ENTREVISTA: LEILANE MORAIS, COORDENADORA (ALAGOAS) DO PROJETO POTTER EM CASAS DE ACOLHIMENTO

0

Saudações, caros leitores! Todos nós, leitores assíduos, possuímos uma forte relação com os livros. Esse desejo de encontrá-los, sempre que possível, surge das mais variadas “direções”. Particularmente, sempre senti um poderoso desejo de estimular a minha mente, portanto os livros tornaram-se grandes amigos meus. Somando isso à minha curiosidade natural, cheguei ao leitor que sou hoje em dia.

Analisando as nossas experiências, podemos constatar facilmente como os livros são sementes importantíssimas para um mundo de pessoas mais capazes de sonhar, assim como enfrentar os obstáculos da vida. Recentemente, em minha navegação pelo Facebook, vi o banner de um projeto, que ocorre em minha cidade, chamado “Projeto Potter em casas de acolhimento”. Rapidamente, procurei me comunicar com a responsável pela iniciativa, pois decidi ajudar na divulgação, além de saber mais sobre como posso ajudar. Então, aqui está uma entrevista com a Leilane Morais.

Olá, Leilane! Dou-lhe meus parabéns, em nome da equipe do blog, por ser uma pessoa engajada em um projeto social envolvendo livros. Com certeza, isso emociona a todos os envolvidos, desde a equipe até as pessoas beneficiadas com todo o processo. Posso começar as perguntas ou você quer dizer algo antes?

1 – Como surgiu o projeto?

R- Conheci o Projeto, no dia 29 de setembro, por meio do site Potterish, que divulgou a iniciativa da escritora carioca Renata Ventura, que pretendia reunir fãs da saga de Harry Potter por todo o Brasil, para que pudéssemos, juntos, disseminar a magia das palavras, levando uma leitura encenada dos primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, de maneira lúdica, despertando nelas o mesmo interesse que essa história despertou na vida de todos nós.

2 – Considerando que o “Projeto Potter em casas de acolhimento” almeja proporcionar uma transformação na experiência de crianças com o mundo, você pode comentar um pouco sobre como os livros agem em seu mundo? Qual o sentido deles para você?

R- O sentido dos livros na minha vida pode ser facilmente resumido em uma palavra: TUDO. Agradeço todos os dias ao meu tio que me presenteou com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e me deu a oportunidade de viajar aos mais diversos e remotos lugares sem me mover um só centímetro e espero sinceramente conseguir levar toda essa magia às crianças do nosso estado.

3 – Atualmente, como está o desenvolvimento do projeto?

R- Atualmente, estamos reunindo membros para iniciarmos os ensaios para a apresentação e a confecção dos figurinos, cenários entre outros materiais necessários para a execução das muitas ideias. Recebemos muitas doações de amigos e conhecidos dos voluntários, que vem nos ajudando e nos incentivando a prosseguir com essa maravilhosa iniciativa. Embora ainda soframos com a falta de voluntariado.

4 – Como estão sendo as respostas a essa iniciativa?

R- As respostas que recebemos até agora foram muito boas, tanto com as doações que já recebemos, fossem de livros usados ou novos ou mesmo as doações em dinheiro, quanto com o voluntariado oferecido pelo grupo que está me ajudando a colocar o projeto em prática.

5 – Como sabemos, em nosso estado, projetos culturais sofrem bastante para obter algum apoio. Como vocês estão lidando com isso?

R- Como ainda não temos de fato algo concreto, pois ainda estamos nos preparando para a nossa primeira visita, então estamos ainda contando apenas com o trabalho voluntário e doações de amigos e conhecidos dos voluntários, mas temos total intenção de depois de termos algo concreto a ser apresentado, tentarmos patrocínio com empresas que tenham qualquer tipo de interesse em patrocinar a ideia.

6 – Você pode nos informar se já há ações planejadas para 2013?

R- Nosso planejamento é que até o fim do mês de Fevereiro, faremos nossa primeira visita efetiva ao primeiro Lar de Acolhimento, prazo estipulado para que o Lar pudesse nos receber e nós pudéssemos levar a encenação às crianças.

Leilane, agradeço profundamente pela oportunidade de lhe entrevistar! Espero contribuir bastante para o crescimento do projeto. Abraços!

Abaixo, segue um banner informativo: 

Projeto Potter em casas de acolhimento
Projeto Potter em casas de acolhimento