RESENHA: “ESTILHAÇA-ME” DA TAHEREH MAFI + PROMOÇÃO!

30
A belíssima capa de ESTILHAÇA-ME

Olá Ouvintes Leitores! Já escutaram por ai aquela velha frase que “qualquer semelhança é mera coincidência”? A escritora Tahereh Mafi leva isto ao pé da letra em “ESTILHAÇA-ME”. Mas como assim Serena? Ora leitores, com uma personagem que tem o poder de tocar em qualquer ser vivo e sugar sua energia até matar, além de possui uma força sobre-humana, traz à memória de qualquer fã de quadrinhos americanos a personagem Vampira dos X-MEN. Confesso que foi impossível ler esta distopia e não comparar alguns dos elementos incorporados pela autora com os mutantes da MARVEL COMICS.

Antes de destrinchar um pouco mais estas singularidades, vou contar como é o mundo distópico criado pela Tahereh Mafi e lançado este ano pela Editora Novo Conceito.

A belíssima capa de ESTILHAÇA-ME

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Ano: 2012
Páginas: 304

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada.

O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

No mundo onde a humanidade foi dominada por uma fação chamada O Restabelecimento, que comanda com punho de ferro as sobras da humanidade, descartando ou aprisionando tudo que é diferente e fora dos padrões de perfeição estabelecida por eles, Juliette com seus poderes incomuns não escapou da tirania deste novo governo. Aprisionada no isolamento para ser estudada há 264 dias, ela recebe um novo companheiro de sela, Adam, um jovem que parece despertar sentimentos nunca antes sentidos por Juliette.

Ok, agora você deve esta se perguntando onde está a similaridade com os quadrinhos dos mutantes. No início, realmente a única semelhança de “ESTILHAÇA-ME” com o mundo dos comics da MARVEL é a sua personagem principal, a Juliette, que possui poderes idênticos a da Vampira, no entanto, ao decorrer da leitura as igualdades vão ficando mais fortes. Tão fortes, que chego a conclusão que “ESTILHAÇA-ME” provavelmente é um crossover de X-MEN. O que eu quero dizer com isto? Que Tahereh Mafi fez apenas uma fanficition romântica dos mutantes num mundo alternativo, pois não existe nenhum elemento incorporado na sua história que você não vai achar nos quadrinhos americanos.

Até o romance onde a autora poderia ter arriscado algo novo, cai no corriqueiro. Adam é o típico mocinho lindo, musculoso e perfeito. Tão perfeito quanto à própria Juliette que possui um senso de justiça e bondade quase divinos. Já o personagem Warner que parece ser o único protagonista realmente interessante desta trilogia, pois sendo o oposto de Adam e o aparente vilão da trama, não consegue ganhar do previsível romance entre o Adam e a Juliette que a autora preferiu trabalhar.

O único ponto que realmente pode impressionar o leitor é a deliciosa narrativa da Tahereh Mafi, que possui uma escrita bastante lírica, cheia de alegorias, onde as palavras possuem intensidade, cor e cheiro.

Por isso, “ESTILHAÇA-ME” vai levar apenas três selinhos cabulosos, pontuação que chegou tão somente a esta classificação, pela escrita da autora, pois se Tahereh Mafi continuar sem ousar em sua estória, usando sempre o trivial e o corriqueiro, não conseguirá, pelo menos para mim, fazer com que permaneça lendo sua trilogia.

No entanto, aconselho claro, aos Leitores Cabulosos que se arrisquem neste livro e tirarem suas próprias conclusões. Boa leitura a todos!

NOTA:

Avaliação: FODINHA!!!

Book trailer de “ESTILHAÇA-ME”!

Agora que você já leu minha resenha e deve estar querendo tirar suas próprias conclusões sobre este livro, confiram a promoção e siga as regrinhas!

PROMOÇÃO!!!

REGRAS!!!

