LIVROS: “Workshop: O Medo Na Literatura”, junte um punhado de coragem e compareça

0

Saudações, caros leitores! O terror, mesmo não sendo o gênero literário mais popular, possui uma legião de fãs. Se você está nesse grupo, saiba que em São Paulo acontecerá um evento do qual indubitavelmente você vai querer participar!

Workshop: O Medo Na Literatura

Informações:

“A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo. E o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.” – H. P. Lovecraft

Entre os sentimentos que caminham junto ao homem, o medo é uma das emoções mais constantes e intensas. O medo é um dos mecanismos do instinto de sobrevivência, intensificado pela consciência de nossa finitude. O mistério da morte é a mola mestra de diversas narrativas.

Na cultura ocidental, a literatura capaz de despertar o medo no leitor possui uma longa tradição. E ao lado do amor, é um dos elementos constitutivo da estrutura narrativa.

A proposta do workshop “O Medo na Literatura” é conceituar, explorar e refletir sobre o medo em suas diferentes formas na elaboração de textos literários.

As atividades propostas irão ampliar e discutir a criação literária além de oferecer aos participantes uma breve noção de escrita. Iremos ver como o medo é apresentado na literatura estrangeira e nacional. Quais são os principais autores brasileiros e estrangeiros do gênero.

Faremos uma comparação de estilos entre H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe.

Tudo acompanhado por atividades interativas.

Palestrantes:

J. Modesto – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, estreou na Literatura com a obra “Trevas”. Participou com outros seis autores de renome nacional, da antologia “Amor Vampiro”, ganhadora do prêmio Codex de Ouro de melhor antologia. Sua segunda obra, intitulada “Anhangá – A Fúria do Demônio”, foi destaque da Bienal do Livro de São Paulo de 2008. Participou das antologias ”Anjos Rebeldes” e “Livro do Medo”. Sua mais recente obra é “Vampiro de Schopenhauer”.

Oscar Nestarez – É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em História da Arte pela FAAP. Autor do livro “Poe e Lovecraft: Um Ensaio sobre o Medo na Literatura”, que traça uma análise entre as vidas e algumas das obras dos dois maiores autores do gênero.

Observações:

  • As inscrições devem ser feitas na Biblioteca ou pelo telefone.
  • As inscrições são gratuitas.

Grupo no Facebook

Fonte: Facebook – Literatura Fantástica.