CabulosoCast #29 – Uma barata chamada Kafka

7

Bem-vindos, leitores cabulosos. O CabulosoCast, o seu podcast de literatura e humor, está no ar! E neste programa, Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10) e Sr. Estranho (@meninoestranho) convidam Felipe de Oliveira (@FelipeMusico) do PódeEstante e Diogo C. Scooby (@diogocscooby) do Cadeia de Eventos para falar de um dos maiores clássicos da literatura A Metamorfose de Franz Kafka. Bom episódio para vocês.

COMENTADO NA LEITURA DE E-MAIL’S

Links da Rita:

CITADOS NO PROGRAMA

MÍDIAS SOCIAS

ASSINE NOSSO FEED

Assine nosso feed http://leitorcabuloso.com.br/feed/podcast/.

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@gmail.com (COMO VAMOS MUDAR DE HOSPEDAGEM NOSSA CONTA DE E-MAIL SERÁ SUSPENSA, POR ISSO USEM O NOSSO ANTIGO E-MAIL).

QUER DEIXAR UM RECADO DE VOZ?

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio: 96 minutos

ATENÇÃO!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Bom episódio para vocês!

VERSÃO EM ZIP

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

  • Olá pessoal do CabulosoCast.

    Primeiramente, gostaria de parabenizar o novo site; o CabulosoCast merece uma casa deste nível!

    Sobre a leitura de e-mails, diga a Serena que todos os elogios sobre o CabulosoCast se estendem a ela também. A Serena é o anti-herói do C(F)abulosoCast.

    Eu li “A Metamorfose”. Acho incrível como o protagonista encara a situação, avaliando e observando seus novos hábitos sem se desesperar por aquilo que se tornou.

    Tem uma frase no livro que quase não é citada, mas me marcou muito, é a seguinte: “ele era apenas um homem do chefe…”. Não sei explicar exatamente o porquê, mas acredito que desperta aqueles ideais libertários sobre a escravização através do trabalho.

    Enfim, A Metamorfose é uma obra que vale a discussão. Parabéns a vocês pelo o ótimo podcast!

    • Grande Vilto,

      Essa frase citada realmente condiz com a condição do Gregor e me lembrou o início do Tempos Modernos no Chaplin numa alusão entre as ovelhas e os trabalhadores entrando na fábrica, recorda?

      É um livro incrível mesmo e como disse o Diogo, convidado do programa, podemos divergir para várias interpretações.

      Não propage esse “C(F)ablosoCast”, pelo amor de Deus! Senão daqui a pouco vão dizer que somos convencidos.

      Abraços.

  • Olá, meninos!
    Acabo de ouvir o podcast e escrevo para elogiá-los!! Fantástico! Divertido e sério ao mesmo tempo! Para mim, a literatura sempre foi uma fonte de conhecimento do mundo e os textos do Kafka, por mais perturbadores que sejam, sempre me mostraram a nossa sociedade (a sociedade humana) pois, quanto mais fantasiosa e absurda parece a história, mais se parece com o mundo real! E esse ponto foi um dos que mais gostei no programa: associar as “metáforas” (ou “não-metáforas”) do texto com as nossas angústias e sofrimentos reais (diga-se que, acordar cedo é muito sofrimento! rs). Por fim, parabéns mais uma vez por tratarem a literatura como algo próximo a nós mortais e não como algo difícil ou inacessível como, infelizmente, muitos que se dizem “estudiosos” da matéria fazem por aí! É isso!
    Abraço!

    • Sara,

      Muito obrigado por este comentário que enaltesse o coração deste pobre Bibliotecário. Lembre-se de que os convidados sempre contribuem para o tema ficar tão interessante. É fabuloso perceber que a literatura consegue nos incomodar, mesmo quando parece, em determinados casos, “maluca e paranóica”.

      Obrigado mais uma vez pelo seu comentário.

      Abraços.

  • Ficou muito bom o podcast, vocês conseguiram explorar vários aspectos da obra, e esse toque de humor amargo do cachorro solitário combinou bem com o tema.
    Aproveito para contribuir com este filme, uma das muitas adaptações de A Metamorfose, mas. das que vi, esta russa é a melhor.
    Prevrashchenie(Metamorfose) http://youtu.be/6F5bRrzDuFQ , tem muitas legendas por aí, então não se assustem com o idioma, é só baixar e assistir.
    Ficarei contente caso vocês tenham oportunidade(tempo) de assistir, comentar o que acharam em um próximo episódio.

    • Ivan,

      É sempre maravilhoso quando consigo finalizar uma edição e percebo que tivemos informação + bom humor.

      O filme que você citou vai para a seção de feedback dos ouvintes e com certeza assitirei e farei um post no site deixando minhas impressões.

      Obrigado como sempre!

      Abraços.

  • Tiago Loco

    O cast foi muito bom. Só a errata de dizer que o Kafka era alemão, mas de resto de boa…