E se você soubesse que o mundo vai acabar? Tá, isso vai acontecer um dia, todo mundo sabe, mas e se você soubesse que tudo explodiria em alguns minutos? E, quem te dá essa novidade é um amigo que revela ser um alienígena. É assim que começamos a conhecer Arthur, um terráqueo normal que tenta impedir a demolição da sua casa para a construção de um desvio. E enquanto ele está deitado na lama para que os tratores não avancem, seu amigo Ford aparece com um ar de pressa e preocupação. O chama para beber porque diz que Arthur vai precisar. Lá Arthur descobre da destruição da Terra, que Ford vem de um planeta perto de Betelgeuse e que ele é um Mochileiro das Galáxias: viaja por toda a galáxia coletando informações. Veio a Terra com um “gozador” mas acabou ficando preso por aqui.
— Gozador? Normalmente é um filho de papai rico que não tem o que fazer. Fica zanzando por aí procurando planetas que ainda não fizeram nenhum contato interestelar e vai lá pirar as pessoas. […] Vai a um lugar bem isolado onde tem pouca gente, aí pousa ao lado de um pobre infeliz em quem ninguém jamais vai acreditar e fica andando na frente dele, com umas antenas ridículas, fazendo bip-bip […]
Pg. 47
Ford então, juntamente com Arthur, pega carona com os Vogons – um povo nada simpático que destruiu a Terra para a construção de uma via expressa hiperespacial. Assim começa a jornada de Arthur pela galáxia.
Ao longo do livro aparecem outros personagens esquisitos e engraçados, como Zaphod, presidente do Governo Imperial Galáctico, Marvin, um robô maníaco-depressivo e até o computador de uma nave.
O Guia do Mochileiro é famoso pelo seu humor, – e também pelo dia da toalha – ele é recheado de ironias. O livro é divertido, rápido e fácil de ler. Há alguns termos sobre física nuclear e biologia, mas se você não entende muito disso – como eu – a leitura não é prejudicada.
O livro já virou série de TV, filme e até jogo, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro de uma série – Trilogia de Cinco – e em breve pretendo continuar a leitura!
Um ótimo livro para passar tempo e ainda garante algumas risadas.
Ficha Técnica:
Editora: Arqueiro
Autor: Douglas Adams
Origem: Estrangeira
Ano: 2004
ISBN: 978-85-99296-94-3
Número de páginas: 156
Skoob
 



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


