RASCUNHO: yWRITER

10

Eu não sou a favor de receitas…

Nada contra as de bolo, não gosto muito daquelas “receitas para escrever”. Acho que não tem uma fórmula única, cada um escreve de um jeito. O legal é descobrir um jeito que funcione pra você.

Por isso, eu geralmente não sou a favor de “programas” que ajudam a escrever. Mas essa semana comecei a testar um e, apesar de não ser uma ferramenta que funcione muito bem comigo, percebi que pode servir pra ouras pessoas.

Então, gostaria de lhes apresentar o yWriter.

 

 

O yWriter é legal para organizar o projeto antes de efetivamente começar a escrever o livro.

Nele, você prepara os personagens, dividindo-os em ordem de importância, através das classificações “major” e “minor”. Coloca nomes, apelidos, histórico, descrição física, detalhes sobre eles e seus objetivos.

Depois você prepara locais e itens específicos e de relevância na sua história e aí é só começar a definir os capítulos

 

 

É uma ferramenta muito bacana para botar o pensamento em ordem antes de passá-lo de vez pro papel. E válido pra efetivamente escrever, caso você goste.

Você pode baixar o yWriter gratuitamente pro seu computador nesse link aqui.

 

E se você é daquelas pessoas – como eu =P – que não curte muito ler na tela do computador, o yWriter te permite imprimir todo o seu projeto ou só listas individuais, como por exemplo, só a lista de personagens ou de locais.

 

 

Vale a pena testar! Facilita bastante a visualização da história.

=)

Vou começar a testar o CeltX, agora. Próximo post eu conto como foi!

 

 

 

  • Rita souza

    Ju somos duas q ñ curtem ler no Pc,eu achei o programa curioso,mas como vc eu tambem acho isso meio forçado,eu gosto de escrever de acordo com oq me vez,definir personagens pra mim fica meio…Sintético!!!

    • Eu estou no teu time, Rita! =)
      Eu acho que esse programa é bacana quando você está tendo problemas de colocar as ideias no lugar. Ele ajuda bastante a visualizar da história como um todo. ^^ Mas eu ainda prefiro escrever mais livre, mesmo!
      Beijos!

  • Legal a iniciativa de fazer reviews de aplicativos. Senti falta disso na hora de optar por um deles (o que eu ainda não fiz).
    O software ajuda a organizar e evitar alguns furos na estória. Acho uma boa opção para as “famosas” fichinhas.
    Já usou o Storybook? Se sim, o que achou?
    abs

    • Oi Cristine,

      Acabei de começar a testar alguns programas. Vou colocar o Storybook na lista. Depois que testá-lo faço um post aqui. =)

      Beijos e obrigada pela dica!

  • Eriton

    Sinceramente, eu gosto de escrever em dois estilos: “o original” que todos conhecem dos livros e o fullscript que é o estilo de escrita para roteirizar quadrinhos e eu gostaria de agradecer a Ju Costa por me disponibilizar este programa. Eu também sou contra essas formulazinhas, mas no estilo tradicional de escrita e fullscript é mais complicado e um pouco mais detalhado (pois você escreve para que o desenhista capte o que quer dizer) e esse programa parece ajudar muito nele o/ muito obrigado …

    • Pois é, Eriton.
      Esse tipo de programa realmente é muito útil pra produção de quadrinhos. E para projetos que envolvam histórias muito elaboradas com muitos personagens, também. Tipo livros com aventuras de RPG. =)
      Obrigada pelo comentário! Beijos

  • carliane sousa silva

    adorei o programa! tbm nao curto muito colocar tudo no pc e eu prefiro meu velho caderninho,mas as vezes é bom ter uma ajuda a mais!

    • Eu também sou adepta do caderninho, Carliane! hahaha =)
      Mas vale a pena experimentar o yWriter. É como você disse: “uma ajuda a mais” =)
      Beijos!

  • Eu usei o programa durante algum tempo, mas ainda prefiro colocar tudo no word e organizar o livro que ando escrevendo ao meu próprio jeito. É bom para passar as ideias a limpo, só que também sou do tipo que prefere deixar tudo no bloco de notas (se eu perder essas anotações, entro em depressão, hehe).

  • Nunca usei programas para escrever, mas achei esse legal. Vou pensar na possibilidade.

    Bj