Se você quer ganhar este maravilhoso Kit de ESTILHAÇA-ME da Editora Novo Conceito basta seguir as tradicionais regras do site:

  • Seguir o twitter do Leitor Cabuloso (@cabulosocast)
  • Dar um “curtir” no facebook do Leitor Cabuloso (como mostra a imagem abaixo)

  • Escrever um comentário RELEVANTE na resenha deste livro e deixar o seu e-mail.
  • A promoção vai de hoje (15/06) e termina no dia (15/07).

Boa sorte!!!

 

  • Quero participar da promoção pra ler e dar minha opinião! Mas uma amiga minha que leu – e tem um gosto muito similar ao meu – disse que não curtiu muito, e depois da resenha eu continuo sem muita empolgação pra ler… Mas nunca se sabe né? =D Beijo procês!

    • Esqueci de botar meu email! ^^
      juliec.costa@gmail.com

    • Verdade Ju, não foi uma leitura que me empolgou, mas vamos ver como a autora vai levar os outros livros!
      Obrigada pelo comentário!
      Mega cheiros!

  • Priscilla Rubia

    Finalmente uma resenha onde diz que o poder de Juliete é “parecido” com o da Vampira de X-Men. Todas as resenhas que li, nenhuma delas citava esse fato. Fiquei com um pé atrás com esse livro exatamente por isso. Porém, ainda tenho curiosidade de lê-lo e vou participar da promo =D
    priscillarubiad@gmail.com

    • Risos, para mim Priscilla foi impossível não comparar! Sim, leia e tire suas próprias conclusões e depois me conta o que achou! Mega cheiros!

  • Paola Alves

    Devo confessar que sou amante da marvel e dos seus desenhos, então esse fato de Juliete ter o poder da vampira já me conquistou.
    Esse enredo está bem na moda, uma Sociedade diferente que comanda a todos.
    Já estou super interessada, e participando da promoção *-*

    • Paola Alves

      Esqueci de botar o email tbm rs
      p_schmidt.12@hotmail.com

    • Que bom Paula que a resenha empolgou você! Quando Ler, me diz o que achou!
      Mega cheiros e boa sorte!

  • Rita souza

    Nossa assim q vi esse livro pensei em x-men agora então,resumindo ele parece ter tudo q uma leitora de quadrinhos vai amar em um livro,mesmo com um romance cliche!!!!
    rytinha@live.com

    • Acho que quem conhece quadrinhos, não tem como não comparar!
      Boa sorte Rita e mega cheiros!

  • Gislayne Perez

    Participando 🙂
    gy_gatta@hotmail.com

    • Gislayne isto é um comentário relevante?! Você não está seguindo uma das regras estabelecidas. Infelizmente se você não comentar estará fora da promoção.

  • Bruna Costenaro

    Já li mtas resenhas desse livro, em geral são positivas e em geral citam a Vampira como personagem que lembra a trama…logo se a Vampira está entre um dos dois x-mens que eu mais gosto: eu quero ler esse livrooo! rs

    bruheadbanger@hotmail.com

    Miquilissss

    • Pena que a personalidade da Vampira não foi para a Juliette acho que seria até mais interessante!
      Boa sorte Bruna e mega cheiros!

  • @cyberlivingdead

    Olá, Serena! Sinceramente, acho que a autora se inspirou sim na vampira de “X-Men”. As “semelhanças” são demais para ser uma mera coincidência, compreende? Não tenho nada contra obras que se inspiram em outras e acho que as “obras filhas” podem até acabar desenvolvendo pontos singulares e ganharem o seu próprio brilho. Essa ditadura não lembra nem um pouco todo aquele lance com os sentinelas e os “amigos da humanidade” (acho que esse era o nome que usavam)…mas vamos lá, isso não quer dizer nada, né? kkkkkkkkkkk Personagens bons demais me deixam um pouco irritado, acho que eles não conseguem cativar. Parabéns pela sua resenha de “X-Men”…ops…”Estilhaça-me” kkkkkkkkkkkk

    cyberpunk_bits@hotmail.com

    • Pena Cyber que a escritora não conseguiu dar seu próprio brilho a história. Realmente Juliette me irrita! ¬¬
      Mega cheiros e boa sorte Cyber!

