PODCAST: CABULOSOCAST #32 – MOVIMENTOS LITERÁRIOS: QUINHENTISMO

26

vitrine do cabulosocast 32Saudações literárias, Cabulosos! Realizando um sonho da gênesis desse podcast, Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10) convida, Sr. Estranho (@meninoestranho), Éder e Sara para falar sobre os movimentos literários brasileiros e para começar por que não principiar pelo início do nosso país e coincidentemente (ou não!) abordar o nascimento de nossa literatura falando sobre: o Quinhentismo. Numa missão deverás difícil de fazer os seus ouvintes compreenderem, talvez até valorizarem esta vertente literária tantas vezes ignorada pelos estudantes e aficçionados pela literatura. Recolha a âncora, erga as velas que a caravela CabulosoCast vai zarpar para além mar! Boa viagem e boas leituras!

CITADOS NO PROGRAMA

ASSINE NOSSO FEED

Assine nosso feed http://leitorcabuloso.com.br/feed/podcast/

NOSSA PÁGINA NO iTUNES

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

NOSSA PÁGINA NA KOMBO PODCASTS

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

NOSSA PÁGINA NO YOU TUNER

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

MÍDIAS SOCIAS

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

QUER DEIXAR UM RECADO DE VOZ?

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio: 78 minutos

ATENÇÃO!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Bom episódio para vocês!

VERSÃO EM ZIP

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

  • Olá, Lucien e companhia limitada.
    Quando olhei o título do podcast “quinhentismos”, eu pensei: – anh!? Eles realmente vão falar sobre os movimentos literários? Então deu vontade de dizer: – boa sorte, vocês vão precisar.
    Para minha surpresa, jamais duvidando da capacidade de vocês, mas em virtude do meu desinteresse no tema, o podcast foi sensacional. O melhor foi ver o Lucien explicando o renascimento.
    Bah… e teve outra coisa que eu fiquei pensando, já imaginou se o Brasil tivesse sido colonizado pela China? Com certeza teria sido melhor do que Portugal, mas tudo bem…
    Parabéns pelo episódio. Tenho certeza que os próximos também surpreenderão.
    Abraços, Vilto Reis.

    • Vilto,

      Senti realmente que as pessoas não acreditaram que poderíamos desenvolver o tema de modo informativo, mas com bom-humor. Se fossemos outro podcast…

      Não consigo visualizar o Brasil colonizado pela China, infelizmente (eu acho?!).

      Abraços.

  • Rita souza

    oi,
    caracas Vcs por pouco ñ me ajudam,é porq eu tive q fazer um seminario sobre o quinhentisto(estou no 1°ano)e garanto q se eu tivesse explicado com o método do goku teria sido bem mais simples!!!rssrsrs
    Bom o lucien citou q seriauma série e como agora meu proximo seminario sera sobre o arcadisco,bem q poderia sair logo(kkk nem sou folgada),é maiscomo eu terei de apresentar até dia 18/10 ñ vai dar,porem quando vcs forem falar sobre o assunto estarei muito mais a parte!!!
    Parabéns lucien vc conseguiu tornar o quinhentismos interessante,eu ja li OS LUSIADAS mas depois dessa acho q da proxima o lerei com mais atenção.Sobre Padre vieira so tenho uma coisa a dizer,ele foi uma pessoa muito rica intelectualmente(financeiramente tambem) e seus sermões são tão atuais ainda hoje,tanto é q foi citado até em um julgamento do mensalão,o link abaixo:
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dois-ministros-citam-o-sermao-do-bom-ladrao/
    Parabéns pelo cast!!!

    • Rita,

      Primeiro, peço desculpas por não poder fazer o próximo programa antes do seu trabalho. Você sabe que nossas séries apenas acontecem anualmente, logo o CabulosoCast sobre Arcadismo só em 2013.

      Espero que tenha se saído bem na apresentação e que a próxima seja melhor ainda.

      Obrigado pelo link e ele estará na leitura de e-mails.

      Abraços.

