[Resenha] O beijo das sombras da Richelle Mead

2
Capa de “O BEIJO DAS SOMBRAS”

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma vampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Olá queridos ouvintes leitores, eis-me aqui novamente para mais uma resenha e dessa vez trago Richelle Mead com O Beijo das Sombras editado pela Nova Fronteira. O livro já está nas livrarias desde 2009 e confesso que quando vi sua sinopse, na época de seu lançamento, eu revirei meus olhos e pensei: AAARRRFFFF… MAIS UM LIVRO DE VAMPIROS QUERENDO SE IGUALAR A CREPÚSCULO!!! ¬¬ E a partir daí não quis saber mais nada sobre esse livro, cheguei ao ponto de ignorar qual quer notícia relacionada a ele. OK, MINHA CULPA, MINHA MÁXIMA CULPA, mas comecei a me redimir quando ouvi o pessoal do TWIHARD BRASIL comentar sobre o livro, durante um evento de lançamento na Livraria Saraiva.

Elas insistiram para que, quem não tivesse lido, começasse logo pois, a história era impressionante e eu fiquei tão curiosa, devido a intensidade do pedido, que comecei logo de imediato a ler e MINHA NOSSA!!! Foi a MAIOR SURPRESA DO ANO (até agora =D) para min, o livro é extremamente cativante, seus personagens são totalmente carismáticos e reais, nada de todo perfeito, eles se descontrolam, riem quando tem que rir, choram quando tem que chorar, possuem defeitos como todos, erram como todos e ainda digo mais a personagem principal ainda ganhou vários pontos comigo por causa de seu “sarcasmo natural” além de que, ela é linda e sabe que é, ou seja, nada daquela coisa de, AI EU SOU TÃO NORMAL, que a grande parte dos livros insistem em focar nas personagens principais. Neste livro não, Richelle, utiliza os “apetrechos” favoráveis da personagem principal para conseguir tanto coisas boas para ela, como também para difamá-la perante à todos, ou seja, nem tudo é como nossa protagonista quer que seja.

Quanto a capa, na minha opinião, bem que poderia ser melhor. Um livro tão bom com uma capa tão singela, tão sem graça, acredito que se fosse algo mais misterioso ou chamativo que tivesse mais a ver com o título seria bem mais interessante. Se bem que eu ainda aceito mais a primeira capa (da janela com vitrais) do que a segunda (que permanece até hoje), justamente por ser mais interessante no fator mistério, deixando a imaginação voar a partir daí, sem dar nenhum indicativo do que nos espera, é uma figura “conotativa” que nos faz pensar no que pode vir pela frente. No mais, o livro não é muito grosso, as letras contém um bom tamanho para a leitura e a história possui uma boa fluência. Não há perigo nenhum, se você pensa que existe alguma parte monótona, pelo contrário a história é rica em ação com cenas que são muito bem trabalhadas e escritas. A palavra tédio está cortada desse livro. Só há um problema grave: é que quando você começa a ler não quer mais parar e no Brasil só foram lançados quatro dos seis livros, coisa que para alguém como EU, que só leio quando chega em livro, é um verdadeiro martírio (SÓ ESPERO QUE A NOVA FRONTEIRA LANCE LOGO OS LIVROS QUE FALTAM… ¬¬). O fato é que gostei tanto da escrita essa autora que, já estou me programando para ler a outra série dela que começa com A Canção do Súcubo e que, por sua vez, não deixaremos de fazer a resenha pois é sucesso garantido.

Mas agora sem mais delongas, vamos à história, que já vou avisando, não vou contar muito para não estragar as surpresas para quem ainda não leu mas, quer ler.

Rose é uma dampira aprendiz, ou seja, uma guerreira aprendiz que luta contra tudo e contra todos para ter o direito de proteger sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira que, com seus poderes, consegue salvar Rose da morte, na infância, e a partir daí passa a ter uma espécie de laço psíquico com ela, o que facilita bastante o trabalho de Rose, pois ela passa a sentir e ver tudo o que Lissa sente e vê. Porém esse poder é muito maior do que elas possam pensar ou entender e pode trazer muitos problemas para as duas. No entanto, elas não estão sós nessa luta para entender e lutar pelo que elas precisam, Dimitre (o tutor GOSTOSÃO de Rose) é uma das pessoas que estão ajudando a dupla, ele é O CARA SÉRIO e respeitado que se torna responsável pelos treinamentos extras de Rose (adquiridos após uma fuga, dela e de Lissa, da escola) e é claro que com essa aproximação… A outra pessoa a ajudar as duas é Christian, garoto mau visto por todos, mas que no fundo, a pesar de seu sarcasmo e humor negro, é o mais amoroso e sensível de todos. Bem, vou parar por aqui para não soltar mais SPOILERS dessa que é uma leitura imperdível. Então a todos uma boa leitura.

Nota da Maiana:

05-selos-cabulosos