RESENHA: “PRESENTES DA VIDA” DA EMILY GIFFIN + PROMOÇÃO!!!

26
Capa de "PRESENTES DA VIDA"

Olá Ouvintes Leitores! Depois de ter ficado encantada com “O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA” e “QUESTÕES DO CORAÇÃO” da escritora Emily Giffin, fui surpreendida mais uma vez com “PRESENTES DA VIDA”, lançado este ano pela nossa editora parceira, Novo Conceito.

Capa de “PRESENTES DA VIDA”

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219947
Ano: 2012
Páginas: 383
Tradutor: Patrícia Dias Reis Frisene

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler.

No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo… Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso.

Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

No entanto, devo confessar que em vários momentos fiquei apreensiva em como a escritora ia me convencer a ler o livro de uma das personagens mais irritantes que eu já li. Sim, leitores, Darcy é uma personagem egocêntrica, egoísta, fútil, superficial, infantil e que adora puxar a sardinha para o seu lado.

E ao iniciar a leitura, é claro que a Darcy não perdeu a chance de contar a sua versão da absurda traição, como a ela adora enfatizar, da sua melhor amiga, Rachel. Para quem leu “O NOIVA DA MINHA MELHOR AMIGA” ou “SOMETHING BORROWED” no original, não vai cair nas armadilhas desta versão dramatizada e cheia de distorções que a Darcy nos conta. Fiquei em alguns momentos até preocupada pensando se alguém que não leu a versão relatada pela Rachel, a amiga traidora, vai cair no papo da amiga traída e injustiçada que a Darcy faz.

Então vou de antemão avisando leitores, se você não leu o livro anterior a “PRESENTES DA VIDA”, fiquem avisados, Darcy é uma mulher morena e linda, como ela diz exaustivamente, mas Darcy é manipuladora e tentará convencer você, que ela é inocente dos fatos e que os culpados pelo seu atual estado de noiva traída é da sua ex melhor amiga e do seu ex noivo Dexter.

Agora convencida que a Emily Giffin iria sim, me fazer a ler versão da fútil Darcy Rhone, comecei a me divertir com as distorções que a personagem faz sobre os fatos que realmente aconteceram, e isto é o que faz o leitor não largar uma página se quer deste livro. Você vai se divertindo com as peripécias que a personagem faz tanto para enganar o leitor, como a si mesma. Darcy tenta de tudo para ser a mártir de uma história que ela está longe de ser inocente, tendo sua grande parcela de culpa em tudo que está acontecendo de ruim em sua vida.

No entanto, a ida da personagem a Londres é o grande ápice da narrativa. Será na cidade londrina com a ajuda de seu amigo de infância Ethan, que Darcy começará a entender que o mundo não gira ao seu redor e, onde irá também descobrir o verdadeiro sentido da palavra amizade e do amor verdadeiro.

A escritora norte americana Emily Giffin foi primorosa em sua narrativa, transformando uma personagem nada agradável em um livro de leitura gostosa, leve e divertida. Por isso, não me canso de repetir leitores, que a escritora Emily Giffin está no ranking das minhas autoras favoritas.

A diagramação, capa e revisão estão de parabéns e eu vi apenas um errinho durante toda a leitura.

Mas tenho uma coisa a reclamar. O título usando na nossa versão de “O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA” e “PRESENTES DA VIDA” é o único ponto que não me agrada na nossa variante tupiniquin.

Nos EUA há uma tradição muito usada pelas noivas chamada, “SOMETHING OLD, SOMETHING NEW, SOMETHING BORROWED e SOMETINHING BLUE”. Ou seja, a noiva ao subir ao altar precisa usar: alguma coisa velha ou antiga, algo novo, algo emprestado e alguma coisa azul para trazer sorte ao casamento. E a escritora Emily Giffin brinca com isto nos títulos dos seus dois livros, por isso o “SOMETHING BORROWED”, o algo emprestado, onde a Rachel supostamente rouba o noivo da melhor amiga, possui este nome. Como o “SOMETIHING BLUE”, o algo azul para dar sorte é o título do livro da Darcy.

Logo não via nada de mais em os títulos terem sido: “ALGUMA COISA EMPRESTADO/ ALGO EMPRESTADO” e “ALGUMA COISA AZUL/ ALGO AZUL” antes de ser “O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA” e “PRESENTES DA VIDA”. E ainda digo mais. Quando o leitor fosse ler os livros poderiam colocar no início, uma notinha do tradutor, explicando um pouquinho do título e conseguintemente esta tradição norte americana tão legal.

Mas como, infelizmente não foi assim que as coisas aconteceram, ignorem um pouco os nomes dados aos livros e se deliciem com “PRESENTES DA VIDA”, que vai levar com muita sobra cinco selinhos cabulosos pois, não consigo dar nota menor para um livro que além de divertido vai ensinado ao decorrer da sua narrativa como as pessoas podem sim, mudar sua maneira de ver e enternder mundo.

NOTA:

AVALIAÇÃO: LEITURA CABULOSA!!!

 

Assistam ao book tailer de “PRESENTES DA VIDA”.

PROMOÇÃO!!!

REGRAS!!!

Se você quer ganhar este maravilhoso Kit de PRESENTES DA VIDA da Editora Novo Conceito basta seguir as tradicionais regras do site:

  • Seguir o twitter do Leitor Cabuloso (@cabulosocast)
  • Dar um “curtir” no facebook do Leitor Cabuloso (como mostra a imagem abaixo)

  • Escrever um comentário RELEVANTE na resenha deste livro e deixar o seu e-mail.

A promoção vai de hoje (19/04) e termina no dia (20/05).

Boa sorte a todos!

Confiram também os links!