PODCAST: A LITERATURA EM ÁUDIO (INDICAÇÃO DE PODCASTS)

14
Quer ouvir outros podcast sobre livros?
Quer ouvir outros podcast sobre livros?

Existem diversos podcast (se você chegou neste post e não sabe o que é um podcast confina nosso post: O que é um podcast?) que falam de livros na chamada “podosfera”. Além do nosso CabulosoCast outros também procuram levar para os ouvintes suas opiniões, reflexões ou simplesmente falar de um livro específico. No início, achava que não havia nenhum podcast que se dedicasse exclusivamente aos livros, por isso brandava aos quatro cantos: “NÃO EXISTE NENHUM PODCAST SOBRE LIVROS! O CABULOSOCAST É O ÚNICO! SOMOS F#$@! Mas, felizmente o erro tornou-se uma felicidade inigualável, pois saber que existiam outros programas dedicados ao incentivo à leitura não apenas me fez colocar o CabulosoCast uma direção específica, como também deixou minhas viagens de ônibus menos enfadonhas. Por isso resolvi fazer uma lista do podcast que encontrei sobre livros para que vocês (nosso ouvintes-leitores) possam se deleitar com estas pérolas.

A lista que segue abaixo está em ordem alfabética:

 

Blá, blá, blá literário

Blá, blá, blá literário

Podcast feito a partir da união de 3 blogs (Na Prateleira, Pink Sheep Land e Prateleira Cultura). Um grupo de meninas bem animado que estão começando, mas prometem muito, ao ouvir o programa delas percebe-se o potencial do seu podcast. Ao que parece devido ao último (5ª edição), elas gravam com a participação de pessoas num chat o que é muito bacana, pois possibilita uma grande interação com os ouvintes.

 

Grifo Nosso

Grifo Nosso

Podcast feito por 4 estudantes (hoje formados) em advocacia. Seu programa segue um estilo bastante original, todos os integrantes lêem o mesmo livro de depois fazem um mega-resumo (para quem não tem medo de spoilers, contudo eles avisam ao término de cada programa qual o próximo livro a ser abordado). Eles lêem obras diversas não se atendo a um único gênero (o que é o ponto forte do podcast) e além de muito divertidos, sabem tecer seus argumentos sem cansar os ouvintes.

 

Mamãe lê pra mim

Mamãe lê pra mim?

Uma surpresa! É o melhor substantivo para definir este podcast. Bianca Briones (já citada no CabulosoCast) traz um programa feito com o seu filho, onde ela comenta junto a seu rebento os livros que os dois já leram ou estão lendo. É de uma simplicidade, mas ao mesmo tempo tocante. Numa época em que a preocupação com a leitura na infância se constanta entre pais e professores, são iniciativas como esta que provam que o prazer pela leitura começa em casa com os próprios pais tornando o ato de ler um hábito não uma obrigação.

 

PodEspecular

PodEspecular

No início achei um podcast pretensioso, pois se intitulava PodEspetacular, contudo com o tempo percebi meu erro e vislumbrei algo incompreensível o que seria “Especular”? Curioso fui ouvir o programa e percebi que falava sobre “literatura especulativa” (literatura especulativa?). À medida que fui ouvindo, compreendi que a tal literatura especulativa era sinônimo para literatura de ficção (ficção científica). É simplesmente o melhor podcast do gênero, além de muito versátil também! Eles tem áudio-resenhas, podfictions (onde são lidos contos de ficção científica muito bons). Apenas da atualização não ser frequente vale a pena esperar cada dia por um novo episódio.

 

Papo Fantástica

Papo Fantástica

O podcast da Revista Fantástica é simplesmente sensacional. Sempre repletos de convidados renomados entre escritores e blogueiros traz um programa cheio de blocos interessantes e é possível ouvir sempre a discussão de um assunto relevante para quem gosta de ler. Ter a melhor revista digital sobre literatura não fora suficiente e eles ainda tem um ótimo podcast no melhor estilo “conversa de bar” (formato usado pelo CabulosoCast também).

 

Papo na Estante

Papo na Estante

Quando resolvi digitar no google “livros, literatura e podcast” o blog do Nerd Escritor foi minha primeira opção. Fiquei maravilhado com a variedade de temas que eles abordavam e trouxe a idéia para o nosso podcast. Ficaram parados um tempo, contudo já retornaram e os episódios agravados até então compensão a espera. Discussões interessantes, convidados bem selecionados, assuntos muito bacanas fazem deste programa um diferencial entre os já citados.

 

Rodlivros

RodLivros

O mais recém descoberto por mim, não é o último por acaso. Quando Rod envio-nos um e-mail e vi um link de um blog junto ao seu comentário cliquei imediatamente para saber qual seria o conteúdo por ele abortado e eis que tive feliz surpresa quando encontrei seu podcast corri e o coloquei no meu iTunes para ouvi-lo. O primeiro episódio que ouvi foi o último por ele publicado #007 – A invasão e gostei bastante. Fiquei curioso quanto aos demais e já atualizei meu iTunes para baixar os primeiros é um podcast solo pois apenas ouvimos a voz do Rod, mas é um programa dinâmico e curioso, pois nos deixa sempre na expectativa do que esta por vir.

Se você tem um podcast de livros e não foi citado aqui deixe o endereço dele no post para que eu possa ouvi-lo e adicioná-lo no post em questão. É importante que todos que gostam de ler possam também conhecer esta mídia apaixonante chamada podcast. E o recado mais importante: OUÇA O CABULOSOCAST O SEU PODCAST DE LIVROS E LITERATURA! Baixe, assine nosso Feed, ouça nossos episódios, mande-nos e-mails ou deixe comentários nos posts dos episódios. Não sabe como encontrar nosso Podcast? O site tem um Menu detalhado onde você pode fazer sua busca pelo tipo de episódio que desejar.

