ESPECIAL: Isaac Asimov

6

Quando pensamos em Isaac Asimov, consequentemente imaginamos robôs, afinal eles foram as figuras de destaque na maioria de seus contos e romances. Hoje, se estivesse vivo, completaria 93 anos! Vamos conhecê-lo um pouco mais e iniciar a homenagem ao escritor.

Isaac Asimov
Isaac Asimov

Isaac Asimov (Isaak Judah Ozimov), em russo Айзек Азимов (Petrovichi, 2 de janeiro de 1920 — Nova Iorque, 6 de abril de 1992), foi um escritor e bioquímico estadunidense, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.

A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande Série dos Robôs (Nós, Robôs; Sonhos de Robô e Visões de Robô). Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90.000 cartas ou postais, e tem obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de Dewey, exceto em filosofia.

Asimov foi reconhecido como mestre do gênero da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein Arthur C. Clarke, foi considerado em vida como um dos “Três Grandes” escritores da ficção científica.

Asimov foi membro e vice-presidente por muito tempo da Mensa, ainda que com falta: ele os descrevia como “intelectualmente combalidos”. Exercia, com mais frequência e assiduidade, a presidência da American Humanist Association (Associação Humanista Americana).

Em 1981, um asteroide recebeu seu nome em homenagem, o 5020 Asimov. O robô humanoide “ASIMO” da Honda, também pode ser considerada uma homenagem indireta a Asimov, pois o nome do robô significa, em inglês, Advanced Step in Innovative Mobility, além de também significar, em japonês, “também com pernas” (ashi mo), em um trocadilho linguístico em relação à propriedade inovadora de movimentação deste robô.

Fonte: Blog – Cientistas Escritores.

Bibliografia completa do escritor: acesse aqui.

  • carliane sousa silva

    nao conhecia nada a respeito dele,mas ja tinha visto algo sobre seus livros na internet. muito legal.

    • Carliane, depois que você ler Asimov, terá uma nova concepção da Ficção Cientifica. Isso eu lhe garanto!

  • Rita souza

    Esse cara é realmente m genio e eu me detesto por ñ ter lido nada dele ainda!!

    • Não se odeie, para tudo há um início…aproveite e busque um livro do Asimov.

  • Mereço uma pedrada na testa por não ter lido nada dele ainda, mas 2013 não passará em branco nesse aspecto!

    • Pode ficar tranquilo, não será atingido por pedras. Há muitos escritores clássicos que nunca li, mas para muitas coisas há uma primeira vez.