RASCUNHO: EVENTOS LITERÁRIOS

1

Eventos literários são excelentes para quem gosta de ler. Isso todo mundo sabe. No entanto, se você gosta de escrever, encontros desse tipo tornam-se especialmente interessantes.

Participar de comunidades, grupos de discussão e eventos te coloca em contato com pessoas com gostos similares ao seu. Dessas pessoas podem vir muitas dicas, conselhos e até inspiração.

Você vai encontrar muitos escritores nesses ambientes. Tanto profissionais e publicados, como amadores e com obras em produção. E esse contato é inestimável.

Além do mais, para aquelas pessoas que já tem obras publicadas, é uma excelente oportunidade de divulgar seu trabalho, encontrar leitores e ouvir opiniões e críticas.

 

O Clube do Livro

 

 

Uma dica que eu dou é o Clube do Livro. É uma iniciativa nacional que começou em Brasília e se espalhou por várias cidades. Eles fazem eventos temáticos com discussões sobre livros, estilos, autores… É um bom espaço para começar a ter contato com o pessoal e com esse estilo de evento.

“Pra mim o clube facilita pq ajuda a desenvolver personalidades dos personagens sem contar que abre um leque de possibilidades.”

– Agatha Félix, escritora e uma das organizadores do Clube do Livro de Pernambuco.

“Como em cada encontro é abordado um novo tema, isso faz com que a mente daqueles que tem uma história formada na cabeça tomem aquele empurrão, faz florescer as ideias, o gênero… E assim faz animar para pôr a história no papel.”

– Lucyanna Melo, escritora e ativa participante do Clube do Livro.

“Bem, acredito que o clube ajuda novos escritores que buscam inspiração. Falamos de vários gêneros diferentes, estilos literários diferentes. Acredito que, devido a isso, a pessoa que está em busca de algo que a inspire pode encontrar conhecendo diversos gêneros e se identificando com o que a agrada. Fora que temos a honra de ter excelentes autores participando, o que ajuda muito a tirar dúvidas, estimula e levanta a moral da galera. Também acho que, pelo fato de todos gostarmos muito da leitura, o novo escritor acaba podendo conversar, tirar dúvidas, trocar opiniões… E isso engrandece o trabalho do escritor.”

– Tamires Bourbon, fundadora e organizadora do Clube do Livre de Pernambuco.

Sites de alguns clubes do livro:.

Pernambuco

Bahia

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Distrito Federal

Maranhão

Para mim, o Clube do Livro de Pernambuco tem sido uma experiência fantástica. Só pra dar uma ideia, depois do segundo encontro que eu participei, eu saí tão empolgada que comecei a escrever um livro intitulado “O Clube do Livro”. O prólogo, o capítulo 1 e o capítulo 2 estão disponíveis na internet.

 

 

Novos Escritores

 

 

O projeto Novos Escritores é um portal de escritores formado, inicialmente, por uma rede social (tipo facebook, embora ainda não tão complexa quanto). Reúne também leitores (obviamente ^^), editoras e todo o tipo de profissional envolvido no produção de um livro.  É outro espaço que, para quem ainda não conhece, é muito interessante. Através do site são divulgados eventos do país inteiro. Você pode, inclusive, através do seu cadastro, divulgar algum evento seu.

“O projeto Novos Escritores é uma rede social que visa incentivar a literatura nacional e apoiar o surgimento de novos autores para tornar a literatura acessível a todos. Neste site é possível ficar por dentro dos eventos, dicas, vídeos e resenhas de livros nacionais. É possível interagir com os escritores aproximando essa relação Autor – Leitor.”

– Djan Skwar, um dos criadores do projeto.

 

União Brasileira de Escritores

 

 

Outro espaço interessante são os eventos organizados pela União Brasileira dos Escritores. Eles sempre organizam encontros legais, sobre diversos temas. Dá uma olhada na seccional da sua cidade, de repente você acha algo no calendário de programação deles que te agrada. =)

 

  • Lucyanna Melo

    ai que lindo, estou no post u.u HEHEHE
    Ficou muito bom! E parabéns aos criadores dos Clubes! Foi uma ideia fantástica! Tanto para quem gosta de ler, como para quem quer escrever e tal! E super curto esses espaços para escritos iniciantes, é uma ótima oportunidade!