  • Thalita Vilela

    Acabei de encontrar esse blog e estou adorando. Para falar a verdade eu sou nova ainda e comecei nesse mundo de livros não faz muito tempo e eu vou na livraria e vejo cada livro q da vontade de pegar todos é uma loucura eu queria muito ganhar esse livro amei demais a resenha!!!
    thatavilela@hotmail.com

    • Que bom Thalita, seja bem vinda! Espero ver você mais vezes por aqui comentando!
      Então boa sorte e mega cheiros!

  • Já algum tempo comecei a gostar de livros deste tipo, desde que fiquei sabendo desse livro estou realmente ansiosa para lê-lo, apesar de tantas desaprovações ainda estou muito curiosa sobre ele! Gostaria bastante de o ter em mãos!

    Clarax@hotmail.com

    • Boa sorte Clara e mega cheiros!

  • Já li muitas resenhas sobre Estilhaça-me e a cada uma que leio sinto mais vontade de ter o livro. Quase comprei em uma das minhas idas à livraria, mas acho a sacola um luxo e acabei esperando ganhar em alguma promoção rs.
    Acho que a Juliette parece muito com a Vampira, por isso o meu interesse, já que ela é minha favorita.
    Espero ter sorte dessa vez,
    Beijos.

    rafa.ehlke@gmail.com

    • Risos, realmente a sacola que vem junto é muito bonita e prática Rafaella.
      Boa sorte e mega cheiros!

  • Hum, eu estava com um pé atrás com esse livro, pensando se era tudo isso que li em outros blogs. Que bom encontrar um blog que não fica “floreando” a resenha. Eu me interesso muito por distopia, livros desse tipo, mas tem sido muita coisa “mais do mesmo”.

    • É Bia, não sou muito de florear as resenha, tento sempre falar o que senti durante a leitura e o que me decepcionou, mas é claro que não deixo de incentivar os leitores a tirarem suas próprias conclusões.
      Cadê seu e-mail? Não vai querer participar da promoção?!

      Mega cheiros!

  • José Luis Marçal

    Sinceramente depois dessa resenha perco até o estimulo de ler o livro. Não curto a ideia dos mocinhos serem bons demais, eles são tão comuns, prefiro os ‘anti-herois’, como o livro é inspirado nos x-men eu não reclamaria se aparecesse algum ”wolverine” no enredo.

    zeziitoh@hotmail.com

    • Risos, verdade José só falta o Wolverine aparecer…
      Mas não fique tão desestimulado, eu posso não ter gostado, no entanto você pode gostar…não acha?
      Obrigada pelo comentário e boa sorte!
      Mega cheiros!

  • Driely Meira

    Oiii
    Adorei a resenha
    Desde o lançamento, estou looouca para ler esse livro, primeiro porque a capa é maravilhosa..segundo porque, depois de tantas resenhas que li, acabei ficando ainda mais curiosa e interessada no livro…
    Bjs

    driely.meira@hotmail.com

    • Que bom Driely! Então boa sorte!
      Mega cheiros!

  • Serena, sério que parece fanfiction de X-men? Fiquei chocada! Todo mundo falando tão bem, que fico impressionada quando alguém não gosta tanto assim… Se bem que se a autora não ousou, vai mesmo cair no conceito de algumas pessoas. Mas é como você disse, vou ler para tirar minhas conclusões.

    Beijos!

    monikaremelo@hotmail.com

    • Sério Monique, realmente parece com os X-Men! Eu sei, antes de ler eu tinha altas expectativas já que todo mundo estava falando bem, mas não foi isto tudo…
      Sim, leia que quero saber sua opinião!
      Obrigada pelo comentário e boa sorte!
      Mega cheiros!