RESENHA: UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ DA LEANNE HALL

0
Capa de "UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ"
Capa de “UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ”

 

Edição: 1
Editora: LeYa Brasil
ISBN: 9788580440294
Ano: 2012
Páginas: 224

Uma menina numa missão para esquecer. Um garoto que uiva. No subúrbio de Timidez, onde o Sol nunca nasce e as fronteiras crepitam com uma energia estranha, MeninoLobo conhece uma estranha no Hotel Diabetic.

Ela fala o seu nome: MeninaSelvagem, e ela o desafia a ser o seu guia pela noite sem fim.

Mas eles são assaltados pelos Moleques. E o que acontece está se movendo, despreocupado… perigoso. Há coisas que apenas podem ser ditas na escuridão. E uma longa noite é tempo suficiente para mudar uma vida.

Olá Ouvintes Leitores! Quando eu escolhi “UM MUNDO CHAMANDO TIMIDEZ” da escritora Leanne Hall como livro de parceria do mês de Junho da Editora LeYa, tinha uma ideia fixa de como era o enredo deste livro. Talvez, isto tenha se dado por culpa da capa que transmitia a impressão que se tratava de um livro infanto-juvenil com um enredo sobre dois jovens tímidos que teriam de enfrentar juntos, em um mundo fantástico, uma aventura para superar seus problemas.

Isso era um conceito tão fixo em minha mente que comecei a ler aquela inusitada história, e várias vezes precisei retornar a ler a sinopse, pois eu não acreditava que tinha sido enganada tão facilmente por uma capa. Mas a verdade leitores, fui completamente iludida pela capa do livro.

No entanto, isto não foi algo negativo, de maneira alguma, foi sim, algo muito positivo. Confesso que nunca li nada parecido com o enredo de “UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ”, pois tudo foi tão novo e inusitado nesta dita, fantasia urbana, que não consegui largar a leitura quando comecei.

Mais o que realmente conta a história deste livro?

Com um título que parece retratar uma timidez abstrata, mas que na verdade traz uma timidez bastante concreta, pois existe realmente um lugar chamado Timidez, e é neste lugar que mora, ou se esconde, o nosso protagonista e guitarrista MeninoLobo, que costuma misteriosamente uivar pela noite. E num bar fora dos limites da quase deserta Timidez, ele encontra, MeninaSelvagem, uma garota que quer a todo custo fugir de seus problemas e embarcar na misteriosa cidade onde o sol nunca nasce.  A solidão que envolve ambos, junto com a vontade de extingui-la, juntarão estes dois personagens que enfrentarão sua própria escuridão, além de meninos de rua viciados em açúcar e claro, a perigosa e obscura, Timidez.

O enredo ainda pode parecer infantil, principalmente pelos personagens que não possuem nomes ou até pelos vândalos viciados em doces, no entanto, os problemas pessoas que envolvem tanto a cidade quanto os protagonistas, fazem a história tomar um rumo mais maduro, já que MeninoLobo e MeninaSelvagem, escondem traumas do passados que precisam ser resolvidos e Timidez forçam eles a encarar isto de frente.

Curiosamente, a cidade, é o único elemento, até o momento, que traz algo de sobrenatural à trama, visto que não aparece ao decorrer da história, mais nenhum artifício que indique isto. Não sei se ao decorrer dos dois últimos volumes da trilogia, a autora vai incorporar mais alguns elementos fantásticos a sua história. Quem sabe o uivo do MeninoLobo  pode ser um indício.

Também não posso deixar de citar que o grande charme deste livro, além da narrativa alternar entre MeninoLobo e GarotaSelvagem, é uso do suspense e do inusitado, artifício este, que a autora recorre para seduzir o leitor a não desgrudar das páginas do livro.

Por isso, “UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ” foi uma das maiores surpresas do ano e por que não, uma das leituras mais surreais. Recomendo a todos os leitores que estão lendo esta resenha, para confirmar com seus próprios olhos uma deliciosa fantasia urbana, que tenho certeza, muitos não vão se arrepender em descobrir os mistérios que envolvem a obscura Timidez.

E então leitores, vão arriscar?

NOTA: 

AVALIAÇÃO: LEITURA CABULOSA!!!

Compare as capas! Confesso que a capa nacional apesar de ser linda e vazada na imagem dos personagens, dá a impressão de um livro infanto-juvenil, já a capa australiana passa mais a impressão de mistério e estranhamento. Gostei mais da capa original e você leitores o que me dizem?

Capa nacional e capa original de ‘UM MUNDO CHAMADO TIMIDEZ”