CabulosoCast #13 – Harry Potter vs Percy Jackson

20

Olá ouvintes-leitores! Sejam bem-vindos a mais um episódio do CabulosoCast, o podcast de livros e literatura do nosso blog! Neste programa estaremos inaugurando uma nova seção: DUELOS. Nesta sessão vamos confrontar sempre duas obras e para o primeiro Duelos escolhemos dois livros fantásticos que possuem uma legião de fãs: Harry Potter e a pedra filosofal contra Percy Jackson e os olimpianos – O ladrão de raios. Por isso, pedimos que todos calcem as luvas e entrem no ringue, pois o combate irá começar, mas quem serão os locutores? Lucien, o Bibliotecário, Serena, Sem nome e Maiana prometem narrar todas emoções da luta do século! FIGHT! Boa leitura!

COMENTADO NESTE EPISÓDIO

Editora Draco (site)

Editora Lua de papel (site)

Editora Martins Fontes (site)

Editora Suma de Letras (site)

Grifo Nosso #05 – O ladrão de raios (podcast)

Mix Literário (blog)

Murphys Library (blog)

NerdCast #70 – Harry Potter (podcast)

No mundo editorial (blog)

PodEspecular (podcast)

Redoma de Cristal (blog)

Resenha: Harry Potter e a pedra filosofal (post)

LIVROS CITADOS

Harry Potter e a pedra filosofal da J. K. Rowling (ed. Rocco)

Percy Jackson e os olimpianos – O ladrão de raios do Rick Riordan (ed. Intrinseca)

ASSINE NOSSO FEED

Tem iTunes? Adicione nosso FEED RSS.

EMAIL´S E COMENTÁRIOS

Gostou do episódio? Quer mandar um e-mail? cabulosocast@leitorcabuloso.com.br (ou deixe um comentário no post do blog).

BAIXAR O PODCAST

CabulosoCast #13 DOWNLOAD (formato zip)

PARTICIPARAM DO CAST


  • Surtur

    Bom dia. Estou sempre procurando novos BONS podcasts para ouvir e resolvi experimentar o de vocês. Já estou baixando…

    Já tenho meus podcasts preferidos sobre cultura nerd, sobre games, sobre cinema, sobre mitos… Mas está muito difícil encontrar um bom podcast sobre livros.

    Experimentei o “Grifo Nosso” e realmente me decepcionei muito. É feito por garotos e garotas que não levam a sério o assunto. Se preocupam mais em fazer piadinhas sobre os livros, piadinhas que só eles acham graça. E então todos têm um acesso de riso e o ouvinte tem que esperar a idiotice passar para tentar encontrar algum conteúdo no que eles falam.

    Fizeram podcasts sobre grandes obras como O Hobbit, Alice, Drácula. Mas nenhuma obra foi tratada com respeito.

    Espero que o Cabulosocast não seja assim. Se for bom, ouvirei os outros episódios e prometo recomendar a todos que conheço.

    Gostei das resenhas, mas acho que vocês ficam muito nessas obras de vampiros. Não precisam escrever sobre o pensamento de Nietzsche ou Voltaire. Apenas sugiro que escolham obras BOAS.
    Se vocês preferem fantasia, tem muitas obras incríveis para resenhar: Crônicas de Nárnia, Fronteiras do Universo, as obras de Tolkien. Isso é fantasia de verdade.
    É claro que vocês têm que escrever sobre esses livros-modinhas pra chamar visitas, mas leiam e escrevam sobre obras BOAS. Vai fazer bem até pra vocês.

    Na seção “Quem Somos” não tem nenhuma informação sobre os podcasters, então não sei a média de idade. Mas os textos do blog possuem uns errinhos feios para quem gosta tanto de literatura.
    Nessa mesma página que estou comentando… vocês estão “inalgurando” uma “sessão”.

    De resto, gostei do design e do “clima” da página. Espero muito gostar do podcast e acompanhá-los. Talvez a minha procura por um bom podcast de livros acabe hoje!
    Assim que ouvir, darei minha opinião.

    Boa sorte com o projeto!

    • Sutur,

      Muitíssimo obrigado pelo seu comentário e realmente espero que você goste do nosso podcast, contudo mesmo que não goste, gostaria que deixasse as críticas, pois se você ouvir o programa e não disser o que lhe desagradou como vamos melhorar, não acha? Já corrigi os dois erros no post deste podcast e agradeço bastante por tê-los apontado; erros assim são motivados pela pressa em publicar as postagens, pois temos pouquíssimo tempo e sentimos a obrigação de manter o blog atualizado, isso não é uma desculpa, apenas uma justificativa que nos fará revisar o texto com mais cuidado.

      Sobre as postagens “vampirescas” temos algumas ressalvas. Hoje existem muitos livros sendo publicados nesta linha e como temos interesse no patrocínio das editoras e elas esperam que façamos resenhas sobre esses livros, nós os privilegiamos. O blog é mais recente que o podcast daí consideramos resenhar “Senhor dos Anéis, Hobbit, Fronteiras do Universo, Nárnia…”, como fazer algo que os outros blogs de livros já fizeram, mas não significa que não faremos, pois os livros citados por você estão na pauta do programa e sempre lemos os livros para fazer qualquer podcast, ou seja, haverá sim resenhas sobre eles assim que terminarmos de ler. Outro detalhe muito importante quando você diz que são “BONS” isso é muito relativo, respeitamos a sua opinião, mas consideramos muitos livros BONS e eles não estão na sua lista. É tudo uma questão de gosto. Estamos sempre abertos a sugestões de ouvintes para a indicação de livros para leitura e produção de programas, daí nosso agradecimento.

      Sobre a seção “Quem somos” realmente você tocou numa lacuna nossa, precisamos e iremos consertar.

      Percebo que você gosta de podcasts sérios. Mas, sempre pensei no podcast como uma maneira de transmitir uma mensagem de forma leve e divertida, portanto caso você não goste da maneira como abordamos o assunto (como disse antes gostaria muito de ler suas críticas) deixo a indicação de dois outros podcast que falam sobre livros de uma maneira bem séria. Um deles por sinal está no post desse episódio.

      PodEspecular e o Escrita Café (Este por sinal é o podcast que mais ouço!) São dois podcast fantásticos que tratam de literatura de modo sério, no caso do Escriba você irá descobrir que ele fala de vários assuntos, mas a maneira como ele o faz é simplesmente apaixonante.

      Mais uma vez agradecemos seu comentário, são opiniões como a sua que nos fazem repensar o programa e o blog. Se os outros escrevessem de maneira tão franca talvez já pudessemos consertado vários problemas.

      Lucien, o Bibliotecário

  • Surtur

    Lucien, muito obrigado por responder ao meu comentário. E tão rápido. Também teve problemas com a mudança de horário?hehe Acordei às 5:30h…

    Gostei das explicações e motivos e concordo e entendo a “estratégia”.
    E realmente, quando disse que podiam resenhar sobre obras BOAS eu esqueci de acrescentar que era na minha opinião. