RESENHA: A CAMINHO DO VERÃO DA SARAH DESSEN!

10
Capa de "A CAMINHO DO VERÃO"

Olá Ouvintes Leitores! Mais uma vez estou aqui para trazer minhas impressões sobre o livro “A CAMINHO DO VERÃO” da escritora Sarah Dessen que foi lançado no Brasil pela Editora iD. Vou iniciar dizendo que não será uma resenha fácil, confesso que estou tendo uma imensa dificuldade para escrever os meus sentimentos em relação a leitura.

Capa de “A CAMINHO DO VERÃO”

Edição: 1
Editora: Editora iD
ISBN: 9788516065300
Ano: 2011
Páginas: 416

Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

Está sendo tão complicado, caro leitor, que devo confessar, é minha terceira tentativa em escrever estas palavras. Mas, não pensem que o motivo foi por ter sido uma leitura ruim, longe disso. A leitura foi tão fantástica e tão prazerosa que não sei por onde começar. Já me peguei várias vezes angustiada olhando para aquela coluna vertical que fica piscado no editor de texto, esperando que as palavras aparecessem para descrever todos os sentimentos que tive em relação a este livro. No entanto, toda vez que escrevia algo, achava que não estava a altura desta leitura.

Acho que minha dificuldade em escrever esta resenha venha pela identificação que tive pela personagem principal, a Auden e pelas fortes lembranças que o livro me trouce das minhas queridas férias de verão. Quem não tem lembranças e experiências fantásticas trazidas na bagagens de algum dezembro ou janeiro passados com a família ou amigos? Eu me lembro bastante leitores, e tenho saudades daquela época, e ao ler “A CAMINHO DO VERÃO” pude sentir esta nostalgia.

Voltando a falar um pouco da Auden, realmente fiquei afeiçoada a personagem. Quando eu era adolescente me parecia bastante com ela. Um pouco introspectiva, estudiosa, orgulhosa e com um medo enorme de errar. Auden é assim. No entanto, tudo vai mudar quando ela decide passar suas férias de verão em Colby, uma cidadezinha litorânea, onde agora vive seu pai e sua madrasta que acabou de ter um bebê. Alem disso, ela irá encontrar Eli, um solitário e misterioso garoto que se recupera de um grave acidente. Tudo mudará para Auden neste verão e é muito gostoso ver estas mudanças.

Eli é um personagem apaixonante. Você fica contando as páginas para que ele apareça novamente e leve a Auden para mais uma noite de insônia em algum café de Colby. Falando em insônia, este é um tema bem abordado no livro. Tanto a Auden quanto o Eli sofrem deste mau, desencadeado em cada um, por um trauma. Na Auden pela separação dos seus pais e no Eli pelo acidente que sofreu. Outros temas como feminismo, esteriótipos e o próprio conflito da Auden com a mãe e o pai são abordados em todo livro. As novas amizades que rompem a zona de conforto da personagem e o prazer em andar de bicicleta também são relevantes na trama e deixam a leitura deliciosa.

Já narrativa da Sarah Dessm é um espetáculo a parte. Quando peguei o livro para ler achei que seria apenas uma história sobre uma aventura em duas rodas, no entanto o que encontrei me surpreendeu imensamente. Além de uma narrativa espetacular, a Sarah Dessem mescla em seu livro uma escrita surpreendente em uma história inteligente, emocionante e por que não em alguns momentos delicada.

O tratamento do livro pela editora iD também é de se tirar o chapéu. A diagramação é confortável com fontes de tamanho adequado e ainda possui uma capa que não passa despercebida por nenhum leitor. Uma coisa que sempre me chama a atenção nos livros desta editora é que nas costas do exemplar sempre vem com a seguinte frase: “VOCÊ SE iDENTIFICA COM ESTE LIVRO? LEIA AS PÁGINAS 191 e 192”. Acho isto fantástico. Você pode ler duas paginas do livro sem medo, já que elas nunca contem nada de revelador, e ainda ter um gostinho do que vai encontrar na leitura. Uma excelente ideia que as outros editoras poderiam aderir.

Outro ponto interessante nesta edição é que quando você acaba a leitura encontra uma “LISTA DE MÚSICAS PARA A CAMINHO DO VERÃO” que a própria escritora utilizou para motivar os dias difíceis em escrever ou para inspirar a criação de algum personagem. Sarah Dessen também fez um capítulo onde descreve um pouco sobre si e como surgiu a ideia do livro. Achei a ideia fantástica, pois com isso você consegue se afeiçoar mais ainda ao livro e a escritora.

