VIDEOCAST: ESTANTE CABULOSA #009 – RESSACA LITERÁRIA

16


Saudações literárias, Leitores Cabulosos! Mais um videocast temático e desta vez Lucien o Bibliotecário e Serena vão falar de um assunto muito comentado entre os blogueiros de livros a tão comentada Ressaca Literária. Depois de assistir a vários vídeos, esses cabulosos irão abordar um assunto de um ângulo um tanto que diferente, será que você sofre de ressaca literária? Ou está fazendo da leitura um vício? Saiba mais neste polêmico episódio do Estante Cabulosa. Boas Leituras.

NA PLAYLIST (ORDEM DO VÍDEO)

A-ha – You are the one

Depeche Mode – Just Can’t Get Enough

Billy Idol – Dancing With Myself

Bryan Ferry – Don’t Stop The Dance

COMPRE OS LIVROS PELOS LINKS PATROCINADOS

ASSINE NOSSO CANAL

O Leitor Cabuloso tem um no You Tube para assiná-lo clique aqui.

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que viu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do videocast? Então envie um e-mail com seu nome, idade, onde mora e profissão para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

QUER MANDAR UM VÍDEO-COMENTÁRIO?

Com preguiça de escreve? Então mande um comentário em vídeo! Para fazê-lo basta gravar um vídeo seu de no MÁXIMO 1 MINUTO (UM MINUTO) com seu nome, idade, onde mora e profissão e enviar para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

 

  • Oi pessoal!

    Devo discordar de vocês em alguns pontos do vídeo. Eu sou um desses blogueiros que vocês citaram (se não o que pode ter inspirado à feitura do mesmo) que leem 3-4 livros em uma semana, como Serena constatou na minha última Caixa de Correio. Isso não significa que eu não viva a minha vida, ou que eu só tenha esse tipo de atividade. Acredito que, sabendo administrar bem, tem-se tempo para tudo.

    Concordo que alguns blogueiros vivem para seus blogs, e acho isso absurdo. Um blog deve ser um hobby, um lazer e não uma obrigação, que você deva abrir mão de fazer várias coisas só pq tem livros de parceria para ler. Sim, há alguns deles que recebem dinheiro com seus anúncios, e já vi gente desempregada dizer que é tira seu sustento do blog.

    Cada um sabe o que lhe convém. Se são felizes lendo 5-10 livros por semana, que bom! Não desrespeitando nem incomodando ninguém, qual o problema? Deixa eles lerem! Cada um sabe como ter o seu próprio Carpe diem.

    • Marcos,

      Acho que você confundiu as coisas. O que dissemos foi que se você sente ressaca literária, não deveria procurar maneiras de continuar lendo. Se, no seu caso, você lê de 3 a 4 livros por semana e consegue realizar outras atividades, logo está tudo bem!

      Tudo em excesso faz mal!

      OBS.: Existem blogueiros que consegue tirar dinheiro do seu blog?! Vou dizer para a Serena que ainda existe esperança.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • @cyberlivingdead

    Olá, Lucien e Serena!
    Nossa! Vocês dois são uma dupla cômica excelente! kkkkkkkkkkkk Se tudo der errado, façam shows de comédia! No caso dos leitores seria: A livraria foi que botô pra nós ler! kkkkkkkkkkkk Já cheguei a passar por uma ressaca literária que durou mais ou menos dois meses, faz alguns anos já. Todos temos nossa própria vida, contudo…acho que todos temos tempo livre em algum momento do dia. Obviamente que devemos viver tudo que a vida pode nos proporcionar que achamos bom, estar com amigos etc. Eu mesmo sempre largo o livro que for para estar com meus amigos, afinal pessoas podemos deixar de ver por qualquer motivo, porém nós podemos pegar livros a qualquer hora, se perdemos ele, podemos comprá-lo depois. É bom vivermos também momentos sem livros para manter a nossa mente arejada e não transformar o que deveria ser um hobby em algo que nos deixa sobrecarregado. Eu mesmo pretendo trabalhar futuramente em uma editora, porque amo livro, mas isso não é a única coisa que adoro. Eu jogo RPG, video-games, assisto filmes, séries, saio com amigos, durmo à tarde etc. Quantidade não é qualidade, concordo com vocês, afinal ler por ler qualquer um faz, mas ler e saber observar o texto do livro para julgá-lo de forma critica nem todos sabem fazer. Já assisti “A Sociedade dos Poetas Mortos” e amei! Alguns dos maiores intelectuais foram homens que viveram intensamente o mundo e ficaram bem pouco tempo presos nos livros. Por exemplo: Edgar Allan Poe, Goethe, Oscar Wild e Henry David Thoreau foram homens que viviam amores e saboreavam a noite. Não digo que devemos ser como estes gênios, mas que a vida é curta e temos coisas demais para viver e os melhores livros não nasceram de outros livros, mas de experiências que estão além deles. Parabéns por esta Estante Cabulosa!

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    • Cyber,

      Vou pensar em montar um show de humor! hauauahauhauahuahauhauahua

      A vida realmente é curta! Por isso devemos diversificar nossas atividades para tentar vivê-la intensamente.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Ronaldo Cavalcante

    Excelentes dicas, galera.
    Tudo em demasia faz mal… isso é mais velho que andar pra frente. O lance é dosar mesmo… a não ser q a paixão do cara seja ler, ler e ler… daí apoio totalmente, duvido que tenha uma ressaca literária.

