PODCAST: CABULOSOCAST #31 – DICAS DOS MESTRES

45

vitrine-de-destaque-do-cabulosocast-31Bem-vindos, Cabulosos! O CabulosoCast está no ar! E neste programa, cumprindo uma obrigação literária para com os ouvintes que sonham em publicar seus livros, em vê-los na prateleira de uma livraria Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10) e Priscilla Rúbia (@Priscilla_Rubia) vão discecar Eduardo Spohr (@eduardospohr), Eric Novello (@cericn) e Ju Costa (@JuCosta_Fantasy) tentando estrair destes brilhantes e bem-sucedidos escritores de fantasia nacional as dicas, experiências e manhas que os fizeram transformar seus sonhos em realidade.

Um programa imperdível para quem deseja publicar seus livros, como também para quem quer compreender mais sobre a dinâmica do mercado editorial. Bom episódio para vocês!

 CITADOS NO PROGRAMA

ASSINE NOSSO FEED

Assine nosso feed http://leitorcabuloso.com.br/feed/podcast/

NOSSA PÁGINA NO iTUNES

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

NOSSA PÁGINA NA KOMBO PODCASTS

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

NOSSA PÁGINA NO YOU TUNER

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

MÍDIAS SOCIAS

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

QUER DEIXAR UM RECADO DE VOZ?

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio: 126 minutos

ATENÇÃO!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Bom episódio para vocês!

VERSÃO EM ZIP

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

  • Rita souza

    nossa deve tar demais!!! Baixando

  • Sem leitura de emails? Vai ser feita naqueles programas à parte, tipo “drops”? Bom, não ouvi o cast ainda, mas é o próximo da minha playlist. Espero poder ouvi-lo ainda amanhã, mesmo 🙂

    • Márcio,

      Espero que goste, não esqueça de voltar para deixar suas impressões.

      Abraços.

  • Parabéns, o conteúdo do podcast foi muito bom, e a edição também merece parabéns, até uma certa altura eu estava impressionado com a qualidade da edição.
    Eu não queria ser o cara chato que sempre arrasta uma crítica, mas acho que é pro bem, então 2 coisas, acho que, apesar dos participantes muito qualificados e do bom conteúdo, o episódio poderia ser menor, uma lapidação um pouquinho maior teria deixado só o diamante desse podcast, são sutilezas, não compromete de forma alguma, mas é sempre melhor deixar um gostinho de quero mais do que o cliente enfastiado, creio eu.
    O outro ponto também é detalhe, a edição como já disse foi muito boa, mas em alguns momentos para destacar o que o participante falava a música foi elevada a um nível bem mais alto, alguns segundos, sei é detalhe, mas eu saia do clima, era como se eu acordasse.
    Não crítico o uso, apenas a intensidade, pois o clima que foi criado durante o começo me fez mergulhar na conversa de vocês, e quando ocorreu a primeira subida no volume eu embarquei e de repente subiu tanto que eu cai, e voltei pra realidade, e isso aconteceu antes da 1ª hora, se não fosse por isso seria O cabulocast.

    • Ivan,

      As pessoas podem achar você chato, mas para mim, você é um ouvinte valiosíssimo! Eu estou sempre preocupado com a qualidade do programa e seus comentários tem me ajudado muito, existem muitos ouvintes que deve ouvir o cabulosocast, encontram os problemas que você vem apontando e abandonam o programa, pelo menos você se mostra preocupado e interessado na melhoria e evolução do cabulosocast. Obrigado por confiar e apoiar nosso programa a ponto de criticá-lo.

      Obrigado e Abraços.

  • Ah! Queria dar mais uma sugestão, tem um autor Marcus Achiles, ele escreveu um livro chamado Danação, trama que envolve fantasia e folclore brasileiro, seria muito legal se vocês convidassem ele para falar sobre literatura fantástica e folclore aqui no Cabuloso, o dia 22 de Agosto foi dia do folclore, ainda dá tempo de aproveitar o tema., e é algo praticamente inexplorado nos podcasts que ouço 🙂
    Ele tem este blog http://folclorefantastico.blogspot.com.br/ o twitter dele @marcusachiles

    • Ivan,

      Infelizmente estamos em um ritmo de gravação estressante só para você ter uma ideia, ontem publiquei o cabulosocast 31, mas já gravamos o #34. Contudo vou anotar sua indicação na pauta de 2013 e assim podemos até ler o livro deste autor antes da entrevista.

