RESENHA: “O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS” DO DOUGLAS ADAMS

7

E se você soubesse que o mundo vai acabar? Tá, isso vai acontecer um dia, todo mundo sabe, mas e se você soubesse que tudo explodiria em alguns minutos? E, quem te dá essa novidade é um amigo que revela ser um alienígena. É assim que começamos a conhecer Arthur, um terráqueo normal que tenta impedir a demolição da sua casa para a construção de um desvio. E enquanto ele está deitado na lama para que os tratores não avancem, seu amigo Ford aparece com um ar de pressa e preocupação. O chama para beber porque diz que Arthur vai precisar. Lá Arthur descobre da destruição da Terra, que Ford vem de um planeta perto de Betelgeuse e que ele é um Mochileiro das Galáxias: viaja por toda a galáxia coletando informações. Veio a Terra com um “gozador” mas acabou ficando preso por aqui.

 — Gozador? Normalmente é um filho de papai rico que não tem o que fazer. Fica zanzando por aí procurando planetas que ainda não fizeram nenhum contato interestelar e vai lá pirar as pessoas. […] Vai a um lugar bem isolado onde tem pouca gente, aí pousa ao lado de um pobre infeliz em quem ninguém jamais vai acreditar e fica andando na frente dele, com umas antenas ridículas, fazendo bip-bip […]

Pg. 47

Ford então, juntamente com Arthur, pega carona com os Vogons – um povo nada simpático que destruiu a Terra para a construção de uma via expressa hiperespacial. Assim começa a jornada de Arthur pela galáxia.

Ao longo do livro aparecem outros personagens esquisitos e engraçados, como Zaphod, presidente do Governo Imperial Galáctico, Marvin, um robô maníaco-depressivo e até o computador de uma nave.

O Guia do Mochileiro é famoso pelo seu humor, – e também pelo dia da toalha – ele é recheado de ironias. O livro é divertido, rápido e fácil de ler. Há alguns termos sobre física nuclear e biologia, mas se você não entende muito disso – como eu – a leitura não é prejudicada.

O livro já virou série de TV, filme e até jogo, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro de uma série – Trilogia de Cinco – e em breve pretendo continuar a leitura!

Um ótimo livro para passar tempo e ainda garante algumas risadas.

Nota:

Ficha Técnica:
Editora: Arqueiro
Autor: Douglas Adams
Origem: Estrangeira
Ano: 2004
ISBN: 978-85-99296-94-3
Número de páginas: 156
Skoob