RESENHA: FIOS DE PRATA – PORQUE SONHAR É MAIS DO QUE IMPORTANTE

13

Sinopse: Mikael Santiago realizou o sonho de milhares de garotos. Aos 22 anos era o jogador brasileiro com o passe mais caro da história do futebol. Mas à noite os sonhos o amendrontavam. Às vezes, o que está por trás de um simples sonho – ou pesadelo – é muito maior que um desejo inconsciente. Há séculos, Madelein, atual madrinha das nove filhas de Zeus, tornou-se senhora de um condado no Sonhar, responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais. Uma jogada ambiciosa que acaba por iniciar uma guerra épica envolvendo os três deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, traz desordem a todo o planeta Terra e ameaça os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres. Envolvido em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais perigosas, a busca de Mikael pelo espírito da mulher amada, entretanto, torna-se peça fundamental em meio a uma guerra onírica. E coloca a prova sua promessa de ir até o inferno por sua amada.

Esse é o primeiro livro que li do Draccon. Gostaria de ter lido Dragões de Éter antes desse, mas não deu. Também não li Sandman – embora tenha vontade – então fica o aviso.

Mikael é um grande sucesso do futebol brasileiro. É tão famoso, tão bom que recebeu o apelido de Allejo, um craque dos jogos de futebol.

Com menos de 30 anos ele está fechando um contrato com o Paris Saint Germain e é milionário. Parece o tipo de rapaz que já conquistou tudo na vida e agora é só se deixar levar. Porém a noite Allejo sofre com pesadelos. Não são pesadelos como a maioria das pessoas têm, eles são mais horríveis e… mais reais.

Passeando por Paris, tentando aprender uma língua que irá usar bastante futuramente, ele vai até uma apresentação de ginástica – A apresentação de ginástica – onde a brasileira Ariana pode levar o ouro para o Brasil.

A apresentação de Ariana é maravilhosa e empolgante, ela supera Adriana dos Santos e se transforma no novo ícone da ginástica brasileira. Mikael então, se apaixona.

A união desse casal traz grandes acontecimentos. Não só na mídia, onde um jogador famoso namora com uma medalhista famosa, mas em outro lugar… no mundo dos sonhos.

E agora, pergunto a vocês: e se o mundo parasse de sonhar? E não digo de deitar a noite e ter um belo sonho, mas um sonho de vida, um sonho de realização. E se o homem deixasse de ser um sonhador? Se sua vida fosse recheada de pesadelos e somente?

Isso está prestes a acontecer. No mundo do sonhar uma guerra se aproxima. Os pequenos deuses Phantasos e o famoso Morpheus – mais conhecido como Sandman – lutam contra o irmão Phobetor que deseja transformar todo o sonhar em um grande pesadelo.

O casal é muito importante nessa guerra e em um trato entre Phobetor e Madelein – o anjo dos sonhos, Ariana acaba caindo em uma profunda escuridão, acaba nas garras do Senhor das Moscas no interior do inferno.

E como o herói que está destinado a ser, Mikael se une a outros sonhadores e desce até o inferno à procura de sua amada. Lá ele descobre o que realmente é: o maior sonhador de todos os tempos.

Quando terminei Fios de Prata o livro não ficou muito tempo na minha cabeça, mas a mensagem que ele passa sim: nunca deixe de sonhar. Quanto maior o seu sonho, maior você é. É uma mensagem muito boa para todos nós e eu concordo plenamente.

Como disse no começo da resenha, eu não li Sandman embora tenha muita vontade. Fios de Prata pareceu para mim um livro para ser épico, onde paramos no meio da leitura e pensamos: Que foda! Mas não me atingiu dessa forma. Talvez realmente pelo fato de não conhecer a obra de Gaiman, embora a leitura tenha me deixado ainda mais curiosa. Logo lerei os outros livros de Draccon e vou tirar minha dúvida com relação a esta característica na narrativa, se foi algo exclusivo com Fios de Prata ou se é característica do próprio autor.

Recomendo Fios de Prata para os sonhadores. E se você ainda não o é, com certeza passará a ser.

