RESENHA: FIOS DE PRATA – PORQUE SONHAR É MAIS DO QUE IMPORTANTE

13

Sinopse: Mikael Santiago realizou o sonho de milhares de garotos. Aos 22 anos era o jogador brasileiro com o passe mais caro da história do futebol. Mas à noite os sonhos o amendrontavam. Às vezes, o que está por trás de um simples sonho – ou pesadelo – é muito maior que um desejo inconsciente. Há séculos, Madelein, atual madrinha das nove filhas de Zeus, tornou-se senhora de um condado no Sonhar, responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais. Uma jogada ambiciosa que acaba por iniciar uma guerra épica envolvendo os três deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, traz desordem a todo o planeta Terra e ameaça os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres. Envolvido em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais perigosas, a busca de Mikael pelo espírito da mulher amada, entretanto, torna-se peça fundamental em meio a uma guerra onírica. E coloca a prova sua promessa de ir até o inferno por sua amada.

Esse é o primeiro livro que li do Draccon. Gostaria de ter lido Dragões de Éter antes desse, mas não deu. Também não li Sandman – embora tenha vontade – então fica o aviso.

Mikael é um grande sucesso do futebol brasileiro. É tão famoso, tão bom que recebeu o apelido de Allejo, um craque dos jogos de futebol.

Com menos de 30 anos ele está fechando um contrato com o Paris Saint Germain e é milionário. Parece o tipo de rapaz que já conquistou tudo na vida e agora é só se deixar levar. Porém a noite Allejo sofre com pesadelos. Não são pesadelos como a maioria das pessoas têm, eles são mais horríveis e… mais reais.

Passeando por Paris, tentando aprender uma língua que irá usar bastante futuramente, ele vai até uma apresentação de ginástica – A apresentação de ginástica – onde a brasileira Ariana pode levar o ouro para o Brasil.

A apresentação de Ariana é maravilhosa e empolgante, ela supera Adriana dos Santos e se transforma no novo ícone da ginástica brasileira. Mikael então, se apaixona.

A união desse casal traz grandes acontecimentos. Não só na mídia, onde um jogador famoso namora com uma medalhista famosa, mas em outro lugar… no mundo dos sonhos.

E agora, pergunto a vocês: e se o mundo parasse de sonhar? E não digo de deitar a noite e ter um belo sonho, mas um sonho de vida, um sonho de realização. E se o homem deixasse de ser um sonhador? Se sua vida fosse recheada de pesadelos e somente?

Isso está prestes a acontecer. No mundo do sonhar uma guerra se aproxima. Os pequenos deuses Phantasos e o famoso Morpheus – mais conhecido como Sandman – lutam contra o irmão Phobetor que deseja transformar todo o sonhar em um grande pesadelo.

O casal é muito importante nessa guerra e em um trato entre Phobetor e Madelein – o anjo dos sonhos, Ariana acaba caindo em uma profunda escuridão, acaba nas garras do Senhor das Moscas no interior do inferno.

E como o herói que está destinado a ser, Mikael se une a outros sonhadores e desce até o inferno à procura de sua amada. Lá ele descobre o que realmente é: o maior sonhador de todos os tempos.

Quando terminei Fios de Prata o livro não ficou muito tempo na minha cabeça, mas a mensagem que ele passa sim: nunca deixe de sonhar. Quanto maior o seu sonho, maior você é. É uma mensagem muito boa para todos nós e eu concordo plenamente.

Como disse no começo da resenha, eu não li Sandman embora tenha muita vontade. Fios de Prata pareceu para mim um livro para ser épico, onde paramos no meio da leitura e pensamos: Que foda! Mas não me atingiu dessa forma. Talvez realmente pelo fato de não conhecer a obra de Gaiman, embora a leitura tenha me deixado ainda mais curiosa. Logo lerei os outros livros de Draccon e vou tirar minha dúvida com relação a esta característica na narrativa, se foi algo exclusivo com Fios de Prata ou se é característica do próprio autor.

Recomendo Fios de Prata para os sonhadores. E se você ainda não o é, com certeza passará a ser.

NOTA:

Ficha Técnica:
Editora: Leya
Autor: Raphael Draccon
Origem: Brasileira
Ano: 2012
Número de páginas: 352
Skoob