  • “O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.”
    -Padre Antônio Vieira

    Parabéns pela edição Lucien! Gostei em especial dos momentos em que utiliza da música para criar um clima interessante. A trilha do “Coração Valente” por exemplo achei muito foda!

    Eu devo dizer que eu não me lembro de ter ouvido falar de “quinhetismo” antes, porém, ao ouvir o podcast, eu fui me lembrando de que conhecia sim boa parte desse momento de nascimento da literatura no Brasil, apenas perdi as informações no decorrer dos anos.

    Como indicação, deixo esse interessante filme sobre o descobrimento, ele é de 1936:
    http://www.youtube.com/watch?v=irKKHDQz6Gk

    Abraço!

    • Diogo,

      Muito obrigado pelo comentário. E pelo link estará na próxima leitura de e-mails. A citação que você colocou infelizmente foi malhado na edição.

      Abraços.

  • Gil

    Parabéns pelo tema, “Quinhetismo”, por todo o contexto e por esclarecer algumas dúvidas em relação ao que nos é informado na escola, quando criança…Acredito que desde que o mundo é mundo, sempre houve a luta do homem para ser mais esperto ” chegar primeiro” em tudo o que faz e não seria diferente no “Descobrimento”. O curioso é que Portugal só mandava os assassinos, estupradores e ladrões para cá e desses somos descendentes, como diz a música da Legião Urbana ” Perfeição” , somos estuprados pela massa maior e pelo Capitalismo e ainda agradecemos. Valeuuuuu!!!!!!!!!!!

    • Gil,

      Eu que agradeço pelo seu comentário. Sobre o comentário da música de Legião, Renato Russo sempre fez links interessantes com a história do Brasil.

      Abraços.

  • Eriton

    Esse cast me deu uma nostalgia enorme. Me lembrei das aulas de Literatura com o professor Luís Antonio (vulgo: Lucien!) que me fizeram gostar de literatura. Eu gostei bastante também da temática do podcast de falar sobre os movimenstos literários e tal (eu tava precisando mesmoXD) e principalmente da explicação sobre o renascimento (nunca vi melhor. KAME HAMEE HAAAAA!). Eu também gostei de vocês terem falado sobre o Pe. Antonio Vieira eu ja li um sermão dele e realmente lhe da aquela sensação de “Eu num concordo, mas vou concordar so pela oratória”
    E por fim meu muito obrigado por fazer um cast tão bom sobre um tema que sempre pareceu chato XD valeu!!!

    • Eriton,

      Nostagia? ahuahauhauhau Obrigado!

      Fico feliz que tenha gostado do programa e a explicação do renascimento ficará para as lendas do podcast.

      Abraços.

  • Olá a todos;

    Esta é a segunda edição do CabulosoCast que estou ouvindo e embora já os tenha parabenizado no cast anterior, reitero agora os meus parabéns pelo trabalho.

    Sério mesmo; este cast sobre quinhentismo ficou excelente e superou minhas expectativas – afinal, a história do Brasil apenas recentemente começa a ser bem contata – ao menos para os leigos como eu – e dificilmente se mostra atrativa como o foi este episódio.

    Vou inclusive recomendar que minha esposa faça propaganda do episódio para os professores de história/literatura do colégio onde ela trabalha.

    Gostei também de saber da existência do “Padre Modófocker”, rsrsrs. Fico surpreso por apenas aos 27 anos tomar conhecimento de um texto como o dele, que me chamaram muito a atenção. Vou inclusive estudá-los como referencias para o livro que estou a escrever.

    Saudações a todos e até a próxima.

    • Éder,

      Ao ser seu comentário posso afirmar sem medo: “Cumprimos nossa missão”. O objetivo do CabulosoCast sempre foi levar a literatura a todas as pessoas abordando os mais diferentes temas. Nunca pensamos em falar apenas para que lê, mas para todos.

      Muitas pessoas desconhecem os movimentos literários e ignoram algumas curiosidades fascinantes que abrilhantariam cada movimento. Estudar os movimentos literários é muito mais do que decorar datas e características para fazer uma prova.

