LIVROS: “Ela Escreve, Ele Escreve”, dois universos literários muito semelhantes em um evento

2

Saudações, caros leitores! Mais um evento para o mês de março, podem anotar em suas agendas e comentar com amigos, okay? Informações abaixo:

Evento
Evento
Christine M. ~ Paulo F.

Sobre os escritores:

Professora, “escrevedora”, pensante.

“Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras fatigadas de informar.
Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo- água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões
Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior que o mundo
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos como as boas moscas
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios…”

Manuel de Barros

Paulo F.nasceu em São Paulo em 1980, é escritor, dramaturgo e diretor de teatro, além de enveredar pelos roteiros de quadrinhos e audiovisual de vez em quando.

Paulo F. começou a escrever aos 13 anos, adaptando seus programas de TV preferidos para o formato de livros, contos e narrações.

Aos 15 anos, escreve sua primeira peça, uma adaptação para teatro de Faroeste Caboclo, música homônima da Legião Urbana, que não chegou a ser montada profissionalmente, apenas por sua turma de teatro do colégio.

Aos 17 anos escreveu seus 2 primeiros romances. A ficção científica U.F.O. e o suspense sobrenatural E Se Fosse Com Você. O segundo também ganhou uma adaptação para o teatro.

Após se formar em Desenho de Comunicação,em 1999 e estagiar como Designer Gráfico e Web Designer, conseguiu seu primeiro emprego em uma das maiores Agências Web do Brasil, onde trabalhou por 2 anos como Designer e Web Writer.

Em 2001 entrou para o curso de Produção Editorial na Universidade Anhembi Morumbi. Em 2002 formou-seCriação de Roteiros para Teatro Cinema e TV. No mesmo ano desenvolveu e escreveu o piloto da adaptação do livro Clube dos Corações Solitários, de André Takeda, para a TV Globo, sob direção de Lui Farias.

Em 2003 começou a trabalhar na Editora Melhoramentos, onde lidava com o recebimento e análise de originais e contato com agentes e editoras estrangeiras.

Lançou em 2004 criou, em parceria com Randall Neto o Projeto Editorial MURO, que visava a publicação independente de novos autores. Em 2005 lançou o livro de contos Sobre o Infinitivo.

Em 2005 escreveu e dirigiu o documentário em curta metragem Escritos à Margem, sobre o movimento de literatura independente dos anos 60/70.

Em 2007, aos 27 anos, trabalhou como assistente de produção da IV Mostra de Cemitério de Automóveis, um dos maiores e mais antigos grupos de teatro do Brasil.

No mesmo ano escreveu e dirigiu o espetáculo Algo no Jeito como Ela se Move, adaptado de seu romance de mesmo nome. A peça recebeu incentivo da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo e ficou em cartaz nos teatros e CEUS da cidade.

Foi nesse ano que também lançou a Revista MURO, uma revista virtual literária cujas poucas edições ainda se encontram no ar, no endereço: http://www.revistamuro.kit.net/

À partir de 2008, em parceria com a APETESP e com o Teatro Ruth Escobar, encenou uma série de espetáculos:

São de Cera as Luzes da Cidade, em 2008;
Mulheres, Bobeiras e um Ataque de Risos, em 2008/2009;
O Livro dos Sonhos, em 2009/2010;
Sedutor por Acaso, em 2009/2010.

Paralelamente continuou trabalhando em seus romances, contos e roteiros. E principalmente como tradutor de diversos romances e livros infantis para editoras como Melhoramentos, Panda Books, Novo Século, Galera Record, entre outras.

Em 2011, Paulo F. foi escolhido como um dos 150 brasileiros únicos para participar do documentário em comemoração aos 150 anos de campari.

No mesmo ano foi idealizador e criador do site Nerdvision, um dos mais influentes sites de cultura pop e nerd do Brasil. Também trabalhou no projeto como Editor, Diretor e Roteirista dos vídeos e programas do site.

Seu romance de estreia 10 Canções de Amor foi lançado em novembro, pela Editora Underworld.

Em 2012, seu texto Sedutor por Acaso ganha nova montagem, dirigida pelo ator e diretor Jairo Mattos.

Paulo F. também foi convidado para participar de um episódio da série CAOS, do History Channel.

Paulo F. já trabalha em seus primeiros projetos de literatura fantástica e ficção científica e em seu primeiro roteiro para cinema, todos com previsão para lançamentos a partir de 2013.

Livros:

  • Christine M.
Capa
Capa

Sinopse: “Essa é a nossa vida. […] Toda transformação que um ser humano pode sofrer porque disse sim, toda a magia que só existiu porque, em um dia qualquer, nossos olhos se cruzaram.”

Elisa é uma garota determinada com todo o futuro pela frente. Está partindo para a gélida e cinzenta Londres com todas as expectativas lotando sua bagagem. Nesse cenário, conhece Paul, um jovem de espírito livre e com uma promissora carreira de ator. Tudo poderia ser apenas um romance casual. Entretanto, Paul e Elisa são dois seres nos quais os rótulos não se encaixam. Graças à entrega incondicional e dedicação, puderam vivenciar tudo o que amor pode ser. Ela encontrou em seus olhos azuis a força para ultrapassar todas as barreiras que sequer imaginaria ter de enfrentar. Ele descobriu que as várias nuances dos olhos dela o levariam a uma trajetória oposta àquela que sempre planejou.

