ENTREVISTA: ALEXSANDER REZENDE, ILUSTRADOR DE “A HISTÓRIA DE UMA RAINHA: O FIM É SÓ O COMEÇO”

3

Saudações, caros leitores! Depois da resenha de A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começoe a entrevista com Lucas Hollanders (autor), agora estou lhes mostrando a entrevista que realizei com o ilustrador da obra, Alexsander Rezende.

Alexsander Rezende
Alexsander Rezende

Oi, Alexsander, acredito que o Lucas deve ter falado que queria entrevistá-lo. Li “A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começo” e adorei as suas ilustrações, logo quero apresenta-lo também aos leitores do blog em que escrevo. Pode ficar à vontade, será um bate-papo descontraído…

1 – Quando e como surgiu a vontade em desenhar?

Acredito que todos já desenharam ou pelo menos tentaram algum dia, seja por interesse ou então por pura obrigação de se usar desenho em algum trabalho escolar. Comigo não foi diferente, comecei a desenhar na infância, influenciado pelos gibis e pelas animações de TV, e, com o tempo, o desenho foi se tornando cada vez mais presente em meu cotidiano.

2 – Como foi participar da elaboração de um romance de fantasia como ilustrador?

Já adianto, sem aumentativo algum, um prazer e uma experiência profissional singular para mim. O gênero fantasia sempre me encantou para a criação, só que o livro “A História de uma Rainha- O Fim é só o Começo” foi além de encantador para mim; pois a história é excelente, muito bem explorada com os princípios tradicionais de histórias fantásticas moldadas a uma linguagem totalmente peculiar do autor, resultando num enredo e personagens admiravelmente interessantes para o público destinado. Além disso, o autor me propiciou total autonomia para a representação pictórica dos personagens, na qual me facilitou o processo criativo dos mesmos, resultando em ilustrações únicas e exclusivas para a obra.

3 – Você possui outros trabalhos publicados ou algum projeto em andamento?

Minha carreira profissional conta com autoria e ilustrações de livros infantis paradidáticos, ilustrações editorias e também para foto-produtos. Atualmente meus projetos pessoais estão voltados para livros infantis.

4 – Você costuma ler também? Se sim, quais autores mais gosta?

Sim. Costumo me alimentar de todos os gêneros, sem preconceito algum, pois pra mim tudo se torna bagagem para meus trabalhos. Gosto muito dos contos do Machado de Assis, Ziraldo, Monteiro Lobato, Christopher Paolini, Tolkien, entre outros.

5 – Como ilustrador, acredito que você deve estudar os traços de outros artistas, há algum que seja referência para você?

Existem muitos, pois a gente sempre se reinventa. Posso considerar os mesmos artistas que trabalharam nas obras citadas na pergunta acima.

6 – Agora, cedo espaço para você deixar os seus meios de contato, caso alguém queira encomendar uma ilustração, recados etc.

Email: alexsandernaia@gmail.com
Facebook: Alexsander Rezende

Ilustrações do livro:

A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começo
A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começo
A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começo
A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começo
A História de Uma Rainha: O Fim é Só o Começo

Livros do Alexsander Rezende:

Fonte: Facebook – Lucas Hollanders.