RESENHA: “O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO” DO DOUGLAS ADAMS

2

ATENÇÃO: A parte em vermelho contém SPOILERS do primeiro livro.

No Guia do Mochileiro das Galáxias conhecemos Arthur, terráqueo agora sem lar, que viaja com o mochileiro Ford, o ex-presidente Zaphod e outra terráquea – a última – na nave Coração de Ouro, visitando vários planetas – muitos deles por acidente.

Arthur descobre que a Terra era na verdade um experimento feito pelos ratos (!) para descobrir a resposta da questão da vida o Universo e tudo o mais. Constroem então um super computador para encontrar a resposta. Ele demora alguns milhões de anos para dar a resposta que é: quarenta e dois. Descobre-se então que é necessário encontrar a pergunta para a resposta.

Em O Restaurante no Fim do Universo a viagem continua. O lugar que dá título ao livro é onde os clientes sentam-se para degustar uma boa refeição enquanto apreciam o fim do universo.

Depois de saírem do restaurante, roubam uma nave em um momento ruim e usam o teleporte constante na nave para escapar de uma situação bastante desesperadora.

Como o teleporte não tinha nenhum controle, Arthur e Ford acabam em uma nave enorme onde o capitão toma banho há três anos e abriga milhões de corpos congelados esperando um planeta para finalmente acordarem. Com a ajuda de Ford eles aterrissam em um planeta muito agradável onde acabam descobrindo que viajaram para o passado e que Arthur conhece o tal planeta…

Por mais incrível que pareça, achei esse segundo volume mais divertido que o primeiro.

A vaca no restaurante oferecendo partes de seu corpo e depois dizendo que iria se matar com bastante humanidade, as pessoas na nave que encontra o planeta agradável e como suas decisões ridículas irão decidir o futuro da humanidade… tudo isso torna o livro hilário.

Conversando com algumas pessoas, soube que muitas começam a ler a série e desanimam. Acredito que isso se deve a algumas partes do livro que possuem uma leitura mais cansativa, porém é algo bem passageiro. Experimentem continuar e tirem suas conclusões.

 NOTA:

Ficha Técnica:

Nome original: The Restaurant at the End of the Universe
Editora: Sextante
Autor: Douglas Adams
Origem: Estrangeira
Ano: 2010
ISBN: 978-85-99296-95-0
Número de páginas: 173
Skoob

  • Rita souza

    esses livrs são um melhor q outro né?

    • É mesmo Rita! Estou acabando o terceiro livro e está ainda melhor! Não demora mto a sair a resenha =)