FILME: “ANÔNIMO” DISCUTE A IDENTIDADE DE SHAKESPEARE

10
Anônimo, pôster
Anônimo, pôster

Como Homero, William Shakespeare é considerado um dos grandes autores da literatura universal e igual aquele existem um cem número de teóricos que contestam a legitimidade da produção shakesperiana. O principal argumento que motiva essas especulações é fato de não haver dados suficientes sobre a vida deste dramaturgo inglês. O que leva muitos a imaginar que ele não seja o real autor por trás de obras como Rei Lear, Romeu e Julieta, Hamelt, Otelo…

Conde Edward de Vere, seria ele o verdadeiro Shakespeare?

E foi com base nisto que o diretor Roland Emmerich (Independenc Day, O dia Depois de Amanhã, 2012), leva as telonas o filme Anônimo e defende a tese de que o real autor por trás das obras Shakespeare seria o Conde Edward de Vere. E por que Vere? Existem 3 hipoteses bem fundamentadas que o tornam o número 1 na lista dos teóricos:

  1. Na época de Shakespeare, havia um grande tabu quando a nobres escreverem peças teatrais comerciais (que era o que o dramaturgo inglês fazia);
  2. Por morar na corte inglesa Vere poderia parodiar os nobres da sua época em sofrer represálias. Como uma das principais características de Shakespeare seria narrativizar a vida da nobreza. O que para alguém advindo de origem humilde não seria fácil;
  3. Vários sontes são dirigidos a uma provável amante e nada melhor do que um pseudônimo para evitar determinados constragimentos uma época tão púdica (mesmo que velada).

Contudo não nego que ao assistir ao trailer fiquei bastante curioso para ver a trama do filme que aparentemente parece estar bem interessante. E gostaria de deixar bem claro aos leitores do site que não corroboro com as afirmações, pois vejo sempre uma boa dose de preconceito envolta nos argumentos contra-shakesperianos.

Assista ao trailer:

  • Priscilla Rúbia

    Apesar de não ser uma fã de Shakespeare (conheço as peças por nomes e filmes) o trailer me pareceu interessante.

    • Pri,

      Shakespeare é um autor e tanto. Já li várias obras dele e não me arrempendo, mas se quer uma dica comece por Hamelt que é simplesmente apaixonante e possui muitas das famosas frases do autor. Sobre o filme, louco para assistir!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Rita Souza

    tai um filme q coloca-nos pra pensar e refletir,interessante esse tema hein??

    • Rita,

      Você não sabe o quanto desejo assistir a esse filme.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Rafael Bernardo

    Sou muito fâ de Shakespeare, gosto de todas suas peças, poesias, etc… Assisti o filme (Anônimo) confesso que é muito enteresante e tambem convicente, mais ainda acredito que realmente WILLIAM SHAKESPEARE não É uma fraude. Essa é minha opnião.

    • Samuel pessoa

      Realmente é muito “enteresante” para um leitor de Shakespeare!

  • karol nogueira

    não sou uma fã de shakespeare porisso que quando assisti o filme me convenci, não sei por que mais quando esculto o nome william shakespeare lembro do filme e nao sei mais estou convencida 99% de que ele e uma fralde assisti o filme por isso nenhum de vocês iram se arrepender

    • Karol,

      Tenho que assistir! Preciso! Estou muito curioso para ver este filme há tempos.

      Obrigado pelo comentário.

  • John

    Pessoal esse filme é excelente, tive a oportunidade de assistir, adoro os trabalhos de William…. Mas o filme apresenta fatos bem interessantes que de fato questionam a autoria das obras…. Mas algo que o filme deixa bem claro é que não importa o nome do autor e sim o que as obras representam…

  • marcelo

    filme linnnnnndo bem gravado atores m bons uma obra de arte… alguns nao devem ver assim mas achei magestozo recomendo