RESENHA: “LABIRINTO DOS OSSOS” DA SÉRIA “THE 39 CLUES”!

4
Capra de “O Labirinto dos Ossos”

Olá Ouvintes-Leitores! Se preparem para uma excelente aventura com o primeiro livro da série “THE 39 CLUES” escrito pelo nosso querido Rick Riordan.

Vou logo de antemão dizendo que a resenha de “O LABIRINTO DOS OSSOS” não veio acompanhada de “DICA DE LEITURA” já que fiz uma, a mais ou menos um mês atrás, sobre todos os livros lançados pela Editora Ática no Brasil. Então vão lá e curtam esta deliciosa ”DICA DE LEITURA” e minha descoberta ao comparar esta série com o desenho animado “ONDE ESTÀ CARMEM SANDIEGO?

Caros Leitores, eu confesso que não esperava muito de “THE 39 CLUES”. Primeiro pelas capas, não as curto com ilustrações desenhadas, me lembram dos nossos fadados paradidáticos. Já se tocaram que quase todos eles possuem na frente um desenho, as vezes mau feito, para deixar a coisa mais simpática ou chamar nosso atenção? E as capas tupiniquins desta série realmente não me agradam, declaro que prefiro as capas americanas que a deixam com uma cara um pouco mais neutra e menos infantilizada. Segundo, era isso mesmo, achava que a série seria voltada apenas para um público infato-juvenil. Não que não seja, ela cumpre bem seu papel para divertir um faixa etária mais nova, mas também cumpre sua função em englobar os leitores mais maduros.

Vou disponibilizar aqui a sinopse deste primeiro livro, para vocês saberem um pouco sobre ele.

Começou a maior aventura dos últimos tempos e você é um dos escolhidos para participar. Imagine ter que optar entre 1 milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para um dos maiores segredos da humanidade. Os irmãos Amy e Dan Cahill escolheram enfrentar o perigo e correr atrás da herança misteriosa que foi deixada pela avó.

Será que eles vão conseguir descobrir esse mistério antes dos outros Cahill que também estão atrás desse tesouro? Entre de cabeça nessa trama recheada de ação e suspense.

O Labirinto dos Ossos é o primeiro de 10 livros da coleção THE 39 CLUES, que já é um sucesso no mundo todo.

Não fique fora dessa caçada.

Para que não sebe, o projeto de “THE 39 CLUES” é composto por dez livros que já foram todos lançados nos EUA e possui a participação de vários escritores. Ou seja, cada livro foi feito por um autor diferente. Para mim este é o grande trunfo desta série, já que vamos ter vários ritmos de narrativa. No primeiro livro, os irmãos Amy e Dan Cahill saem numa busca desenfreada pelas pistas que levarão ao tesouro mais importante da humanidade. Claro que a coisa não vai ser tão fácil assim, além de ter uma família a ponto de matar uns ao outros, eles ainda vão ter que desvendar as 39 pistas que levaram a esta inimaginável herança. Logo, você aprende e se diverte ao mesmo tempo de uma maneira bastante inteligente.

Caros leitores, vocês perceberam que usei a palavra projeto para denominar esta coleção de livros? Porque é isto mesmo que estas aventuras representam. Não é nada mais que juntar ótimos escritores da literatura juvenil e fazer um trabalho que seja divertido e ao mesmo tempo tenha um lado educativo.

Não é inegável que quando li  “O LABIRINTO DOS OSSOS”, comecei a perceber que enquanto a aventura se desenrolava, eu também estava aprendendo um pouco sobre história, química, biologia e física. E foi isso que senti quando eu terminei o livro.  Uma sensação de que acabara de ter uma excelente leitura e aprendido mais sobre Benjamin Franklin do que D. Pedro II. Então me perguntei. Por que nós brasileiros não fazemos o mesmo? Juntarmos vários escritores nacionais e indealizar um projeto parecido. Juntar dois adolescentes que irão atrás de pistas ao redor do Brasil? Faremos nossos adolescentes ler, aprender sobre nossa história e se divertir ao mesmo tempo. Agora, nada de capas desenhadas parecendo paradidáticos. E sim um grande projeto que envolveria nossos melhores escritores infanto-juvenis e com uma mega divulgação nas mídias. Mas por que isso não acontece Serena? Simples, nosso Ministério da Educação passa mais tempo ventando, desnecessariamente o que o adolescente não dever ler do que realmente desenvolvendo algum projeto de incentivo a leitura.

Deixando as críticas de lado, recomendo sim, a leitura deste excelente livro pois ele é o tipo leitura que engloba e encanta a família toda e quando você termina, não vê a hora de ler o segundo volume.