RESENHA: “As Crônicas de Kira”, a história de uma bela que é mais perigosa que todas as feras

3
Capa
Capa

Autora: Georgette Silen
Editora: Giz Editorial
Origem: Brasileira
Ano: 2011
Edição: 1ª
Número de páginas: 152
Skoob
Sinopse: Uma princesa guerreira. Uma profecia antiga. Uma missão sagrada. Kira, a Princesa de Hisipan, terra de fabulosas mulheres guerreiras, parte em uma jornada heroica por reinos distantes, à procura de um artefato mágico. Uma narrativa épica, repleta de reviravoltas e personagens complexos, guerreiros, batalhas espetaculares em terra e mar, criaturas fantásticas, monstros saídos de histórias de terror, belas mulheres e feiticeiros sinistros, que irá hipnotizá-lo do início ao fim. As Crônicas de Kira é leitura obrigatória para os apreciadores do gênero Espada & Magia, que tornaram famosos personagens como Conan, o Bárbaro, e Elric, o cavaleiro albino.
Onde comprar? Informações aqui.

Análise:

“Até que os Deuses revelem Sua vontade, seu caminho a levará a conhecer o melhor e o pior…”

Pág. 40.

Saudações, caros leitores! A Georgette Silen, por causa de alguns contos seus que já li e “Fábulas ao Anoitecer” – para ler a resenha: clique aqui –, já estava na lista daqueles escritores para quem me jogo no fogo (a mão é muito pouco), pois os seus textos são sempre garantia de satisfação. Claro, os trabalhos da Georgette seguem estilos bem variados, o que pode desagradar alguns, mas estou percebendo que ela sempre mantém uma elevada qualidade naquilo a que se dispõe fazer. Enfim, ela ganha a merecida classificação de escritora, sem ficar rotula a um gênero. Dessa vez, ela me apresentou uma guerreira de incrível beleza, atributo que se iguala à sua letalidade em combate.

Pelo estilo da história, alguns leitores podem deduzir que o enredo se mantém raso, fixado em cenas elaboradas de combates, sem grandes reviravoltas, se você pensa assim, lhe digo: está redondamente enganado! Claro, as batalhas são muito bem traçadas, mas não se cai no tédio de ação após ação (sim, eu detesto tramas que se prendem unicamente ao fator adrenalina). Faço um destaque especial para duas cenas em alto mar que são de tirar o fôlego, sendo a primeira mais branda e a segunda com um ponto de virada de deixar queixos no chão – sem maiores detalhes para evitar spoilers.

Nesse primeiro volume da saga de Kira (isso mesmo, serão lançados outros), há uma leve dose de mistério que nos faz especular sobre o que aguarda a fleumática Amazona em seus próximos passos. Obviamente o suspense é um recurso indispensável para conquistar o leitor, uma vez que isto é o que nos prende e deixa com a dúvida ecoando: “Mas e agora, o que vai acontecer?” Para quem quiser ter essa resposta, será indispensável adquirir os próximos volumes.

O material, parte física e intelectual, é de primeira, vale muito a pena estar presente na estante de qualquer leitor que aprecie fantasia. Não encontrei erros de revisão, a diagramação está excelente e a fonte das letras é perfeita (tenho miopia e mesmo com os óculos às vezes alguns livros são difíceis de ler).

O Walter Tierno marca presença com ilustrações (capa e uma antes de cada capítulo – são três) belíssimas, recomendo a quem gostar de desenhos ou quiser entrar em contato com ele para encomendar um trabalho que o acompanhe por meio de seu Blog. Acho justíssimo falar deste aspecto da obra, pois, depois que conferi “Fábulas ao Anoitecer”, me convenci que a parceria entre o Walter e a Georgette funciona muito bem. Ele consegue captar com excelência o que a autora concebe em sua mente.

Por ser o primeiro livro, o foco é familiarizar a protagonista ao leitor (o que é bem feito, aliás), agora some isso ao número de páginas e terá certeza que a vontade voraz por mais é inevitável. Há quem fique desconfiado antes de investir tempo e dinheiro para a leitura de sagas, mas há alguns tesouros em meio ao mar e “As Crônicas de Kira” foi um! A ventura depositada pelos Deuses nos ombros de Kira é inimaginável, o que promete uma aventura surpreendente e acredito que algumas surpresas nos aguardam. Minha nota? Cinco selos cabulosos!

Nota:

Avaliação
Avaliação