LIVROS: “Mentalmorfose”, poesia inquietante e que vai da suavidade de uma pena à aspereza do concreto

2

Saudações, caros leitores! Talvez alguns de vocês não saibam, mas este que vos escreve, além de histórias de terror e suspense, também gosta de poesia! Isso mesmo…po-e-si-a! Então, lhes trago a indicação de um livro! Vamos conhecer o escritor e sua obra?

Elton Silva de Lima
Elton Silva de Lima

Elton Silva de Lima nasceu em 20 de janeiro de 1993, em Palmeira dos Índios, Alagoas – mais precisamente no distrito de Canafístula de Frei Damião.

Seu gosto pela literatura começou antes mesmo dele saber ler – seu pai o presenteara com uma revista em quadrinhos, ainda em sua infância. Quando desvendou as primeiras letras, então, alçou seu voo pelo mundo da palavra e não aterrissou até hoje.

Foi vencedor do Concurso de Poesia Graciliano Ramos obtendo o primeiro lugar. Em 2010, alcançou a terceira colocação no III Concurso Prosa e Verso, promovido pela APALCA – Academia Palmeirense de Letras, ciência e artes – na categoria Verso.

Desenvolveu o projeto de pesquisa A Influência da Literatura Fantástica na Formação da Personalidade, apresentado no III EIC – Encontro de iniciação científica – no IFAL (Instituto Federal de Alagoas), em Palmeira dos Índios.

Atualmente é estudante de letras, psicologia e escritor.

Capa
Capa

Sinopse: Protestos anárquicos, palavras sublimes de amor, observações contemplativas e filosóficas, versos duros e lúcidos, epifanias surreais – eis a matéria prima em essência ambígua que compõe essa obra, extraída da mente do jovem poeta Elton Silva de Lima.

A cada estrofe lida, sejam acompanhadas da melodia vibrante das rimas vigorosas, ou da aleatoriedade dos versos brancos, acompanhamos a (des)construção e transformação mental do eu – lírico – que é o processo de mutação evolutiva e regressão inerente a todo e qualquer ser humano. Ora libertos do casulo, ora ainda dentro dele, planando nas páginas de Mentalmorfose executamos o voo que só se faz possível através das asas da poesia.

Mentalmorfose é uma coletânea poética que anseia por versar com as mais diversas manifestações literárias pertinentes à poesia, seja no contexto da forma ou conteúdo. Consolida-se desse modo, uma obra cujo resultado final é uma amálgama estonteante de lirismo e reflexões – que passeiam desde reminiscências do passado, doces solfejos até observações mais árduas da realidade e críticas sociais.

Com cerca de cinquenta poesias, dentre elas, algumas premiadas – como se pode observar em “Ofício”, “Aprendiz de Escritor” (publicadas no Jornal do Instituto Federal de Alagoas) e ainda “A Língua tá Viva”, (premiada pela Academia Palmeirense de Letras, Ciência e Artes) é possível conhecer a visão de mundo de Elton Silva de Lima (ou apenas, Elton SDL).

De forma mais ampla, parte da obra ganhou um sarau homônimo inédito com fusão de literatura e recursos teatrais, por parte do Instituto Federal de Alagoas, resultando em um evento artístico de relevância significante.

Skoob

Onde comprar? Livraria Travessa, Livraria Cultura, Editora Multifoco, Diretamente Com o Autor.

Onde encontrar o Elton no ciberespaço?

  • Rita souza

    Nem preciso dizer q tbm amo poesia né?? rsrsrsrs
    O livro me chamou muita atenção porq eu leio mais poetas “antigos” nunca li nenhum da nova geração….

    • Conheço o seu amor pela poesia, aliás você ainda está me devendo mostrar algumas suas, viu! Aventure-se pelos livros de novos poetas, há muito material bom.