De volta a ditadura?

3

liberdade-destaqueO que é um livro? Já parou para pensar nisso? Para alguns um livro representa momentos de lazer, para outros momentos de aprender, para alguns iluminados ler oferece ambas oportunidades: aprendizagem e diversão. Mas estas são razões individuais, ao meu ver, em âmbito coletivo, o livro representa algo mais… e o que seria? Um livro representa liberdade.

Liberdade para quem escreve, pois encontrou um meio para expor seus pensamentos. Se escreve teorias complexas ou se narra aventuras prodigiosas pouco importa. O livro é um espaço democrático.

Liberdade para quem lê, já que a diversidade de gêneros e estilos literários mostra que existem livros para todos os gostos, crenças e cultura.

Por isso é condenável o ato de pessoas que rasgam ou queimam livros e anunciam isto em vídeos. Não importa o motivo, não importa sua religião ou seus gostos. Quem o faz queima, rasga, mutila a liberdade que o livro representa.

Essas pessoas que anunciaram em seus vídeos abertamente a aniquilação deste objeto estão incentivando outras pessoas – seus supostos seguidores – a fazerem o mesmo e dessa forma acabam criando uma corrente com o seguinte pensamento: “se não gosto, preciso destruir, pois ninguém pode ler mais isto”.

VÍDEO CRITICADO NO TEXTO

Esse pensamento distorce o conceito de liberdade, já que usam a liberdade para privar outras pessoas daquela leitura como se a elas coubesse o direito.

Atos isolados como os citados, destroem belíssimas histórias de leitura. Comecei minha vida como leitor graças aos livros do Paulo Coelho. Se houvesse me pautado pela opinião das pessoas a respeito dos livros dele, talvez hoje não fosse o leitor que sou. Graças a liberdade do Paulo Coelho em escrever e a minha liberdade de poder comprar e ler o livro é que pude me apaixonar pela leitura.

VÍDEO CRITICADO NO TEXTO

 “Só damos valor a algo quando perdemos”, diz Paulo Coelho em As Valkirias. Seus críticos costumam dizer que ele só fala o óbvio; mas imaginem… se ele só fala o óbvio e as pessoas não prestam atenção, como poderiam compreender mensagens implícitas através destas manifestações em vídeos?

O livro é a maior concretização da liberdade de pensamento. Uma sociedade que não possui maturidade para viver em liberdade, de aceitar que o outro tenha o direito de ler algo que você não gosta é uma sociedade que não merece viver livre. Liberdade não é um modismo, não é palavra para se moldada ao bel-prazer de certos indivíduos. Quem não sabe viver em liberdade clama – mesmo sem perceber – pela instauração de uma ditadura. E até parece que nunca tivemos uma.