      Abraços.

    • Ivan, o Marcus é nosso parceiro e já li o livro dele, que é realmente mto bom. Só que infelizmente, como Lucien disse a coisa ta meio corrida, mas é uma ideia ótima!
      Obrigada

  • Anael Ribeiro

    Conheci o pod há pouco tempo, mas já ouvi muitos episódios e esse certamente foi um dos melhores… Parabéns!

  • Ainda ouvindo, mas quero comentar uma coisa: só de ter música da trilha sonora de Hook: A Volta Do Capitão Gancho lá no meio já merece uma nota 10, para mim.

    De qualquer forma, estou adorando o papo. Não que eu pretenda um dia escrever livros, ou até mesmo contos. Isso não é a minha praia. APESAR DE QUE… desde que assisti um dado episódio da série Crusade, spin-off de Babylon 5, lááá na virada dos 90/2000, tenho uma ideia que fica martelando minha mente, mas nunca consigo parar para pensar em desenvolver além do argumento inicial. Como falei, não sou de escrever 🙂

    • Márcio,

      A trilha sonora foi uma escolha especial para este episódio! Ela ficou martelando na minha cabeça o tempo todo!

      Também não sou de escrever, mas tive um grande orgulho de participar deste programa.

      Obrigado.

      Abraços.

  • Olá! Achei o bate papo muito instrutivo. Quem tem vontade de ser escritor deve ter adorado as dicas (eu achei algumas muito boas, mesmo não querendo seguir este caminho). Acho que ajuda até a melhora as resenhas. =)

    beijos

  • Olá pessoal.

    Vamos aos pontos do CabulosoCast.

    Positivos: Os convidados, até pelo nível das figuras, acrescentaram muito ao programa. Quem se interessa pela escrita, já sabe por onde começar; ouvindo este CabulosoCast.
    Um ponto interessante a ser citado é a humildade destes escritores. E poxa, parabéns Lucien, você reuniu num mesmo podcast os dois brasileiros que estão na minha “top list” de escritores; e que na minha opinião não devem em nada para os outros. A Ju Costa eu não conhecia.

    (Quase) Negativos: É um erro que frequentemente eu também cometo na edição do LiteratusCast, no final da fala de um bloco a trilha crescer, o que é normal, mas acabar cobrindo a fala do convidado.
    Em alguns momentos do CabulosoCast, pareceu que foi gravado em duas etapas, na primeira com o Eric e com a Ju, na outra com o Eduardo.
    Outro detalhe, duas horas de CabulosoCast!? Podia ter feito em dois programas, mas pelo alto nível do programa está perdoado… hehe.

    Pessoal, só fiz estes comentários porque entendo a maturidade e o comprometimento do Lucien com este programa.

    Parabéns pelo Cast.

    • Vilto,

      Você descobriu nosso segredo! Sim, Eduardo gravou separado da Ju e do Eric, por isso até mesmo senti necessidade de incluir as perguntas novamente. Quanto ao momento da trilha subindo senti isso e não vou mais cometer esse erro, prometo!

      Nunca se sinta constrangido em apontar nossas “cagadas”, já que não tenho o menor pudor quando faço crítica a outros podcasts que ouço.

      Dividir em dois programas? Infelizmente não pude para não comprometer a quantidade de comentários por episódio, como aconteceu no CabulosoCast #24a e #24b.

      Obrigado pelo puxões de orelha.

      Abraços.

  • Saudações aos amigos cabulosos,
    Um programa de grande valor, principalmete para os que se arriscam no caminho das letras como eu. Uma das partes que mais gostei foi quando o Spohr disse que não somos obrigados a ler tudo só pra demonstrar para os outros. LER deve ser SEMPRE um grande PRAZER, já basta os tempos de escola e faculdade que temos quer ler obrigados. Parabéns pelo ótimo programa e aproveito a oportunidade para fazer o jabá do vidabeta.com.br onde inclusive o Spohr também já participou do cast. Grande abraço!!!

    • Robson,

      Muito obrigado pelos elogios! Essa parte que o Spohr falou acho que foi um alívio para muitos ouvintes!

      Não se preocupe quando ao jaba que está garantido!

      Abraços.

