RESENHA: O Legado entre Anjos & Vampiros – Os Sagrados Apócrifos Vol. I, se preparem para uma batalha apocalíptica.

1
arte-final-capa-ver2
Capa: O LEGADO ENTRE ANJOS E VAMPIROS, VOL I

Autor: Jorge Luiz Nogueira
Editora: Editora Literata
Origem: Brasileira
Edição: 1ª
Ano: 2011
Páginas: 256
Skoob

A origem de um livro apócrifo, o livro de Enoque, escrito por um dos descendentes de Caim poderá mudar a história… É o começo de uma sangrenta guerra entre anjos e vampiros. O legado de Enoque reescreve uma gênese que em outrora foi oculta pelo nascimento do cristianismo, cuja busca lendária pelo livro sagrado derramou muito sangue em guerras contra os próprios herdeiros dos patriarcas bíblicos. A profecia Kairós deturpa as leis do santo oficio atraí conspirados a favor de Lutero nas reformas e protestações religiosas. A igreja ouve suas estruturas ranger diante das novas ameaças. O dia de graças aos filhos de Deus. O Kairós. Todos ouvem falar. Todo maldito que se julga herdeiro de Enoque estará automaticamente inscrito no livro da morte. Quem conhece a profecia teme pelo dia em que os filhos dos anjos expulsos dos reinos dos céus tentariam tomar a Terra do domínio dos homens. A igreja tenta se proteger contra essa heresia destinando os apócrifos às chamas. O legado é a chave que Yamc precisa para encontrar respostas. Que relações ele teria com essas guerras? Como os apócrifos de Enoque podem fazer parte de seu passado, presente e futuro? Que relações há entre os sete selos do apocalipse de João com a herança de Enoque? Como os herdeiros podem subjugar a bíblia? Como os magos, antigos sacerdotes Egípcios puderam se infiltrar nessa guerra? Pegue seu cavalo mais veloz, vista sua armadura, empunhe sua arma mais poderosa. Alista-se na guerra. Venha conhecer o novo mundo. E decida: De que lado você vai estar?

Book Trailer

 

Onde comprar? 

Entrando em contato com o Facebook do autor e também pelo site da Editora Literata

Resenha:

Olá Leitor Cabuloso! Com uma capa deslumbrante, onde mostra um anjo com asas de sangue “O Legado entre Anjos & Vampiros – Os Sagrados Apócrifos Vol. I” do escritor Jorge Luiz Nogueira, já impressiona de cara e provavelmente não decepcionará o leitor que está a procura de uma boa leitura.

No enrendo o autor mistura vampiros, anjos, magos e até conspirações do clero com toque de Dan Brown, atrás de um livro, o livro de Enoque, que contem profecias que decidirá o destino da humanidade e também dos seres da noite e dos filhos do Eden que foram expulsos do reino dos céus e querem tomar o mundo dos humanos para si.

A igreja nada satisfeita com isso, teme perder seu poder e deseja destruir o livro dos sagrados apócrifos, o livro de Enoque que foi escrito pelos filhos de Caim e colocam os anjos, os egípcios representando seres com magia, e a humanidade numa guerra apocalíptica.

Lameque, o anjo caído sedento por sangue toma as rédias do grupo dos nefilins e fará de tudo para conseguir seus objetivos. E quando digo tudo, é tudo. De mortes a sangue frio, a cabeças decepadas e corações arrancados ainda pulsando. É um vilão de mão cheia que cativará muitos leitores como me cativou. Sim leitor, sou fã número um do Lameque, pois fazia muito tempo que não via um vilão tão maquiavelicamente legal.

No grupo dos vampiros temos Yamc, o herói da saga, que ainda criança na chamada noite maldita, teve que enfrentar a fúria de Lameque, mas como poucos, conseguiu sair vivo, diferente da sua mãe que foi morta pelas mãos do vil anjo com asas negras.

Ainda nos filhos de Caim temos Leonard, o tutor e pai adotivo de Yamc que neste primeiro livro se sobressai mais que o próprio personagem principal. É uma figura misteriosa e forte que esconde muitos segredos do próprio Yamc que tem seu destino entrelaçado aos legados de Enoque.

É claro que existem outros personagens, tanto no grupo dos egípcios como no dos clérigos,  no entanto, não chamaram tanto assim minha atenção para ser colocado neste resenha, mas claro são personagens bem elaborados e importantes para a trama.

Chegando agora na narrativa do Jorge Luiz, ela tem seus altos e baixos. Ela é uma narrativa rica, já que o autor usa embasamento histórico e demonstra um profundo conhecimento do livro sagrado dos católicos e isso é bem percebido durante todo o enredo, pois o autor brinca com maestria deturpando a história da humanidade.

Entretanto Jorge Luiz Nogueira peca no excesso de informações e na repetição da mesma. Como assim Serena? Calma, sem pânico, eu explico. Ao decorrer da narrativa em vários momentos é recontada a tal da profecia de Enoque. Ela é contada e explicada tantas vezes que torna a leitura em alguns momentos cansativa, repetitiva e confusa, já que leitor desde as primeiras páginas é apresentado aos legados. Mais parece que isso não é satisfatório para o autor que necessita recontar colocando poucas informações novas a partir da cada facção, ou seja, você vai ver a mesma história sendo discutida entre os vampiros, os clérigos e os anjos exaustivamente.  Realmente em alguns momentos isso irritou e muito.

