CINEMA: Resenha do Live-Action de Rurouni Kenshin!

14

 

Um bom filme de ação, mas uma péssima adaptação.

Trailer:

Ao ver o trailer acima fiquei bem empolgada com o Live Action de um dos meus mangás favoritos. Será que finalmente teríamos um Live-Action a altura? Bem, foi quase.

O filme começa durante a guerra, onde vemos Kenshin em ação. Uma das coisas boas no Live-Action é que as cenas de ação foram bem feitas. Não foi um Live-Action tosco como muitos outros.

Depois vemos nosso já andarilho passando por um cartaz onde se procura o Battousai e aparece Kaoru para confrontá-lo. Não muito diferente do mangá, não é? Mas só até agora.

rurouni_kenshin_behind_the_scenes_header_image

Aconteceram tantas mudanças que é impossível comparar a história do mangá com a do Live-Action. O falso Battousai, o primeiro inimigo que Kenshin enfrenta no mangá, é ninguém mais ninguém menos que Jin-E. E sabe pra quem Jin-E trabalha? Para Kanryuu Takeda. Mas… oi?! Essa é a primeira grande mudança. Tanto na história, quanto na personalidade do primeiro vilão foda do mangá. Jin-E matando pessoas quaisquer pela cidade? Trabalhando para um homem do tipo de Kanryuu?

Nisso conhecemos Megumi que está fugindo de Kanryuu, ela vai até a polícia (Shinsengumi) para denunciar Kanryuu, mas nisso chega Jin-E quebrando tudo e lavando o local com o sangue dos policiais. Porém, Megumi é mais esperta e consegue fugir. Jin-E aparece andando calmamente em seu encalço quando encontra Kaoru na rua e ela o reconhece como o Battousai dos cartazes. Eles se enfrentam e quando Kaoru está quase se dando muito mal, Kenshin aparece e a salva. Nisso Jin-E já reconhece Kenshin como o verdadeiro Battousai, mas o segredo fica ainda entre os dois.

20120810_Rurouni_Kenshin

Kenshin acompanha Kaoru até o seu dojo onde ficamos sabendo que ela está sem alunos por causa do boato do Battousai usar o estilo Kamiya Kasshin. Kenshin vai embora sem causar muito alarde.

Mais tarde conhecemos o Yahiko que aparece no dojo para treinar. Ele é só um aluno qualquer e a história do pequeno samurai nem é citada. Eles são importunados por vândalos que querem comprar o dojo. Chegam quebrando tudo, parecendo loucos e Kenshin aparece mais uma vez para ajudar Kaoru. Depois de outra luta legal o Shinsengumi aparece quando Kenshin já resolveu tudo e o leva preso pelo porte de espada.

Yahiko, ajudando a limpar o local depois da bagunça, se dá conta de que Kaoru sumiu e ao sair para procurá-la dá de cara com Megumi. Fica com dó dela por estar na chuva e a chama para o dojo. É, nada de história do ópio, ela é só uma coitada na chuva e todos a aceitam de braços abertos. Tá, Kaoru reluta um pouco, mas bem menos do que no mangá e olhe que no mangá Megumi tem um motivo para ficar junto de Kenshin.

rurouni04

Kaoru agradecida por Kenshin a ajudar mais uma vez, comemora levando a todos para comer fora. Mas Kanryuu aparece no restaurante sabendo que Kenshin bateu em dez marmanjos de uma só vez e planeja contratá-lo como guarda-costas. Kenshin, claro, recusa, mas aí conhecemos Sanosuke, que diz que quer ser o guarda-costas e ganhar todo aquele dinheiro e chama Kenshin para um duelo.

A história de Sano também não é contada. Ele é só um briguento que procura altas confusões e a luta entre ele e Kenshin parece sem sentido. Sano parece um bobão procurando em quem bater.

Bem, eu não contei todos os fatos, só os principais onde conhecemos os personagens do mangá, mas já deu pra ver as grandes alterações que acontecem na história.

Posteriormente Megumi é finalmente presa de novo. Você deve estar se perguntando o porquê de Kanryuu estar atrás dela, já que não dizem abertamente que ela faz o ópio. Pelo que nos é passado, ela tem uma parcela na criação do ópio, mas o principal de tudo é que ela é esposa de Kanryuu. É.

rurouni06

Kenshin se prontifica a libertá-la e Sano vai junto porque…. porque tá a fim de meter porrada. Aqui, na mansão de Kanryuu temos outros vilões fodas, os Oniwabanshuu. Porém Sano só enfrenta um qualquer (nem existe Shikijou e seus músculos), uma luta até divertida e Kenshin encontra-se sim com Hannya, mas não esperem o Hannya do mangá. Esse usa armas de fogo, pelo amor de Deus…

Quando conseguem resgatar Megumi ela os avisa que Jin-E raptou Kaoru e Kenshin vai até o local da luta puto da vida. Não tenho muito o que dizer da luta Kenshin x Jin-E. Ela segue os detalhes que vemos no mangá.

Depois disso chegamos ao fim dessa confusa história.

Vamos aos pontos positivos do filme: Como eu disse anteriormente as cenas de luta foram bem feitas e organizadas. Nada tosco como outros filmes e nem teve pulos demais. Outra coisa legal foi a caracterização dos personagens principais. Eles ficaram parecidos com o que nos é descrito no mangá.

personagens

E o grande ponto negativo: Colocar em um só filme três sagas do mangá: a do falso Battousai, Jin-E e Kanryuu Takeda. Eles não conseguiram criar um arco plausível para interligar todas essas histórias e colocando muitas coisas deixaram outras importantes de lado, como a história de alguns personagens, o que ficou parecendo é que eles não tem motivos para estar ali lutando. Lutando pelo quê?

Por esse motivo, dou 3 selos cabulosos para essa fraca adaptação.

3 selinhos

E você, assistiu ao Live-Action? O que achou?