PODCAST: CABULOSOCAST #35 – JABACAST

22

vitrine do cabulosocast 35Saudações literárias, Leitores Cabulosos! O que aconteceria se juntássemos em um único episódio os hosts do CabulosoCast (@cabulosocast), Ghost Writer (@programagw), Grifo Nosso (@grifonossocast), LiteratusCast (@HomoLiteratus) e PodEspecular (@podespecular)? Teríamos o 1º jabacast literário! Unimos os 5 principais podcast que falam exclusivamente sobre literatura para bater um papo sobre a própria mídia e as agruras de fazer podcast sobre um nicho. Bom episódio para vocês!

CITADOS NO PROGRAMA

RECOMENDAMOS

ASSINE NOSSO FEED

Assine nosso feed http://leitorcabuloso.com.br/feed/podcast/

NOSSA PÁGINA NO iTUNES

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

NOSSA PÁGINA NA KOMBO PODCASTS

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

NOSSA PÁGINA NO YOU TUNER

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

MÍDIAS SOCIAS

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

QUER DEIXAR UM RECADO DE VOZ?

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio: 69 minutos

ATENÇÃO!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

VERSÃO EM ZIP

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

  • v.

    epa! fugindo a linha de temas literários, mas em um podcast que promete ser interessantíssimo. desses podcasts, só não havia escutado o podespetacular. baixando pra ouvir assim que tiver um tempo. abraços a todos. estou muito feliz com esse tema, de verdade. após minha ouvida, volto aqui dizer o que achei.

    • Victor,

      Esse episódio estava na gaveta há tempos agradeça ao Vilto Reis que encabeçou a ideia e motivou o pessoal. Espero que goste e volte para dar o feedback.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

    • v.

      ouvido o podcast e devo dizer que achei muito interessante. conheci todos os podcasters através do leitor cabuloso, que conheci há tempos em buscas na internet. creio que ouvi todos os episódios do programa ghost writer, que acho que tem a melhor abertura de podcast, se bem que a do grifo nosso não fica atrás em devido a sua originalidade, pelo menos para mim. sou ouvinte muito mais que leitor dos sites, sempre entro no site, mas só para baixar o podcast e ler o texto de apresentação do cast, me divirto muito mais com os bate papos do que com as resenhas de livros que, muitas vezes, não me deixam tão interessado assim. gosto do formato que cada um dos casts tem e devo confessar que eu mesmo pensei/sonhei em fazer um podcast sobre livros, mas a edição de um programa demanda tempo e eu, como estudante de medicina que sou, padeço da falta dele. no programa foi comentado sobre a duração que um cast deveria ter e eu, particularmente, sou fã de casts longos. o grifo nosso chegou a ter um cast de quase três horas de duração, ou mais, e um dos meus podcasts favoritos, que não é de literatura, mas sobre games, o games on the rocks, já me presenteou com duas edições com mais de 4 horas de duração. talvez eu goste delas porque me acompanham nas muitas viagens que faço de ônibus no eixo recife-maceió. mas claro que os programas de 60-80 minutos são os que mais se adequam ao dia a dia, podendo ser escutados no trânsito sem quase nenhuma interferência.
      foi aqui também que conheci o metacast. eu sou um fã da metalinguagem, em qualquer meio. meus livros favoritos tendem a falar sobre o ofício da escrita, ou tratam de livros dentro de livros ou livros que falam de escritores… (recentemente li “bartleby e cia”, do enrique vila-matas, recomendo fortíssimo.) adorei o cast, mas como meus fones de ouvido me abandonaram, não tenho conseguido escutar muitos casts fora de casa.
      enfim, me prolonguei muito nesse comentário. abraço a todos os participantes e espero um dia arranjar alguém que goste de literatura e tenha saco de editar um podcast para falarmos sobre literatura loucamente. até mais.
      (me desculpe pelo tamanho do comentário, desculpe mesmo ahaha)

      • Pedro,

        Nunca peça desculpas tamanho do comentário, comentários longos são nossos favoritos, nunca se acanhe ao escrever! Entendi tudo o que disse e a edição realmente exige sacrifícios. Em muitos casos já deixei de trabalhar para concluir um programa. É errado, eu sei, mas amo editar. Sua dica está anotadíssima! Outra coisa que demanda muito tempo e esqueci de mencionar no programa é que fazer uma pauta. Não apenas estruturar como será o episódio, mas também pesquisar para trazer informações relevantes.

        Quanto ao tamanho dos episódios penso sempre na pessoa que sai de casa para trabalhar! 1h30min é tempo suficiente para ouvir um programa.

        Obrigado pelo comentário.

        Abraços.

  • Agora a coisa ficou séria heim??? Baixando…

  • Olá, Lucien! Tamos aí, bora divulgar!!!!!

    Abs!!

    • Ricardo,

      Com certeza! Não se esqueça de divulgar o programa do Vilto Reis do LiteratusCast também!

      Obrigado pelo apoio e pelo comentário.

      Abraços.

  • Muito bom o cast! Curti mesmo.
    .
    E ele me lembrou de um que nós fizemos lá no Geek Talk sobre livros. (www.geektalk.com.br/geek-talk-09-i-book-your-face/).

    Abraços e continuem com o ótimo trabalho!

