RESENHA: “A CAPTURA” PRIMEIRO LIVRO DA SÉRIE “A LENDA DOS GUARDIÕES” DE KATHRYN LASKY!

4
Capa de “A CAPTURA”
Poster do filme “LABIRINTO-A MAGIA DO TEMPO”

Olá Ouvintes Leitores! Confesso que sou apaixonada por corujas. Acho que foi uma paixão que começou quando assisti ao filme: “LABIRINTO – A Magia do tempo” de 1986, onde o cantor David Bowie, interpretava o belo Jareth, o Rei Goblin, que se transformava em uma coruja-de-igreja quando estava em nosso mundo. Lembro-me ainda quando eu era pequena, folhear fascinada um grande almanaque que tinha imagens dessas incríveis aves noturnas. Mas não foi apenas esse meu encanto por corujas que me fez ler “A CAPTURA” da escritora Kathryn Lasky.

Meu primeiro contato com o livro foi realmente a partir da divulgação da sua versão cinematográfica. Pesquisando sobre o filme descobri que ele era baseado nos três primeiros livros da série: “A CAPTURA”, “A JORNADA” e “O RESGATE”.

Fiz uma DICA DE LEITURA na semana passada sobre todos os livros já lançados pela Editora Fundamento. Mas não faz mal deixar a sinopse aqui para vocês darem uma olhadinha.

(…) Soren tentou desesperadamente bater as pequenas asas curtas. Inútil! “Estou morto. Uma corujinha morta. Três semanas fora da casca e a minha vida termina!”, ele pensou.

Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre.

Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal!

Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie. Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar – voar até Ga Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo.

Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação.

A série A Lenda dos Guardiões ficou por diversas semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times e deu origem a um filme. A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu.

A história vai girar em torno da coruja Soren uma coruja-de-igreja, que após cair do ninho, por motivos bastante suspeitos, é capturado e levado a Academia S. Aegolius para deixar de praticamente ser uma coruja. Lá ele encontra a esperta Gylfie, uma coruja-duende e juntos vão tentar escarpar dos trabalhos forçados ao qual são submetidos e sair em busca do Reino Ga’Hoole.

No início da história a leitura tende a ser um pouco devagar, já que ficamos apenas com os personagens Soren e Gylfie que passam a metade da história tentando fugir de S. Aegolius ou tentando descobrir o que este lugar está fazendo com todas as corujas órfãs capturadas e apesar do livro ser direcionado a um público infanto-juvenil, senti falta de um pouco mais de humor na narrativa. A nossa dupla de corujas não são lá muito bem humoradas, são espertas, entretanto, sem senso de humor.

Como eu disse anteriormente a leitura demorou a engrenar, fiquei imaginando o porque. Cheiguei a conclusão que o motivo era bem simples. Primeiro a escritora KaThryn Lasky, faz o leitor tentar se acostumar com a ideia de que corujas falam, pois foi algo que demorei um pouca a assimilar. Elas falam e agem tão quanto qualquer humano, o que deu um pouco de estranheza. Porém enquanto os capítulos fluíam a ideia já era bastante aceita. Segundo, nós apresentar como é uma coruja e suas várias espécies. Não que agente não saiba como é uma coruja, mas não sabemos seus hábitos, como se comportam ou como caçam e é isso que nossa autora faz ao decorrer do livro e com um requinte de detalhes impressionante. Além disso, faz o leitor entrar no mundo destas magníficas aves e ser quase uma delas.

Algo deliciosamente interessante são também os trechinhos de músicas que existem ao decorrer da narrativa. O que deixa história com um charme a parte.

A leitura vai ficando realmente mais engraçada e interessante quando Soren e Gylfie fogem da Academia S. Aegolius e encontra Crepúsculo, uma coruja-cinzenta e Digger uma coruja-buraqueira, que vão se juntar a eles nesta incrível jornada em busca dos bravos guerreiros de Ga’Hoole.  Ai sim, a história engrena, mas é também quando ela acaba. Por isso o filme aborda os três primeiro livros e não apenas “A CAPTURA”, já que este é realmente a introdução ao leitor nesta maravilhosa aventura recheada de bravura, companheirismo e esperança.

Então recomendo Leitores Cabulosos, quando forem comprar, adquiriram pelo menos os dois primeiros volumes desta saga, pois é a melhor maneira de degustar desta fantástica série e de toda a bela narrativa da escritora KaThryn Lasky. Boa leitura.

Trechinhos que a Serena achou adorável.

“Pássaros feios com cara de rato

Vocês dizem que são pássaros?

Vocês dizem que são corujas?

Pois não passam de corujas sujas!

Jatt e Jutt, corujas, uma ova!

Vou jogá-los numa cova!

Eu vou dar-lhes um chute no traseiro

Mas não quero ouvir nenhum berreiro!

Vocês se acham sabichões

Pois não passam de fanfarrões.

Um, dois, três, quatro,

Vocês valem menos que um rato

Cinco, seis, sete, oito

Não servem nem para fazer biscoito

Nove, dez, onze, doze

Vocês só sabem fazer pose.


“Mas não eram simplesmente órfãos. Juntos, eram muito mais, eram algo maior. A grande Árvore de Ga’Hoole das lendas de Ga’Hoolianas não tinha sido a fonte de inspiração do Soren e Gylfie quando estavam em S. Aggie? Não foram os Contos de Yore e a nobreza dos cavaleiros da Grande Árvore Ga’Hoole que os salvaram de serem escaldados? Será que a lenda poderia se tornar real? Será que os quatro poderiam, de fato, torna-se parte dela?”


“Soren ainda sabia de outra verdade: as lendas não destinavam somente aos desesperados. As lendas eram para os bravos”.