É leitor chego ao fim, e para quem estava tendo dificuldade em escrever esta resenha, até que ela ficou um pouquinho extensa. Mas não poderia deixar de elogiar este livro que agora encabeça a minha lista de favoritos de 2012. E com tantos apontamentos positivos, “A CAMINHO DO VERÃO” da Sarah Dessen não poderia levar menos que cinco selinhos cabulosos. É uma leitura mais que recomendada para quem gosta ou quem ainda não descobriu os prazeres da literatura jovem adulta contemporânea.

Comentem e boa leitura para todos!!!

NOTA:

Avaliação: “LEITURA CABULOSA!!!”

Confiram algumas capas de “A CAMINHO DO VERÃO”

Capa americana e capa alemão que teve o nome do livro alterado para “BECAUSE OF YOU”

Assistam algumas entrevistas legendadas da escritora Sarah Dessen falando um pouco sobre seu livro!

  • Oii Serenaa, estou louca para ler esse livro e sua resenha me deixou mais louca ainda!!! A capa é linda, já seu que vou amar…Já li outro livro da editora iD: Ninguém como Você e tb adorei o fato de eles colocarem “vá até a pág. tal”.
    A Caminho do Verão já estava na minha lista de leitura, mas agora virou PRIORIDADE!!!
    🙂
    Resenha show!!!
    Bjoss
    Rafa

    • Obrigada Rafaella Vieira! Os elogios vindo de você para mim vale muito!
      Quando você ler vou querer saber sua opinião viu!?

      Mega cheiros!

  • @cyberlivingdead

    Serena, você me deixou com vontade mesmo de ler esse livro. Realmente em férias de verão já vivi muitas aventuras (quem nunca viveu?). É engraçado ver como mudamos depois de anos, eu mesmo às vezes me espanto com algumas alterações que ocorreram (boas e más). Você conseguiu mesmo passar muita emoção com essa resenha. Meus parabéns!

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    • Que bom Cyber, o livro é realmente muito bom! Fiquei apaixonada!

      Obrigada pelos comentários! Mega cheiros para você!

  • Ola!!
    Serena eu sempre leio críticas super positivas sobre a Sara Dessen, pela escrita e estória. Concordo com vc que a Editora iD é perfeita em suas capas. Ele livro aborda assuntos que me interessam e muito em qualquer leitura: conflitos, relacionamentos e amadurecimento. A personagem principal Auden é bem desenvolvida e aprende muito no decorrer da leitura. conforme sua resenha. Amei o livro e já tô ansiosa pra ler, não só ele como outros da autora: Lockey and Key e Just Listen. A capa alemã não ficou legal, a americana e brasileira ficaram ótimas!!!
    Bjos!!!

    • Dani!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Sim eu também já tinha ouvida falar muito da Sarah Dessen, mas depois deste livro quero sempre ler mais livros dela!
      Já compre Just Listen e não vejo a hora de começar a ler!
      Pena que a capa não é tão legal como a de “A CAMINHO DO VERÃO”.
      Mega cheiros e obrigada pelo comentário!

  • Serena, já li Just Listen e amei! Comprei A Caminho do Verão porque a autora me conquistou com sua narrativa e a forma que aborda assuntos importantes e agora você me faz uma resenha dessa… Tenho que ler, urgente!

    • Monique, estou louca para ler Just Listen, como já compre o livro espero ter uma leitura tão fantástica quanto A CAMINHA DO VERÃO!
      Mega cheiros para você!

  • Rita Souza

    Nossa vc deve ter gostado mesmo do livro hein!!eu adorei vc ter comentado q o livro da dicas de musica livro e etc.Agora por curiosidade q musicas são essas,sera q so pra mim saber se a personagem tem bom gosto vc poderia me dizer so uminha???

    • Gostei sim Rita, fazia tempo que não tinha uma leitura tão gostosa!
      Não é uma dica de música e sim a lista de músicas que a autora e não a personagem, escutava quando estava construindo o livro.
      Dizer quais são as músicas? Adoraria mais o livro está com a minha mãe então não posso passar para você, mas quando ela terminar de ler envio para seu e-mail!

      Mega cheiros e obrigada pelo comentário!