    • Pedro,

      Fico feliz que tenha gostado! Vou ouvi o episódio e dar o feedback, prometo!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Grande Lucien.
    Desculpa aí pela demora pra comentar, mas minha semana foi bem avariada… e só consegui ouvir ontem à noite o Cabuloso.
    Cara, foi uma experiência bem diferente, por podermos comparar as edições e vermos que cada um deu a sua cara ao negócio. Achei interessante como você priorizou a discussão da parte técnica, enquanto eu cortei bastante.
    E da onde você tirou aquela transição “jabá… jabá…”, ficou muito fera.
    Eu gostei demais e ano que vem com certeza devemos gravar outro!

    Abraço, meu irmão!

    • Vilto,

      Esqueci de comentar isso quando deixei lá no seu post. Achei a minha transição tão chinfin, a sua fico mil vezes melhor! O efeito usando a própria introdução do Paulo ficou demais!

      O meu intervalo (gosto de chamar assim) na verdade é uma música antiga, mas que gosto muito chama “Mr. Loverman”.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • JPMatteis

    Olá lucien. Gostei desse episódio, me apresentou outros casts interessantes, que até então eu não conhecia. muito bom!

    • JPMatteis,

      Fico muito feliz que tenha gostado e que tenha aumentado a sua lista de podcasts! Aguarde que em 2013 teremos outro!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Anael Ribeiro

    Excelente episódio. Só uma sugestão Lucien: acho que a literatura brasileira merece mais espaço nos casts. Talvez seja mesmo a intenção uma tendência mais pop, mas penso que autores como Jorge Amado, José Lins do Rego, João Cabral poderiam ser ressaltados. É minha perspectiva, não sei se você compartilha dela. No mais: ótimos episódios, a edição vem melhorando a cada episódio. PS: estou na esperança de que os casts tornem-se semanais.

    • Anael,

      Então você não ouviu o último Drops! O CabulosoCast será um podcast semanal sim!

      Concordo com você a literatura Brasileira merece mais espaço e terá em 2013. Nossa pauta anual contempla sim! Não se preocupe, compreendemos essa sua sugestão e é mais que válida!

      Obrigado pelo comentário!

  • Bianca

    Adoro vcs acabei de ouvir todos…tudo maravilhoso. Autentico Esperando o proximo.
    Bjs a todos parabens

    • Bianca,

      Muito obrigado por seu comentário! É muito importante receber seu feedback!

      Abraços.

  • Paula Safira

    Estava a muito tempo a procura de um PodCast sobre livros e literatura em geral … parabéns pelo trabalho de vocês, estou baixando todos e ouvindo sem parar… me sinto até mais próxima de vocês … acho que seja pelo sotaque nordestino. Sou do Piauí e faço Letras-inglês, estudo as duas coisa que mais amo: Inglês e literatura… as melhores combinações!
    Enfim, continuarei ouvindo o cast de vocês e os citados no programa. Bjos e abraços!

    • Paula,

      Em primeiro lugar, seja bem-vinda a família Cabulosa! Como é bom receber comentários de novos ouvintes. Se está baixando todos para ouvir depois não esqueça de deixar seu feedback para os outros!

      Realmente se é do nordeste a identificação quanto ao sotaque é realmente muito maior e você faz Letras-Inglês, o mesmo curso no qual sou formado. Que bom!

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços.

  • Olá Lucien! Desculpa a demora em comentar, mas estive bem enrolado nos últimos dias. Além do mais, você sabe como são os aprendizes do Paulo Elache: você “pode esperar” sentado! Alias, que sacanagem com o Paulo, chamando o programa de PodeEsperar Podcast, hein?! Muita crueldade! Poderia pelo menos ter sugerido o slogan: o podcast que tarda, mas não falha! Bom, o programa foi excelente! Todos os hosts de seus respectivos podcasts muito simpáticos e informativos! De todos, Ghost Writer, é o único que ainda não ouvi. Vou me redimir dessa falha o quanto antes. E o Jaba me deixou encucado: será que os podcasts estão passando por uma crise de valores e identidade? Fora os desabafos deste programa, ouvi sexta-feira passada o “Melhores do Mundo” e também passaram sentimentos concomitantes. Até pensei que seria o último Podcast MDM! Sem contar o NerdCast que não é mais de raiz, de várzea, ao se radiofobializar (não que eu esteja reclamando disso, tudo deve evoluir, e o JN também deve!)…. Será que estamos seguindo para os podcasts versão 2.0? E agora surgiu outra dúvida ao pensar sobre tudo isso: como está o sucesso e evolução dos podcasts nos outros países? Ou é um fenômeno estritamente brasileiro? Professor Lucien, me ajude! 🙂

    • Carlos,

      Soube da radiofobiazação pelo Thiago Miro do TelhaCast. Eu não sei se estamos prestes a viver uma revolução, porém na minha humilde opinião é que estamos presenciando algo que talvez se torne uma mudança drástica como não. Vejo pessoas um pouco desesperadas e da forma como caminha a humanidade isto era quase previsível. Hoje o Jovem Nerd é uma empresa, o Alexandre e o Deivi não possuem tempo para editar programas como no início, ambos têm outros afazeres. O que pode acabar acontecendo é teremos dois tipos de podcasts: os enlatados que serão patrocinados por grandes empresas e que por isso mesmo serão sempre limitados por elas; e os podcasts de raiz, que não serão patrocinados, mas poderão morrer em 3 ou 4 anos por motivos diversos.

      Eu prefiro que o Leitor Cabuloso seja rentável, mas que o CabulosoCast seja feito com minhas forças, já que ainda quero poder opinar sobre um livro sem “patrocinador” ficar no pé.

      Mas como disse ainda é muito cedo para especulações.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.