E visite nossa página no Dimensão Nerd.

 

  • Olá Lucien, Serena e toda a equipe do “CabulosoCast” e “Leitor Cabuloso”,

    Grato pela gentil citação/indicação de nosso podcast em seu artigo (=^)

    Fique tranquilo, Lucien, você não foi o primeiro a confundir o nome de nosso podcast, sendo o pessoal do podcast “Matando Robôs Gigantes” os últimos a passarem por isso 🙂

    Inconscientemente, uma primeira leitura tende a desviar nossa percepção para uma palavra que, você tem razão, denota pretensão.

    Não somos um “pod espetacular”, longe disso.
    Apenas tentamos mostrar ao ouvinte que ele “pod especular” à vontade, em nosso podcast e na vida 🙂

    Espetacular mesmo é ser colocado entre todos esses excelentes podcasts literários e ao lado de vocês do “CabulosoCast”

    P.S.1: Não se esqueça do “Matando Robôs Gigantes” que também áudio-resenham livros (já fizeram “MRG Livros” sobre “Guerra dos Tronos” de G.R.R.Martin e “Sangue Quente” de Isaac Marion)

    P.S.2: Tentaremos melhorar nossa periodicidade, nossas sinceras desculpas pelos atrasos (=^)

    Abraço,
    Paulo Elache (host do PodEspecular Podcast)
    http://podespecular.com.br/podcast/
    http://itunes.apple.com/br/podcast/id439523843
    http://twitter.com/podespecular

    • Paulo,

      É verdade! O Mantando Robôs Gigantes tem episódios só para falar de livros! Muito bem lembrado! Sobre a indicação do PodEspecular não há nada de mais, certo? Pois vocês são muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, mais muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bons mesmo!

      Abraços.

  • Aiii… Que lindooooooooo!
    Estava passeando pelo site novo, que aliás ficou lindão, e encontro esta matéria citando o “Mamãe, lê pra mim?”. *_*
    Como vocês são fofos!
    É mais uma brincadeira curtinha entre mim e meu filho.
    Fico feliz por terem nos citado!

    Também adorei ver que vocês mencionaram o Papo Fantástica.

    Obrigada, queridos.

    A cada dia vocês estão melhores! =D

    Beijos.

    • Ow, Bianca!

      Assim ficamos tímidos! Não fazemos mais do que obrigação em tentar difundir essa mídia fantástica chamada podcast para todos! Não estamos sozinhos, pois considero todos os podcasters como uma grande família.

      Obrigado por comentar!

      Abraços!

  • Oi !
    Realmente o “Mamãe, lê pra mim” é muito bom,
    a importância da literatura em nossas vidas é extrema,e
    é tão bom e gratificante, que sentimos necessidade de passar este hábito, a nossos filhos ou irmãos mais novos.

    Eu estou escrevendo uma estoria, e peço a vocês que deem uma olhada, e por favor comentem, preciso ouvir conselhos ou criticas,melhor se forem apenas elogios (risos), E parabéns pelo site, muito bom, as resenhas são perfeitas.
    Aqui esta o link http://pitangaecanela.blogspot.com/p/pequenas-estorias.html
    abraços e até mais .

    • Poliana,

      Ficamos felizes que tenha gostado do site e de nossas resenhas (não deixe de comentar nelas também!). Ler é muito importante, mas transmitir o prazer pela leitura também o é. Por isso os podcasts citados sejam um diferencial neste universo da leitura.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      OBS.: Prometo ler o texto no final de semana e deixo um comentário lá.

  • Rod

    Olá pessoal do Leitor Cabuloso. Muito obrigado pela citação. O episódio #008 está no ar! Infelizmente não consigo reunir pessoas nos horários malucos que gravo. Sempre tento criar algo novo para não deixar o ouvinte cansado de minha voz, isso tbm explica pq não ultrapasso os 30 min em cada episódio, quem sabe um dia consiga reunir um pessoal, aceito sugestões : )

    • Rod,

      Eu é que fico feliz em ter um podcast como o seu para ouvir. Já ouvi o episódio 008 e achei muito bom. Sobre opiniões: continue fazendo o seu trabalho e à medida que continuar você perceberá o que precisa modificar. Como você mesmo disse se você não consegue chamar convidados dado aos horários que você grava, mas você poderia pedir opiniões via mp3 o que acha? Você enviaria os convites para os podcasters pedia para que eles gravassem o lhe enviassem por e-mail um áudio em formato mp3. É uma alternativa. Boa sorte com o programa.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Eu escuto esporadicamente o Papo Fantástica. Acho que o único que acompanho frequentemente é o cabuloso mesmo. =)

  • Paula Safira

    Parabéns pelo post .. vou começar a acompanhar os outros cast também, o que acaba virando um vicio, seja lá qual for o assunto do Cast !

    Abraço pra todos ^^

    • Paula,

      Fico feliz que vá ouvir o nosso e os demais podcasts indicados.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Joab Fernandes

    Olá galera, conheci o Cabulosocast agora e já fiquei fã do trampo de vocês. Estou baixando os casts, e valeu pelas indicações. Abraços.

    • Joab,

      Fico muito feliz que esteja ouvindo o CabulosoCast. Espero que continue curtindo. Minha dica é baixe dos últimos para os primeiros episódios, beleza? Seja bem-vindo a família cabulosa.

      Abraços.