Extraordinário de J. P. Palacio

0

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil,escolha ser gentil”

Extraordinário capa revisao 03SR.Browne pag 55

Autora:R.J.Palacio

Edição:1

Editora: Intrínseca

ISBN:9788580573015

Ano:2013

Páginas:320

Tradutor:Rachel Agavino

Sinopse:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Olá, caros leitores, essa é minha primeira resenha aqui no Leitor Cabuloso, espero que vocês gostem, então vamos a ela.

O livro é narrado na perspectiva do August, de amigos e familiares, o que eu achei que foi um ponto positivo, já que assim temos uma

visão mais ampla da história do que se fosse apenas pelo ponto de vista do Auggie.

Já no início do livro percebemos que August sofre bastante preconceito e que seus pais tentam sempre o proteger por isso, e que seu maior desejo é ter um rosto comum para assim as pessoas prestarem menos atenção nele.

Por conta da sua deformidade facial ele nunca foi a escola, situação que vai mudar agora que ele vai para o quinto ano e seus pais resolveram que pode ser uma boa hora para ele começar a frequentá-la, mas sempre deixando claro que ele pode desistir se realmente ele não gostar.

Quando ele entra na escola o diretor faz tudo para ele se sentir incluso, mas é claro que a grande maioria dos alunos tem um grande preconceito com ele e o diretor não tem muito controle dessa situação, o que traz a tona o bullyng, o que achei que é bastante interessante porque mostra bem como as pessoas julgam as outras apenas por sua aparência sem realmente conhecê-las, por isso acho que é um livro super indicado para ser usado em sala de aula,por mostrar bem como o preconceito é prejudicial.

Vendo a história pelo lado da irmã de August percebe-se que ela ama muito o irmão e que ela também o protege bastante, porém ela tem uma certa magoa  por os pais darem muito mais atenção a ele do que a ela, o que traz outra discussão que é a dos pais com filhos que tem problemas  e outros que não  saberem dosar a atenção dada para que nenhum se sinta esquecido.

Quando vemos a perspectiva dos amigos percebe-se que se eles começaram a amizade por  obrigação ou pena logo isto vai ficado para traz à medidad que conhecem Auggie melhor e veem o quanto ele é uma garoto como outro qualquer e que sim ele podia ser muito divertido apesar de seus problemas de saúde.

Há um personagem que tem uma importância para August que é professor Browne e ele faz um preceito de regras a respeito de coisas muito importantes para a convivência dos alunos. Eu acredito que esse personagem podia ter aparecido mais por conta de seus   ensinamentos e por ser bastante interessante.

Apesar de todas as dificuldades, August não desiste da escola e acaba sim conquistando muitos amigos e provando o quanto é um garoto extraordinário.

O livro tem uma escrita simples, por isso a leitura é super rápida; ele tem uma grande lição de aceitação, de realmente entender o outro, mostra que não é só porque uma pessoa é diferente que ela é pior que as outras, por tudo isso é uma leitura super recomenda-dada. Vale muito a pena ler.

AVALIAÇÃO:

NOTA: 5 Selos Cabulosos
NOTA: 5 Selos Cabulosos

Assista ao book trailer de Extraordinário:

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida,por que todos nós vencemos o mundo”

Pág. 313

modelo-call-to-action-extraordinario

Aguardem minha próxima resenha será  sobre:

O Silêncio Das Montanhas de  Khaled Hosseini.