DICAS DE PORTUGUÊS: Para que serve a gramática?

4

beautiful nib - isolatedOlá pessoal,

Tudo belezinha com vocês? Eu sou o Professor Marco Aurélio e a convite do Lucien o Bibliotecário e de toda a equipe do Leitor Cabuloso vou escrever quinzenalmente uma coluna sobre dicas de português.

E para iniciar nada melhor do que começar com uma provocação.

Já que escreverei uma coluna com dicas de português, dicas de gramática. Não custa perguntar: afinal para que serve a gramática? Qual a sua real utilidade?

Discordo e discordarei sempre da cultura brasileira de obrigar nossos alunos a decorar os conteúdos da norma culta para realizar uma prova. Fora que esta prática coloca os professores de língua portuguesa como deuses do Olimpo, pois são capazes de deter todo conhecimento gramatical enquanto aos alunos, meros mortais, só é possível contemplar a distância.

Mas a função da gramática é a mesma do dicionário. Alguém aqui já pensou em memorizar o dicionário? Decorar todas as suas palavras e diversos significados? Se a resposta é não, logo, pensamento semelhante é aplicado a gramática. É óbvio que a consulta constante pode levar o leitor a memorizar regras, mas veja, isto é uma consequência, não obrigação.

Esqueceu qual o porquê é junto ou separado? Não lembra quando o verbo ter recebe acento? Sem vergonha nenhuma, abra a gramática, a partir do índice, procure a página onde está a informação de que precisa e aplique a norma culta (adequada ao gênero que você escrever, claro!).

Logo, se o leitor desta coluna sonha em se profissionalizar, deve transformar isto num hábito. Da mesma forma, que existe um dicionário em sua casa, possua uma gramática. É o livro das normas da nossa belíssima língua portuguesa.

Mas, se sua dúvida é quanto a consulta no índice, pois não sabe em qual capítulo reside a informação que procura saiba que este é o tema da próxima coluna.

Mande suas dúvidas para [email protected] seus questionamentos tornar-se-ão conteúdos para esta coluna.

Um grande abraço.