  • Legal aqui =D é bom saber sobre novos podcasts, ainda mais sobre os de qualidade!
    O Eduardo Spohr divulgou na Skynerd e aqui estou e baixando!
    Só pra saber: Lucien, és realmente um bibliocário? Se você for, eu o saúdo! Também faço parte da “librarian’s brotherhood” 😀

    Abraços e parabéns pelo site e pelo podcast!
    Muito sucesso e livros para vocês 😉

    • Tatiane,

      Infelizmente não sou bibliotecário, esta é apenas a alcunha que sou chamado no programa.

      Obrigado por baixar nosso podcast espero que ouça e goste! Aceitamos críticas também!

      Abraços.

  • Lucien, só uma crítica: Tira essa alcunha que tu é moleque!

    Brincadeira!

    Contanto que espalhe por aí a palavra “bibliotecário” de uma forma positiva, nós da librarian’s brotherhood o felicitaremos!

    Obrigada!

  • Lucien, Priscilla, Ju, Eric e Eduardo;

    Primeira vez que estou ouvindo o cabulosocast e já ouvi um que tem muito a ver com o meu desafio do momento (estou já a seis meses na empreitada de dar continuidade a um livro que engavetei há muitos e muitos anos).

    Gostei das dicas e já a segunda vez que conto aí com os sábios conselhos do mui humilde Eduardo Spohr (a primeira foi em outro podcast – o NerdCast Profissão Autor).

    Gostei muito também de conhecer o trabalho da Ju Costa e do Eric Novello (e fiquei bastante curioso para ler os livros destes).

    Falando um pouco sobre o tema que vc’s abordaram no podcast, tenho aí um comentário para fazer; é uma dificuldade que eu tenho como escritor-aprendiz e que não tem nada a ver com o desafio de escrever o livro em si:

    No meu caso, o mais difícil é conciliar o meu trabalho (analista de sistemas) com o meu hobby de escrever (se é que posso chamar assim, pois estou levando muito a sério).

    Mas estou aí na luta – e devo dizer “sem retirada, sem redição, pelas leis dos espartanos vou lutar e morrer”! Espero estar com o primeiro livro concluído até o final do ano – e como já disse o Eduardo, pelo menos terei passado pele experiência de ter concluído (bem ou mal) um livro.

    Bom, agradeço ao podcast e continuem com o trabalho de vocês.

    Ass: O Bibliomante.

    • Éder,

      Obrigado pelos elogios e sempre ficamos felizes em ajudar os novos escritores.

      Essa sua dúvida vou passar para a Ju responder certo?

      Seja bem-vindo a família Cabulosa! Recebemos você de braços abertos e numa felicidade inacreditável!

      Abraços.

    • Priscilla Rubia

      Éder, primeiramente, obrigada pelo comentário =)
      Segundo, sobre como conciliar trabalho e escrita e tirar tempo para escrever: esses dias li uma entrevista que Gaiman fez ao King e ele disse que se vc escrever uma página por dia, no final do ano vc vai ter um romance de mais de 300 páginas! Parece algo óbvio e simples, mas me fez parar para pensar.
      O importante é escrever SEMPRE.
      Abraços!

  • Eriton

    Eu aspirava escrever desde antes de ouvir este cast que me deu mais força ainda para continuar a escrever mais e melhor, Um obrigado ao cabuloso cast por me proporcionar este cast alem de inspirador muito legal e informativo. Eu não sei se um dia vou conseguir sequer publicar um livro, mas podem ter certeza que por culpa deste casy não vou desistir facil. Mais uma vez meu muito obrigado.

    • Olá Priscilla =)

      Agradeço aí a resposta. Estou seguindo seu conselho, mas com as adaptações que venho fazendo já há alguns meses; no começo tentava escrever todo dia, mas acabou não dando certo por causa dos horários do meu trampo, então agora faço apenas anotações, rascunhos e releitura dos meus textos durante a semana, para no Final de Semana dar continuidade ao livro.

      É isso aí. Espero já estar com o primeiro livro até o fim do ano.

      Mais uma vez valeu!

  • Prezados,

    Este episódio em especial ficou excelente por todos os detalhes passados pelos mestres, as dicas de cada um, as experiências compartilhadas.

    Particularmente eu me senti bastante animado com esse podcast. =)

    Parabéns pelo excelente trabalho e continuem sempre crescendo, melhorando e prosperando.

    Abraços!

    • Lucas,

      Mais uma vez sinto-me honrado com seu comentário!

      Se você ficou motivado a escrever então atigimos nosso objetivo.

