RASCUNHO: ANTOLOGIAS

7

Sem dúvida um excelente jeito de praticar e ir, aos poucos, conquistando seu lugar no mercado literário, é inscrever seus textos para participar em antologias.

Diversas editoras trabalham com produções frequentes desse tipo de coletânea. Sempre estimulando novos escritores, para participar você precisa apenas se inscrever, submeter seu texto e aguardar o processo de seleção. Se seu conto for escolhido, você será publicado ao lado de nomes fortes da literatura.

Vamos dar uma olhada em algumas editoras que estão trabalhando com esse estilo de projeto e quais são as antologias com período de inscrição aberto.

 

 

Editora Estronho

 

“Que tal se pudéssemos voltar no tempo e apimentar um pouco mais a história do nosso país? E se povoássemos as linhas de nossos livros didáticos, com lobisomens, vampiros, fantasmas, feras e criaturas vindas das florestas e dos cantos mais obscuros do Brasil?

A Editora Estronho convida você a soltar suas insanidades, misturá-las com a nossa história e brincar com nosso passado.

Guerra do Paraguai é o próximo volume e você já pode participar!

Você pode utilizar elementos fantásticos em seu conto, Qualquer gênero ou tema pode ser misturado (lobisomens, vampiros, steampunk, cyberpunk etc) ou simplesmente escrever uma história alternativa sobre o conflito.”

Prefaciadora: a historiadora e escritora Nikellen Witter.

Autores convidados: Sheilla Liz e Andriolli Costa.

Prazo das inscrições: 01 de fevereiro de 2013

Regulamento

Ficha de Inscrição

 

“Embora Al Capone esteja no título dessa antologia, ele e a máfia italiana que agia no Estados Unidos nas décadas de 1920/1930 servem aqui apenas como referência. O que realmente almejamos para esse livro, são histórias envolvendo mulheres poderosas no controle de familias mafiosas dentro ou fora dos Estados Unidos. Como seriam os negócios sujos, sob o comando delas? E o quanto seriam cruéis com seus inimigos ou traidores?

E para que as histórias fiquem ainda mais carregadas da alma feminina, somente serão aceitos contos escritos por mulheres.”

Autora convidada: Valentina Silva Ferreira, escritora portuguesa, autora do romance Distúrbio.

Prazo das inscrições: 01 de janeiro de 2013

Regulamento

Ficha de Inscrição

 

A Estronho acabou de encerrar o período de inscrição de outras antologias: Livros e VII Demônios. É legal acompanhar o site deles, pois eles abrem novas antologias com alguma frequência.

 

Editora 9Bravos

 

Reunião de contos e quadrinhos seguindo um tema norteador. O primeiro volume terá como tema “fantasia heróica medieval”.

 

Outras duas editoras que também publicam antologias com certa frequência, embora não tenham nenhuma com inscrição aberta no momento, são a Andross e a Ornitorrinco. Vale a pena ficar de olho.

A Draco está com uma antologia aberta, veja os detalhes no post da Pri.

 

Duas dicas quando estiverem escrevendo contos para essas antologias:

– Respeitem o edital: Limite de caracteres, estilo de formatação… Muita gente acha que é besteira e ignora. Não façam isso!

– Não escrevam com pressa. Às vezes, as pessoas participam desse tipo de projeto com a ideia do “vou enviar qualquer coisa, se aceitarem, bom”. Dedique um tempo pro seu trabalho. Leve ele a sério. Releia várias e várias vezes. Porque se você mandar “qualquer coisa” para concorrer com um pessoal que se está dedicando bastante, provavelmente, o seu não será selecionado. Na maior parte das vezes, um pouco mais de tempo dedicado faz toda a diferença para o seu trabalho ficar na lista dos escolhidos.

Beijos,

Ju =)