Com eles, podemos viajar desde a tradicional e britânica York, às belas praias de Angra dos Reis, até as charmosas paisagens de Santa Mônica, na Califórnia, em uma trama intensa vivida e mostrada através dos olhos dos amantes.

Contudo, o amor entre os dois jovens vai além do pitoresco. Ultrapassa o cotidiano e invade as questões existenciais humanas, se transformando em um convite à reflexão sobre o autoconhecimento e a incapacidade de prever do que somos capazes.

Um romance repleto de reviravoltas, emoção e dinamismo, capaz de prender o leitor até o último capítulo. Muito mais do que uma história de amor furtiva ou pueril, “Sob a luz dos seus olhos” relata de maneira envolvente como esse sentimento pode mudar vidas e construir pontes que nem mesmo o tempo e o espaço podem destruir.

O que você faria por amor? Eles fizeram tudo!

Skoob
Onde comprar? Aqui!

Capa
Capa

Sinopse: As primeiras publicações de Christine M. foram feitas pela internet e, após quase dez anos de escrita, seus melhores textos foram selecionados e transformados em livro. “Meus Melhores Rascunhos” traz uma coleção de crônicas, contos, versos e aforismos retirados de seu antigo blog e também inéditos. A maior característica da obra é o tom intimista, quase pessoal, pois, nesse caso, poderemos apreciar as linhas despretensiosas da autora que sempre viu na escrita, antes de qualquer coisa, um modo de florescer e de se conhecer melhor. Espere textos com romance, sensibilidade e transparência. Um apanhado de pensamentos e sensações da jovem autora que se transformou em um livro encantador.

Skoob
Onde comprar? Aqui!

Capa
Capa

Sinopse: Meu nome é Alice e, acredite, eu não estou no país das maravilhas.

E se tudo o que você conhece não fosse real? E se as desordens climáticas, desastres naturais e catástrofes ecológicas fossem estrategicamente planejados? E se fosse seu destino mudar tudo isso?

Criada num ambiente ambíguo e com frágil estabilidade, Alice sempre soube que havia peças que não se encaixavam no delicado quebra-cabeça de sua vida. Até que ela decide preencher as lacunas de seu presente utilizando pistas de seu passado.  Para acompanhá-la nessa jornada estão: Ian Orlov, um misterioso russo que abriga suas mais ternas e agora perigosas lembranças, e o capitão Natan, um jovem que promete remexer suas concepções já estabelecidas. Conforme avançam em suas descobertas, todos terão que decidir entre suas escolhas pessoais e tomar parte na maior revolução da humanidade. Esta é a história de uma garota que buscou respostas onde ninguém poderia imaginar, mesmo que isso significasse perder-se dentro de si própria. Entretanto, quando mergulhamos tão fundo, há volta?

Emocione-se com a saga de uma heroína que não tem medo de errar, agir segundo seu coração e questionar o inquestionável enquanto procura seu lugar no mundo em meio à guerra, fuga e desolação.  Siga os passos de Alice ao redor do globo desvendando sua trama e testemunhando suas escolhas. Junte-se ao coronel Jeremy, à doce amiga Kathy, seu irmão Henry e a outros personagens cativantes.

E prepare-se, pois o que ela desvendar poderá mudar seu mundo, mas apenas se você tiver coragem para descobrir o que não diz a lenda.

Skoob
Onde comprar? Aqui!

  • Paulo F.
Capa
Capa

Sinopse: O livro é um romance de literatura pop que narra a história de Alexandre, que tenta relembrar seus erros e acertos em 5 relacionamentos diferentes (cada um em uma fase da sua vida) e usá-los para salvar seu relacionamento atual. E para isso ele usa como base 10 Cancões de Amor, canções que o fazem lembrar de um passado de cada relacionamento: a primeira vista, o momento de ficar juntos, conhecer a família, ciúmes e muitos outros momentos que todos já viveram.

Skoob
Onde comprar? Aqui!

Capa
Capa

Sinopse: “Algo no jeito como ela se move” é de escrita ágil e direta. Romance urbano, o bar é o espaço possível, circular, claustrofóbico: “a primeira coisa que Ed e Ric veem quando entram no Rock Club naquela noite é apenas uma massa escura e difusa de fumaça “. Rock Club é a aurora do primeiro tombo, do tempo que desce sem freio. As pessoas são imaturas, girinos que nascem no meio-fio da cidade. O horizonte é maior, mas ninguém o vê. Eis a tensão da literatura de Paulo F. “Um dia ainda encontro uma garota com um All Star que combine com o meu.”

Skoob
Onde comprar? Aqui!

Capa
Capa

Sinopse: Em Sobre o Infinitivo, Paulo F. embola sentimentos, desmanchando o equilíbrio de seus personagens. O dia-a-dia aparece acelerado em palavras ágeis, pulsos rítmicos de aproximações amorosas não previsíveis. Egoísmos-protetores, depreciações-defesa, desejos-repulsa e angústias-redentoras promovem encontros intensos e ciclos – nem sempre fechados – que encerram parágrafos onde vírgulas caem como chuva.

Onde comprar? Aqui!

Redes sociais:

  • Christine M.

Facebook.
Twitter.
Youtube.
Site.

  • Paulo F.

Facebook.
Twitter.
Blog.

Página do evento no Facebook: clique aqui.