      Obrigado.

      Abraços.

  • Pode informar o nome da musica que começa logo antes do papo?

    • Vegeta,

      É essa aqui: “True Romance – Hans Zimmer – You’re So Cool – Main Theme”.

      Abraços.

  • Olá! Estou começando meu blog, juntamente com um projeto social, para incentivo a leitura e a escrita.
    Primeiramente, parabenizo pelo ótimo conteúdo. E gostaria de saber se posso postar alguma coisa de vocês no meu blog.
    Claro dando os devidos créditos e o link?
    E claro deem uma força ao projeto!
    Abraço.

  • FFSinval

    Excelente cast. Já havia escutado algumas edições do Cabuloso Cast há algum tempo atrás, mas fiquei um tempo afastado após o hiato do próprio cast. Voltei e estou escutando os mais recentes. Esse cast em especial, com as “dicas dos mestres”, ficou muito bom, parabéns. Gostei das perguntas, opiniões e da participação de cada um dos convidados. Gosto quando vocês fazem podcasts nesse estilo, entrevistando e perguntando sobre as experiências pessoais dos autores quanto aos processos de criação, escrita e publicação de seus livros.
    Continuem animados e mantenham-se firmes nessa ingrata empreitada que eu imagino ser a de podcaster.

    Abraço,
    FFSinval

    • FFSinval,

      Faz tempo que vocês não nos ouve, hein? Escute os mais recentes em ordem decrescente, dos mais novos aos antigos, pois assim você ouvirá do melhor para os episódios antigos que não possuem a mesma qualidade dos atuais.

      Não se preocupe, pois o CabulosoCast não irá acabar nem tão cedo e outros episódios nesta linha virão sim!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Pessoal, conheci por acaso hoje o podcast, e já adicionei aos favoritos. Gosto muito das dicas de outros escritores, em especial do Spohr, pois acompanho o nerdcast há algum tempo. Como sugestão (se ainda não fizeram), gostaria de um programa sobre oficinas literárias. Gostaria de uma indicação de oficinas online. Como moro no interior do RS, dificilmente terei oportunidade de participar de oficinas presenciais. Estou participando da oficina online do professor Marcelo Spalding de Porto Alegre. Estou muito satisfeito com o resultado, ainda mais se tratando de um professor de qualidade. Parabéns pelo programa.

    • Juliano,

      Sugestão anotada, mas acho que seria mais relevante um post sobre o assunto, pois ficaria mais acessível a todos, não acha?

      Obrigado pelo comentário. Seja muito bem-vindo a família Cabulosa.

      Abraços.

  • Achei muito legal! Conheci o podcast através da entrevista que fizeram com o Vianco e já virei fã de vocês. Parabéns pela preocupação com a qualidade e pelo ritmo da conversa. Abraço

    • Felipe,

      Seja muito bem-vindo a Família Cabulosa! É uma preocupação constante na minha edição deixar o podcast com um ritmo interessante que não canse o ouvinte.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Erika

    Amigos, parabéns pelo podcast!
    Por favor, não fiquem bravos comigo, mas como é um podcast sobre literatura e tal não dá pra deixar passar “discecar” e “estrair” na descrição. Eu sei, detesto chatos ortográficos, mas minhas intenções são nobres!
    Continuem com o bom trabalho
    abraços

    • Erika,

      Vou corrigir! E sempre pode nos dar um puxão de orelha quando espancarmos o português.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Tiago Malta

    Ficou foda esse episódio , pra ouvir mil vezes, vou indicar pra mamãe que esta começando a escrever ficção científica

  • Inácio Fantino

    Caríssimos mestres do Leitor Cabuloso: fantástico o podcast. Aprendi demais, mais uma vez, acompanhando o que vocês produzem. Estou longe dos centros principais do país, em matéria de literatura de fantasia e só através de vcs tenho podido ouvir gente do calibre de Eduardo Spohr, Eric Novello e companhia.
    Abraços, caríssimos. E grato, sempre.

  • Engraçado sobre a mudança do personagem, eu tive isso com um personagem do meu livro, mas foi por causa do nome, havia colocado nomes em alguns personagens do meu livro e depois vi que os nomes que eles tinham não combinavam, não que os nomes estavam ruins, mas sim porque eles estavam colocados em personagens errados. Quando eu troquei os nomes a história pareceu fluir bem mais nítida.