Muito se especulou sobre a saída de Bento XVI. Deixando profecias de lado, desde que assumiu o cargo, o antigo Papa tomou várias decisões que contrariaram a maioria dos católicos o que, acredito eu, tenha deixado o clero receoso e feito muitos católicos se afastarem.
A questão é que com a eleição do Papa Francisco a igreja esperava uma visão renovada, menos tradicional e mais moderna, porém o Papa vem surpreendendo a cada dia. Sua mais nova declaração é a favor dos fãs de literatura fantástica. O antigo cardeal Bergoglio, já leu Borges, Dostoevskji e, acreditem, Tolkien. E recomenda a leitura, tendo utilizado partes do livro em sermões.
Segundo o próprio Papa Francisco:
O homem no caminho – explica – tem dentro de si a dimensão da esperança: aprofunda-se na esperança. Em toda a mitologia e nessa história ressoa o eco do fato de que o homem é um ser ainda cansado, mas é chamado ao caminho, e se não entrar nesta dimensão desaparece como pessoa e se corrompe.
Tolkien era um católico fervoroso, sua mãe se converteu ao catolicismo ainda quando ele era uma criança. E não podemos esquecer que Tolkien converteu o amigo L. S. Lewis que era protestante para a sua religião.
Certa vez questionado por seus leitores sobre a influência da religião na Terra Média, falou:
O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


