Imagine que você mora em uma casa onde ninguém de sua família te ama mas, convive com você por obrigações cívicas. Agora imagine uma cidade inteira onde, seus grandes amigos, agora te ignoram e só te cumprimentam porque a moral fala mais alto, onde os sentimentos como compaixão e carinho desaparecem junto com o amor do dia para a noite e as pessoas ligadas a você se tornam frias, indiferentes e calculistas. Imaginou? Então caros leitores, bem vindos ao mundo criado por Lauren Oliver no livro Delírio.

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571646
Ano: 2012
Páginas: 352
Tradutor: Rita Sussekind
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado.
Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?
Book trailer!
Este sim é um livro realmente bom! Como distopia fala de um mundo futurista criado sem o sentimento mais básico entre as pessoas: o amor. É uma obra que nos faz imaginar o quão terrível seria, conviver com pessoas que não sentem a sua falta e não ligam para o que fez durante o dia, nos mostra o quanto somos submissos aos sentimentos, não que isso seja ruim, pelo contrário são eles que nos torna quem realmente somos, são eles que nos torna humanos e com eles percebemos o perigo que sua falta pode provocar em uma pessoa psicologicamente abalada… Ok, ok parece que a resenha vai se tornar algo voltado para psicologia, mas como falar de sentimentos sem citar o psicológico? Vamos ver…
O livro conta a história de Lena uma garota de 17 anos que está prestes a passar por um procedimento “padrão de segurança” do governo que consiste em uma cirurgia que bloqueia o amor nas pessoas a partir dos 18 anos. O amor é considerado um mal capaz de provocar guerras e destruições e que por isso precisa ser eliminado, os que se opuserem, são excluídos (mortos). Lena convicta do mal que está presente em seu ser quer, mais do que qualquer um, passar por este procedimento, até que encontra alex (um inválido: pessoa fora dos padrões nascido e criado fora dos domínios da cidade) por quem se apaixona perdidamente e quem lhe mostra o que é realmente este sentimento tão monstruoso: O amor. Gostou? Então pode ler sem culpa.
Em uma análise mais profunda o livro, como já citei, é uma distopia então nem todos vão gostar, mas para os fãs desse tipo de literatura, podemos perceber uma leve aproximação com a história de destino, sendo delírio muito mais, pode-se dizer assim, “próximo da realidade” enquanto destino tem uma forma mais extremista da coisa. A história é bem construída e, mesmo nos momentos mais parados, seu interesse pela leitura não diminui, os personagens são bem amarrado e o final é surpreendente, fazendo com que desejemos a continuação da série imediatamente em nossas mãos, para assim, possamos descobrir o que vai acontecer. Se você gosta de um livro de pura diversão e emoção vai adorar esse golpe de mestre que a Editora INTRÍNSECA trouxe para nós. Com uma capa formidável e uma ótima diagramação o livro tem tudo para ser apreciado. (atenção!!! A editora intrínseca não é nossa parceira, para quem acha que é “puxação de saco”)
Minha nota? Com certeza 5 selinhos cabulosos (gostei muito mesmo) porém, gosto não se discute, leiam, e me digam o que acharam, adoro comentários, contra ou a favor, sempre são bem vindos e BOA LEITURA.
NOTA:
 


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


