RESENHA: Sementes no Gelo do André Vianco

4

sementes no gelo - capaSinopse:

Repentinamente diversas pessoas começam a ver crianças fantasmas… seriam espíritos desejando se comunicar? Trariam alguma mensagem divina? Mas porquê estão matando? O Detetive Tânio está diante de um dos casos mais intrigantes de sua vida. Correndo contra o tempo, ele precisa descobrir qual a origem das crianças fantasmas e o que elas querem para evitar mais mortes.

Ficou interessado? Quer comprar o livro?

Análise:

Confesso abertamente que tinha um preconceito com a literatura de terror, já que compreendo que o cinema consiga através do áudio-visual me fazer sentir medo, mas um livro me deixasse assustado? Pois é, mas os verbos das frases anteriores não estão no passado à toa, já que após ler Sementes de Gelo meus conceitos muraram bastante.

É um livro curto, com 174 páginas, mas possui uma narrativa bem estruturada com personagens carismáticos. Sei que para muitos leitores do LC a literatura nacional já provou que pode competir em pé de igualdade com a literatura que vem de fora, contudo é sempre interessante quando lemos livros em que seus autores conseguem falar do Brasil sem estereótipos, como acontece,por exemplo, no cinema e nas novelas.

E o terror? Este é um assunto a parte. Sutil no começo, mas pontual. Vianco consegue explorar o possível através do sobrenatural. Não são acontecimentos estapafúrdios com monstros deformados e verdadeiros tsunamis de sangue. O terror é descrito por meio de eventos corriqueiros com os quais os leitores estão acostumados o que proporciona um toque de realidade a toda a trama. Os personagens não são peritos e se veem envolvidos nos acontecimentos ao acaso mesmo que no decorrer dá trama alguns descubram que existem ligações entre eles e os eventos sobrenaturais.

Outro ponto é a escolha do ser temido: crianças. Símbolo de pureza e inocência o que seria mais assustador do que crianças? No entanto o grande mérito do livro não são os personagens verossímeis, não são as crianças-fantasmas é a habilidade que o autor tem de esconder determinados pontos da história fazendo o leitor ficar preso as páginas para tentar descobrir para onde aqueles acontecimentos irão nos levar.

Não vou dar spoiler, mas o final do livro é o ponto alto e talvez o que me faz desgostar de diversos filmes de terror, pois quando chegamos ao final de um filme e a última cena mostra que o tal monstro ainda está vivo confesso sentir uma grande decepção, porém em suas últimas páginas do Vianco nos deixa uma pergunta: “e agora?”, mas o questionamento nos conduz a outra: “este acontecimento é bom ou ruim?” E por esta dúvida virei a última folha com a sensação de que tinha acabado de ler um livro espetacular.

Avaliação:

5 selinhos

André Vianco conseguiu me surpreender e me fazer respeitar um gênero com o qual eu possuía vários preconceitos. Seu livro faz do leitor um prisioneiro em suas páginas, só sendo possível largar ao término da leitura. A revisão é impecável, logo não encontrei erros de digitação ou diagramação.

Indico Sementes do Gelo para pessoas que gostam de literatura de terror, mas se você gosta de séries como Arquivos X, Fringe, Sobrenatural… destre outros aposto que a leitura vai lhe agradar.

Aproveite e ouça o CabulosoCast #44 – André Vianco – Entrevista com o Mestre do Terro Nacional

Ficou interessado? Quer comprar o livro?

  • Rita souza

    André vianco é um dos autores q eu quero muito ler e venho adiando já faz tempo,como vc já vi muita gente falando sobre as características de mistério e as surpresas do livro! quem sabe eu ñ comece por esse.

  • Eduarda Costa

    Esse livro é muito bom,como qualquer um do André Vianco com certeza vale muito a pena ler!

  • gabriiela

    André Vianco é um dos melhores autores nacionais de todos os tempos, na minha opinião. E esse livro, é simplesmente incrível!

    • Gabriela,

      Como minha primeira leitura do Vianco concordo absolutamente com você.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.