No começo da leitura somos recheados com mistérios. Conhecemos Martin, um garoto de quatorze anos, morador da Vila. Na Vila sempre foi noite, sempre é noite. Ela é cheia de lampiões que brilham e iluminam as ruas constantemente. A Vila é subjugada pelos Anciãos. Eles que a governam e a Lei Anciã deve ser seguida à risca. Uma das leis é que a cada seis meses um navio deve partir para o além-mar. Ele nunca retorna. Martin agora é órfão porque seu pai partiu no último navio. Ele está cercado de dúvidas: por que um navio deve partir? Por que ele nunca retorna? O que há no Além-Mar?
Ele divide essas dúvidas com seu melhor amigo, Omar, um apaixonado pelos livros. Decidem perguntar com cuidado para alguém discreto sobre Cristóvão, o pai de Martin. Maya, amiga dos dois e a paixão de Martin, os ajuda a descobrir a pessoa correta. Martin então acaba descobrindo que seu pai teve grande importância na Vila, ele, juntamente com um amigo, montaram uma editora e publicavam livros dos moradores. Livros incríveis. Tanto que foram proibidos pelos Anciãos. Martin e seus amigos decidem então criar um clube de leitura, onde o tema dos livros são coisas que nem imaginavam.Não só a história do livro é boa e nos prende a cada letra, os elementos nela são muito bem construídos. Um deles que gostei bastante foram as morfélias. Elas são uma espécie de serventes. Sempre mulheres rechonchudas, muito parecidas. Elas que ensinam as crianças a ler e escrever. Elas só respondem o necessário, o óbvio e ficam confusas quando algo não é feito na lógica comum. Há também o canhoneiro, sempre sentado em uma grande cadeira de madeira com um canhão voltado para o mar, os Capacetes Escuros, a polícia da Vila. Todos esses elementos deixam a leitura ainda mais gostosa e interessante.
Noite sem Fim é um livro escrito por alguém apaixonado por livros. Vemos isso conforme avançamos na história. Os livros proibidos, o clube da leitura secreto, tudo isso mostrando como a leitura pode (e é) importante para nós. Omar, amigo de Martin é apaixonado pelos livros, Maya, paixão de Martin, é filha do livreiro. Em cada parte vemos o amor pelos livros aparente e quem também sente o mesmo amor delicia-se com cada um desses aspectos.
Noite sem Fim é o primeiro livro de uma série. O final é surpreendente e me deixou muito curiosa e ansiosa para o próximo volume.
Se você é apaixonado por livros, se eles fazem parte da sua vida e tem certeza de que são muito importantes nela, Noite sem Fim com certeza alimentará essa paixão. Super recomendado.
Ficha Técnica:
Autor: Roberto Campos Pellanda
Origem: Brasileira
Ano: 2011
ISBN: 978-85-61541-41-5


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