NOTA:

Ficha Técnica:
Editora: Leya
Autor: Raphael Draccon
Origem: Brasileira
Ano: 2012
Número de páginas: 352
Skoob

  • Rita Souza

    sou uma pessoa q morre de vontade de ler os livros do Rafael,mas sempre tem outros na frente dele,mas assim q der quero comprar dragões de éter,embora eu ache melhor começar por esse,mas eu tenho uma duvida:esse livro é unico ou tem continuação?

    • Priscilla Rubia

      Rita, esse livro é único, pelo menos n ouvi falar de continuação e a história se fecha. Pois é, eu tenho os Dragões de Éter e n consegui ler ainda xD Mas lerei com certeza. Faça o mesmo!
      Abraços!

  • carliane sousa silva

    amei a resenha Priscila!confesso q qdo li a sinopse e tentei assimilar jogador de futebol com mitologia,nao gostei muito,mas a resenha me fez mudar d ideia.=]

    • Priscilla Rubia

      Realmente Carliane, olhando por esse lado não chama mto a atenção xD Mas o livro é interessante, leia sim.
      Abraços!

  • Li Dragões de Éter recentemente e amei. Estou bem curiosa com Fio de prata e depois da sua resenha fiquei com mais vontade. A ideia é maravilhosa e tendo visto o Draccon e a maneira como ele fala, acredito que deve ser bem poético.

    Bjs!

    • Priscilla Rubia

      Carissa, como eu disse o livro foi feito para ser épico. Não sei se a linguagem usada no Dragões é a mesma desse, acredito que não. Mas com certeza irá lhe agradar.
      Abraços!

  • Olá! Li Dragões de éter e amei!Adorei a dorma que o Draccon escreve. Portanto, já estava bem animada para ler Fios de Prata e é claro que boas resenhas também contribuem para a vontade aumnetar. 😉
    Abraços

  • Eriton

    Eu também não li Dragões do Eter e nem Sandman, mas depois de saber um pouco da historia deste livro e quero lê-lo afinal eu ainda sou um sonhador (eu acho…). XD Ja está na minha lista de desejados

  • Bruna Costenaro

    Esse livro trabalha com um tema espiritualista que mto me interessa e que já li um bocado que são as viagens astrais…Logo sou bem curiosa para lê-lo e ver como o autor se apropriou do que existe a respeito e crio sua própria versão =]

    Boa Resenha…tb nunca li sandman, shame on me =/

    Miquilissss

  • Boa noite!

    assim como você, eu também tenho uma vontade inegável de ler Sandman (já provei um pouco da narrativa de Gaiman com Deuses Americano, e realmente é sensacional). Fios de Prata me atraiu ainda mais por você ter citado o autor, pensei que o enredo do livro era completamente diferente. Vejo que eu deveria ter dado mais atenção a ele! rss
    Sempre ensaio a compra do box de Dragões de Éter, mas sempre acabo colocando outra leitura no carrinho de compra hahhaa

    Quero muito ler esses livros, todos falam que Draccon é um dos melhores autores de fantasia que o Brasil possui atualmente…queria conferir. Vou ver se coloco este livro e Dragões na minha lista de 2013.
    Bela resenha! Parabéns!

    Abraços,
    Lucas

  • Maycon

    Meu primo tem esse livro lia algumas paginas, adorei. Tenho orgulho que os brasileiros estejam ingressando nesse caminho da literatura. Espero ganhar, tenho que terminar de ler (“kkk). Recomendo é muito interessante.

  • Luciana Cardoso

    Olá Priscilla, adorei sua resenha sobre esse livro, a algum tempo eu estou de olho nesse livro, já li muitas resenhas positivas sobre ele mais até agora não o comprei e nem sei o motivo rsrs… A algumas semana eu comprei o box da trilogia Dragões de Éter só que até agora não li acredita, burrice a minha, mais ano que vem com certeza irei lê-lo.
    Sobre a história do livro eu achei muito interessante, acho d+ livros que abordam sonhos, espero ansiosa para lê-lo, tenho esperança de ganhá-lo aqui, mas caso isso não ocorra eu irei comprá-lo com certeza.
    Parabéns pela belíssima resenha, adorei.

  • Mey

    Gosto muito da capa desse livro, mas não consegui me interessar muito pela historia. Claro que se tiver a oportunidade gostaria de ler, já que tenho ouvido falar muito do autor e tenho vontade de conhecer melhor suas obras. Quem sabe não acabo me apaixonando! Bjkss