    Não tenho essa habilidade e tempo para ler tantos livros por semana ou mês… gostaria de ter, mas não consigo. Gosto de realmente apreciar o que leio, namorar o texto, entende?
    E já me peguei preocupado com esse lance de blogs resenhando alguns livros… vocês recebem tantos e leem tanto que me pergunto se as vezes vcs não fazem uma leitura forçada, muitas vezes até comprometendo a resenha, né? Gostei do que você falou, Lucien, sobre quantidade de livros x qualidade de leitura… dá o que pensar…

    PS: Eu não tinha visto a Serena ainda kkkkkkkk até pensei q ela fosse de mentira hahahah só ouvia os podcasts e uns vídeos que só tinham a voz dela e pensei q era a voz do Lucien alterada ^^
    Com todo respeito, Serena, Vi que vc é casada… mas te achei linda e MUITO alegre… bem a imagem q eu tinha ao ouvir os pods hehehehe… ótimo te “conhecer” (tava enjoando já da cara do Lucien ^^)

    • Ronaldo,

      A Serena era minha voz afeminada????????? WTF! Tava enjoado da minha cara????????? WTF! 🙂

      Esse questão de quantidade versus qualidade é algo que muitos proclamam por ai como status literário, quem lê mais é mais inteligente quem lê de menos é preguiçoso relaxado. Acho tudo uma grande bobagem e isso sempre me afastou da leitura. Como sabia que demoraria muito tempo para ler os livros então para que começar se tem pessoas que lê um livro por dia? Esse tipo de discurso para mim é idiota e sem fundamento. Como disse a Pri, leitura é um hobby, não obrigação.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      • Ronaldo Cavalcante

        Hahahahaha… tava enjoando sim… mas agora deu uma refrescada hehehe

        Para mim é apenas uma questão de habilidade. Se vc lê rápido e assimila tudo, ótimo. Eu realmente não consigo, mas também entendo tudo… mas sei que tem gente que Diz que lê rápido só pra tirar onda de “Leio muitos livros”. Não vejo propósito nisso, maaaas…
        Abração!

  • Ola!!
    Realmente acho que muita gente tá pensando, ressaca literária é pra vc dá um tempo na leitura, só cuidado pra esse tempo não ser longo demais aí vira uma preguiça literária rsrsrsrsrsrs
    Meu ritmo de leitura, eu acho meio lento 1 livro por semana, porém eu não só leio livros como vários outros textos,contos,resenhas, placas na rua rsrsrs e tudo mais, então chega uma hora realmente que satura tanta leitura, pega um cineminha e sair com os amigos para jogar conversa fora mesmo é um santo remédio.
    Ótima dica, realmente preciso de vez em quando de: Carpe diem!!!! Poxa agora deu vontade de assisti sociedade dos Poetas Mortos, na moral Lucien depois da cena, tive um susto quando vcs reapareceram, estava concentrada na cena e nos rostos da foto!!ssrsrsrsrsrsrrsrs
    Bjos!!!

    • Dany,

      Foi mal pelo susto!

      Nem placa de rua escapa de você, putz!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

    • Augusto Tenório

      Me assustei tb, depois de robbin williams falando beeem baixo, lucien grita em seguida

  • Priscilla Rubia

    A palavra ressaca já mostra que é exagero de algo. Ser alguém tem ressaca literária é pq exagerou. Nunca vi nenhum vídeo ou post de blogueiro reclamando de ressaca, mas tb n me agradaria se visse. Claro que a pessoa pode ler 5 livros por semana e não enjoar, mas existem aqueles que leem por obrigação e aí a leitura perde o sentido. Ler é pra se divertir, distrair. É uma forma de passar o tempo, um hobby. Qdo se torna obrigação, lógico que perde a graça.
    Claro que existem as parcerias e vc se vê obrigado a ler tal livro, mas, como a Serena disse, as editoras teriam que entender a leitura como algo divertido. O blogueiro irá ler no ritmo dele, sendo livro de parceria ou n. Tem aqueles que nunca lêem, mas aí é outra história.
    Bem legal o Estante, tomara que sirva para abrir os olhos de alguém xD
    Abraços!

    • Pri,

      Eu e Serena assistimos vários vídeos de blogueiros comentando sobre a tal ressaca e por isso mesmo que resolvemos comentar, não citamos nenhum por questão de ética.

      A leitura é realmente um hobby e deveria ser sempre encarada assim.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Rita souza

    É verdade,muita gente leva a leitura a um ponto que os deixa “embriagados”,oq de fato é errado pois nada mais é do que descontração,na maioria das vezes é claro,a questão é q ler 5,6 livros por semana é um desperdicio,calma!!Ñ digo q ler é um desperdicio é sim q quando ñ se degusta a leitura ela se torna pacata,então concluo q quem le demais ñ tem prazer de ler,porq vamos considerar quem ler um “a batalha do apocalipse”em menos de 3 semanas é um monstro…kkkk e no minimo nem deu atenção aos detalhes…
    Adorei o estante cabulosa…bjks………………

    • Rita,

      Nossa mãe leu em uma semana ABbdA, eu li em um mês e percebo que ambos apreciamos o livro. O importante é cada um respeitar o seu próprio ritmo de leitura.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

    • Augusto Tenório

      ABDA eu li em uns 3 dias, mas graças à estória muito envolvente e bem elaborada. E olha que eu estou um preguiçoso literário, demorando mais de um mês para ler um livro de 500 páginas.

  • Karine Roberta

    Serena eu e meu marido adoramos o vídeo! Bjs!