TEM QUE LER: “O Que Pensa o Homem” do Gabriel Gaspar

14

Saudações, caros leitores! O Leitor Cabuloso está recebendo mais um escritor parceiro! Toda a equipe do blog fica feliz com isso, pois demonstra que o nosso humilde trabalho tem credibilidade com autores, algo sensacional. O nosso objetivo é somar forças, auxiliar sempre que for possível. Enfim, deem as boas vindas para Gabriel Gaspar!

Gabriel Gaspar
Gabriel Gaspar
Capa
Capa

Edição: 1ª
Editora: Editora Multifoco
Ano: 2012
Páginas: 236
Skoob
Sinopse: A obra “O que pensa o homem” trata da história de George Perone. Sua vida encontra-se em meio a uma densa nuvem de comodismo e depressão. Após perder um bom emprego e passar bastante tempo recuperando-se de um terrível acidente do qual herdou um problema permanente na perna, passou a trabalhar como contador de um pequeno comércio. Dono de um enorme poder oculto, uma personalidade forte e de uma inteligência aguda – e por vezes até venenosa – não passou por despercebido pelas pessoas com quem é obrigado a conviver e que ouvem suas opiniões, muitas delas ácidas, sobre o comportamento do homem, tanto de forma individual, quanto em sociedade.

Mas a sua vida está prestes a mudar, quando surgem o Dr. Gabriel Assunção e o Dr. Vincent Carpi que pretendem examiná-lo para fazer parte de um experimento. O que George não sabe é que Gabriel e Vincent não estão sozinhos e possuem diversos interesses com essa experiência, alguns deles ocultos até para si mesmos. Aos poucos, após algumas entrevistas e análises descobre-se que o poder de George é transformar em realidade tudo o que ele acreditava que era realidade. Era bem simples. Tudo o que George acreditava que ia acontecer, acontecia. Não o que ele queria que acontecesse, mas o que ele acreditava. A partir daí, surgem vários desdobramentos desde pessoas querendo usar esse poder em benefício próprio, quanto pessoas querendo utilizá-lo para ajudar George. Além disso, surge o impasse de se dizer ou não sobre esse dom para George, pois, se contado de forma inadequada, George poderia não acreditar que tinha esse poder, perdendo-o imediatamente. Na metade final do livro, por meio de flashbacks, é possível conhecer mais da história de George e como esse poder foi utilizado inconscientemente em diversos momentos críticos de sua vida e permite ao leitor aprofundar-se ainda mais no protagonista.

A obra deixa em aberto a possibilidade do leitor confiar em sua mente e acreditar em seus sonhos para torna-los reais.

Entretanto, talvez o personagem de maior destaque na trama seja o próprio narrador. Um narrador onisciente e onipresente, teria como ser um narrador em terceira pessoa perfeito, sendo ele uma espécie de subconsciência coletiva do homem. Estando ele nos acompanhando desde os primórdios, desta vez – talvez pela primeira vez na história com um narrador em terceira pessoa – ele não se furta de dar sua opinião sobre os fatos que ocorrem na vida de George e sua relação com o passado e com a forma de agir do homem. Trata-se de um narrador por vezes arrogante e presunçoso, muitas vezes encarnando a própria figura de Deus, mas ao mesmo tempo carismático, uma vez que nos conhece há tanto tempo e foi criado por todos nós – embora seja incapaz de notar o quanto isso nos torna intimamente ligados e dependentes um do outro. E é esse narrador que acompanha toda a jornada do nosso protagonista, inclusive no momento em que George passa por uma situação extrema e se vê obrigado a relembrar toda a sua vida até o seu surpreendente final.
Onde comprar? Editora Multifoco, Livraria Cultura.

Sobre o autor:

Gabriel Gaspar é oficial do Exército e escritor. Nascido no Rio de Janeiro em 1985, é considerado por um pequeno número de pessoas, incluindo a sua própria mãe, como o maior escritor de sua geração.

Escreve pois é o que sabe fazer de melhor. Se soubesse construir foguetes o faria com o maior prazer.

O que pensa o homem é até o momento sua maior e única obra. Para concluí-la, precisou de quase 110 litros de café, exatamente 2 computadores e mais de 800 horas escrevendo. Lamenta profundamente que para lê-lo você precise apenas de 1 litro de café e óculos de leitura (se você tiver vista cansada).

Espera que um dia seu livro seja consagrado (estragado) ao transformar-se em um filme épico (ruim).

Facebook – Fan Page doLivro
Hotsite

  • Caramba, muito boa a ideia, fiquei muito curioso sobre o livro! Parabéns para o Gabriel Gaspar e boa sorte nesta jornada!

    • Rainier, também achei a ideia do romance muito boa. Em breve terá resenha e poderei falar mais.

  • A história parece ser bem louca, LITERALMENTE!!!
    E parabéns ao blog pela nova parceria.
    Desejo sucesso a vocês e ao autor.

    • Daniel, a história parece com um toque de surrealismo e eu amo isto! Sempre que firmamos uma parceria, ficamos felizes demais! Sucesso para você também, Daniel!

  • Magnifica Leitora

    Parabéns pela parceria!! Espero que esse livro alcance muitos lares e seja adotado por muitas pessoas inteligentes, questionadoras e de mente aberta.

    Já tive o prazer do ler O Que Pensa o Homem, e recomendo fortemente a todos os meus queridos amigos leitores. O livro é sensacional!! Único em sua narrativa especial e seu desfecho chocante!

    Gabriel Gaspar está de parabéns e, com certeza, será um ótimo parceiro para o Leitor Cabuloso!!!

    • Obrigado, Magnifica Leitora (estranho chamar alguém assim)! Sempre firmamos parcerias buscando estabelecer uma relação de amizade com os escritores. Procuramos apoiá-los sempre que possível, tal como o conceito de parceria implica.
      Em breve lerei e resenharei, estou bastante curioso.

  • Eriton

    Eu não tinha visto essa parceria do site até ouvir o Drops 19# e fiquei extremamente curioso para ler este livro, que parece misturar filosofia com fantasia ^^

    • Eriton, aguarde, pois em breve o romance terá uma resenha no blog!

  • Rita souza

    Ja tinha visto esse livro em algum lugar,so ñ me lembro aonde!! PARABENS PELA PARCERIA…

    • Foi aqui mesmo, o Lucien fez um post algumas semanas atrás xD Obrigado, Rita. Resenha em breve…

  • Agradeço o apoio do Leitor Cabuloso nessa empreitada.
    Aos que estiverem interessados em saber mais sobre a obra, dê uma olhada na hotpage:

    http://www.oquepensaohomem.com/

    Lá você pode ler o primeiro capítulo do livro e ficar por dentro das novidades!

    • Por nada, Gabriel. É um prazer para a equipe do blog estar lhe acompanhando nessa estrada.

  • Márcia

    Eu já li “O que pensa o homem”, vorazmente, e agora o releio com calma. Uma surpresa, um choque bom, pra balançar o que pensamos sobre nós mesmos. Argumento original, trabalho cuidadoso de narração. Parabéns ao Gabriel e ao Leitor Cabuloso pela indicação. No aguardo das próximas obras!

    • Márcia, lhe adianto que estou com altas expectativas para essa leitura, mas, pelo que já sondei, não vou me decepcionar. Obrigado por comentar. Sim, que venham mais obras!