      Muito obrigado.

      Abraços.

  • Mariana

    Comecei a ouvir o podcast a pouco tempo, e acho sensacional como vocês conseguem transformar um assunto que pode parecer chato em algo muito interessante! Apesar de eu gostar muito dos livros de José de Alencar, percebi quanto a literatura nacional em todos os seus gêneros é desconhecida e por isso desvalorizada.

    • Mariana,

      Obrigado pelos elogios e fico feliz em sentir que atingimos o objetivo neste programa. E sim, Mariana, a literatura nacional ainda é muito desconhecida pelos brasileiros ou cercada de preconceitos (talvez traumas do ensino médio).

      Abraços.

  • Demorei a ouvir o cast, não pelo tema ou achar chato, mas pq deixava pra ouvir enquanto fazia exercicios e isso sim é chato. Então me perdoe a demora no comentário Lucien.
    Como todos os comentários anteriores, tenho que elogiar o dinamismo nesse programa. Falar sobre Movimentos Literários além de ser trabalhoso é arriscado. Mas vocês cumpriram sim a missão e com muito êxito.
    Não lembrava de praticamente NADA do Quinhentismo – tanto que qdo Lucien me falou que iria gravar esse cast, me perguntei: Que merda é isso? – mas o cast me fez lembrar bem aos poucos e de uma forma muito divertida. Consegui me interessar sobre o assunto e os trechos dos sermões do Pe. Antônio Vieira me tocaram.
    Parabéns a vocês por mais um cast bem feito, instrutivo e divertido.
    Abraços!

    • Pri,

      Dessa forma o coração de pedra deste pobre bibliotecário pode voltar a bater. Você pensou isso mesmo, ah! Mas este mês alguém vai receber um desconto no boleto bancário. hauauahauhau Ou melhor… não (já que elogiou!).

      Abraços.

  • Lucas Breno

    Alguém pode me dizer por favor o nome da musica que toca ao 3:53min ? por favor, já estive procurando essa musica por muitos lugares e não acho, alguém sabe alguma informação sobre ela? passa em qual filme, nome, álbum…por favorrrr!!!!

  • Lucas Breno

    te amo!

  • Gostei muito da iniciativa, acho importante discutir a literatura nacional. Como também curto História, estou ansiosa pelos próximos programas, é sempre bacana conhecer o espírito da época e a sua relação com o movimento artístico vigente.

    • Tanko,

      Muito obrigado pelo apoio! São comentários como esse que nos dão gás para continuarmos com projetos como este.

      Obrigado mesmo!

  • Renato

    Olá.

    Cheguei aqui através do Podcast Visão HIstórica. Tinha um link nos comentários, em um dos episódios sobre a colonização do Brasil.

    Gostei mto da abordagem sobre o Quinhentismo. E estou ansioso para ouvir as próximos movimentos literårios. Um programa que irá falar sobre Gregório de Matos promete!

    • Renato,

      Muito obrigado pelo seu comentário, espero que acompanhe nossos outros episódios.

      Seja bem-vindo a família Cabulosa.

      Abraços.

  • Renato

    Oi Lucien,
    Estou ansioso pra que saia outros episódios relacionados às escolas literårias. Alguma previsão?

    Sobre “Sermões”, lembrei de uma série para adolescentes da cultura que mistura o universo literário, com as questões do dia a dia de uma adolescente.
    Aqui vai um link do episódio que fala dos sermões de Vieira:

    http://www.youtube.com/watch?v=sCnXea0d89M

    Abraço.

    • Renato,

      A previsão é que saia um por ano, pois este episódios demandam pesquisa e estudo. O episódio deste ano vai ao ar no mês de setembro.

      Que link fantástico! Não conhecia estes episódios, muito obrigado mesmo! Vou divulgar na próxima leitura de e-mails do CabulosoCast Drops #20.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • rodrigo cordeiro

    Nosso parabens ao leitorcabuloso ,Quinhentismo nunca mais sera aquela decoreba de sempre! Vlw