Outro ponto que não pode passar batido é que “O Legado entre Anjos & Vampiros – Os Sagrados Apócrifos Vol. I” parece mais uma primeira parte do que realmente o primeiro volume. O autor abre tantos arcos que termina não fechando quase nenhum. São  tantas perguntas sem respostas e que deveriam ter sido respondidas nesse primeiro volume, que nem as perguntas colocadas na sinopse foram respondidas. Além de personagens que apareceram no início do livro que depois não deram mais as caras. Um bom exemplo são as oráculos gêmeas, elas aparecem nas primeiras páginas e depois não são mais citadas. Eu sei que o autor não esqueceu as personagens, mas dá a impressão de esquecimento, já que elas vão ter uma ligação com o Yamc e tiveram um destaque no início do livro. Não se pode deixar o leitor no vácuo.

Mas tudo bem, é o primeiro livro do Jorge e deve-se também levar em conta que a editora deve ter estipulado um limite de páginas e ele deve ter amputado algumas para caber no padrão da editora e deixado detalhes que deveriam estar neste primeiro volume para o próximo livro. Até se não for isso, não é tão grave assim, este é o ponta pé inicial do autor como escritor, logo é normal alguns detalhes da construção do texto passarem despercebidos. Eles até podem passar despercebidos por um leitor que está apenas lendo o livro sem compromisso, diferente de um blogueiro que além de estar lendo, também está analisando.

Apesar dos altos e baixos é um livro que recomendo para os leitores de fantasia que adoram anjos e vampiros numa mesma história. Os diálogos também são fortes e prenderá sua atenção até o fim. Leitura  mais que recomenda.

Agora é só você comentar nesta resenha e ir comprar seu exemplar. Não esqueça que depois de ler o livro do Jorge, quero saber sua opinião.

Boa Leitura!

Nota:

Avaliação
Avaliação

“O legado entre Anjos & Vampiros II, ou seria parte dois?! – No pecado e na Fé”, deve sair no segundo semestre e já tem capa revelada e promete elucidar muitas questões importantes e dar continuidade a saga de Yamc.

Capa: O LEGADO ENTRE ANJOS E VAMPIROS  VOL II
Capa: O LEGADO ENTRE ANJOS E VAMPIROS VOL II

Edição: 1
Editora: Literata
ISBN: em_breve_posto
Ano: 2013
Páginas: 430

Sinopse:

Além de caminhar entre o profano e o sagrado. No pecado e na fé, Yamc vê diante de seus olhos o passado renascer resgatando promessas que deixou enterrada em algum lugar dentro de si. Os acontecimentos convergem para um reencontro, que Lameque jurou na noite da morte. Remanescentes Yamãnus liderados por Sophie marcham para o condado de Devon,inspirados nas revelações do Oráculo há Dezesseis anos – preservados por Calistor e Murad – Incumbidos à realização da profecia. Mas, descobrirão que Darius é somente uma peça nesse tabuleiro místico. Não obstante Doniel – Regente do principado dos vampiros em Londres – Alcança a cidade para anunciar os piores dias que cada herdeiro de Enoque viverá.

 

 

 

 

 

  • Jorge Luiz Nogueira

    Oi Serena!!! Saudações leitores cabulosos!

    Quero agradecer pela resenha, e concordo com todos os aspectos aqui citados!

    Como autor minha opinião sobre as resenhas que os blogueiros fazem serão sempre irrelevantes, mas acho interessante… como posso dizer… Esclarecer alguns aspectos.

    O livro é complexo. E dificílimo de escrever. Afinal, eu reconto a história da religião e por que não a história da humanidade. rs Foi uma saga que levei 6 anos de pesquisa e estruturação e ainda sim tenho muitos pontos para fechar com o andar da saga composta em 5 volumes.

    Logo quando escrevi o primeiro livro, acreditem tinha dado 800 páginas de world. :O sim 800 páginas em tamanho A4.

    #OMG e para que a Editora Literata aceitasse a publicação eles me estipularam um valor limite primeiro porque a editoração seria complicada e o preço seria exorbitante. Sem contar com muitas mudanças que aconteceram em algum lugar da minha cabeça enquanto escrevia.

    O fato é que precisei ser bem seletivo no conteúdo do primeiro livro, e como escritor da saga posso garantir que mais da metade dessas pontas deixadas no primeiro livro serão esclarecidas no segundo.

    Achei interessante a Serena ter citado sobre as gêmeas. Elas são essenciais para a trama e já no segundo volume elas já retornam adultas e evoluídas em suas habilidades. rs

    Sobre a confusão e a repetição ela foi simplesmente inevitável. Uma vez que ao ler o segundo volume vocês lembrarão que essa confusão nem era tão complicada assim. rsrs Veja bem, a repetição também fez se presente pq cada grupo discutia seu ponto de vista sobre o assunto, mas era importante para que o leitor pudesse conhecer como cada grupo lidaria com este assunto.

    Fiz esse comentário só para deixar claro que havia uma razão para tudo, e que sei exatamente o que estou fazendo. Gostei bastante dessa resenha, achei bastante coerente eu como leitor dessa obra teria a mesma opinião.

    Ainda sim deixo aqui o desafio de vocês entrarem nesse universo complexo, porque uma vez que se entra não dá mais pra sair.

    Um grande abraço Serena e obrigado por confiar na imaginação desse humilde escritor nacional.

    att