Em um post passado a gente conversou sobre o procedimento para registar um livro e sobre como o registro não é a mesma coisa que ISBN.

Mas bem… e o que é ISBN?

ISBN é uma sigla que significa International Standard Book Number (em português é algo como Número Padrão Internacional de Livros) e é – de uma maneira bem direta – aquele código de barras que vem nos livros. O ISBN é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Se você achava que aquele código de barras não era importante, ou que era a própria livraria que o colocava discricionariamente, você estava enganado. É necessário solicitar esse código para comercializar um livro.

As dicas sobre como conseguir o ISBN são mais a nível de curiosidade geral, ou para aquelas pessoas que pretendem fazer uma edição do autor. Digo isso porque, se você já fechou com uma editora, não vai precisar se preocupar com isso: elas geralmente resolvem isso pra você. =) Até mesmo aquelas editoras que cobra um investimento incial para publicar o seu livro: é comum o custo de solicitação do ISBN já vir incluso nesse valor.

Qual o material necessário para fazer a solicitação do ISBN?

Você precisa preencher um formulário, que você pode baixar aqui. É necessário enviar uma folha de rosto do livro e o comprovante de depósito original.

Quais informações são necessárias em uma folha de rosto?

Nome do autor, título e subtítulo (se houver), edição, local, nome do editor ou editora (caso seja publicação independente é só colocar seu nome ou “edição do autor”, mas é melhor colocar seu nome ^^) e ano da publicação.

Para onde eu envio esse material?

Para a sede da Fundação Biblioteca Nacional. O endereço vocês podem encontrar nesse post.

Quanto custa o serviço?

Até o momento de publicação desse post, o valor para solicitação do código é R$ 12,00. Se você quiser solicitar também a imagem do código de barras você deve pagar um custo adicional de R$ 22,00.

Para ver os outros serviços e valores disponiblizados é só olhar aqui.

Eu posso solicitar só o ISBN sem a imagem do código de barras?

Pode. Depois é só você conseguir um gerador de código de barras (facilmente encontrado pela internet) e gerar a imagem.

Em quanto tempo o material chega?

Aproximadamente três dias úteis depois do recebimento do material pela agência.

Como sempre, se vocês precisarem de qualquer ajuda ou tiverem qualquer dúvida, eu estou a disposição. =D

A gente se vê!

  • Rita souza

    eu achava q custava mais caro!! bem assim é melhor!!!

    • É! Antes de publicar meu primeiro livro, eu também imaginava que essas coisas eram bem mais caras! hhahahaha!