LIVROS: Sherlock Holmes em domínio público

4

Sherlock-Holmes-2O autor e estudioso Leslie Klinger está movendo uma ação para que os personagens Sherlock Holmes e John H. Watson vigorem em domínio público. A luta de Kingler teve início quando em The Company of the Sherlock Holmes, livro no qual é co-autor, foi impedido de chegar às livrarias pelo grupo Arthur Conan Doyle Estate, que detém o direito sobre a obra e os personagens de Arthur Conan Doyle. Segundo Kingler, é mais interessante que o grupo cobre direitos autorais de grandes empresas como Warner (estúdio responsável pelas adaptações de Sherlock Holmes para o cinema com Robert Downey Jr. no papel do grande detetive londrino) e CBS (atualmente produtora da série que conta com Martin Freeman, o Bilbo de O Hobbit, no papel de Watson) do que uma licença de autores que desejam trabalhar com os personagens.

Apesar de 10 obras ainda estarem sobre proteção dos direitos autorais, já existem, afirma o autor e estudioso, mais de 50 obras de Arthur Conan Doyle que está em domínio público nos EUA.

Fonte: Publishersweekly

  • carliane sousa silva

    é uma questao dificil,ate certo ponto,pois tornar o domino publico facilitaria a “continuação” da obra,e para os fãs seria legal ter mais livros do holmes em novas aventuras.eu msma iria adorar!

    • Carliane,

      É isto que muitas vezes as pessoas ligadas aos direitos autorais esquecem. Existem milhares de produções, até de âmbito acadêmico sobre Holmes que estão engavetadas, pois tem alguém para cobrar caso o autor ouse publicar.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Eriton

    Realmente deviam ir para dominio publico. Eu quero mais Holmes o/