia do sul, aqui está um link que dá uma rápida analisada no que eles fazem: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-06-05/investimento-e-disciplina-fizeram-da-coreia-do-sul-uma-campea-em-educacao.html

    abraços

    Pedro Víctor Santos, 25 anos, natural de maceió, morando em recife, estudante de medicina.

    • Pedro,

      Eu passei a conhecer mais a ficção científica depois que conheci o Paulo, hoje fico boquiaberto com a qualidade e versatilidade dos contos que o “Pai da Ficção Científica no Brasil” me envia para editar no PodFictions.

      Nunca li nada do Bradbury é uma falta grave, mas pretendo um dia deixá-la de lado.

      Obrigado pelo link e pelo comentário.

      Abraços.

  • v.

    (aviso aos desavisados: a leitura da matéria sobre a coreia do sul pode fazer professores brasileiros ficaram tristes com a situação daqui e quererem se mudar para lá)

  • Eriton

    Eriton Araujo, Leitor profissional e escravo do vestibular 16 anos (fiz ontem =D )
    Goiana – PE
    Que cast foda! Eu tenho vergonha de admitir que nunca li nenhum livro de ficção cientifica brasileira depois dele. Preciso adentrar mais nesse universo principalmente no brasileiro, pois pretendo ainda escrever algo dentro do tema [“Noetic” guarde esse nome ainda vai ouvi-lo >:) ]. Aliás eu não sabia que era possivel publicar um conto online na Amazon (isso existe? kkkk). Em suma curti bastante o cast e espero ansioso por mais desse tipo aqui no leitor cabuloso. Valeu \o/

    • Eriton,

      Existe sim, no CabulosoCast 44 lembro que o Vilto comentou um pouco mais sobre este assunto. Mas contextualizando, a Amazon aceita que escritores disponibilizem seu conteúdo e cobre por ele, no caso o que eu comentei é que a Editora Draco pegou alguns contos (ou todos não sei) de suas antologias e disponibilizou a baixos preços na Amazon é muito interessante.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Sensacional o programa, pelo menos a parte editorial e histórica da Ficção Científica no Brasil, acho que merece uma parte 2 no futuro focando nas histórias em si. Curti muito as indicações de autores e gostei da ideia de publicar contos na Amazon. Certamente farei isso com alguns meus. 🙂
    Gostei muito da leitura de e-mails, acho muito legal quando quem participa da edição anterior grava os e-mails, acho que da pra se aprofundar um pouco mais no assunto, com base na opinião dos leitores/ouvintes.

    Abraço a todos e no mais eu, como o Lucien, bato palmas para os participantes.

    • Diogo,

      No caso, você está se referindo a um CabulosoCast sobre os livros comentados? E a participação da Sara sempre agrega muito ao Cast.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Finalmente voltei a ouvir mais um Caaaaabuloso Cast (já estava com saudades da sua voz). Desculpe não estar acompanhando assiduamente, mas como estou de férias, não tenho mais as viagens de ônibus, as filas do restaurante da facul ou os momentos ociosos na faculdade para ouvir podcasts. Em breve eu alcanço as edições atuais.

    Antes de comentar sobre o episódio, cara, esse sistema de ensino no Japão envolvendo a literatura é mesmo surpreendente. Isso me faz pensar em quantas maneiras podemos incentivar o gosto pela leitura nas escolas. Mas, infelizmente, aqui no Brasil estamos condicionados a muitos fatores que inviabilizam outras formas de se pensar na leitura.

    Excelente episódio (mais um) falando sobre Ficção Científica, e nunca ouvi o Lucien tão passivo num podcast quanto nesse 😛 Foi uma verdadeira aula de ficção científica com gente que entende do assunto. Nesse ano mesmo eu havia procurado a respeito dos primeiros suspiros do gênero aqui no Brasil. Foi apenas uma breve pesquisa por curiosidade, não tive muito ânimo para continuar ao ver que haviam informações bem escassas sobre. Por isso esse podcast só veio a acrescentar.

    Mas, minha parte preferida dele, ouvindo como escritor, foram algumas opiniões sobre a formação de autores de FC lá pelo fim do programa, que pode estender-se também para escritores de outros gêneros. É realmente muito importante que os escritores sejam leitores tanto da literatura mainstream quanto do gênero o qual escreve; essa união só enriquece o repertório narrativo do escritor. De minha parte, sempre enfio um livro mais refinado nas minhas literaturas do gênero fantástico ou mais para “entretenimento”. Outra coisa é a relação do papel do crítico em relação aos autores novatos. O papel da critica é realmente ajudar a formar grandes escritores e não sufocar possíveis talentos ainda não amadurecidos.

    Enfim, podcast sensacional Abraços.

    • Luiz,

      E por que eu falaria com monstros da ficção científica a minha volta? Para mim, também foi um programa muito especial e sem querer o Bráulio acabou dando dicas valiosas no final do programa, hein?

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Jonas Daggadol

    Que cast!! Muito, mas muito bom mesmo!! Continuo minha maratona regressiva, estou no #50, mas este aqui foi brincadeira. Ouvi 3x!! Pena que já faz tempo, senão eu enviaria um email sobre o cast. D+!
    Abs.

    • Jonas,

      Pode enviar e-mails sobre programas antigos, pois nós lemos do mesmo jeito.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Que episódio lindo, estou ouvindo e está delicioso! A participação do fantástico Bráulio, cujos textos nem sempre me agradam, mas que eu sempre procuro ler! Amo ficção científica e amo literatura brasileira. <3

  • Gostaria de saber onde eu posso encontrar o conto Terra Brasilis para ler. Vocês falaram no episódio em que livro foi publicado?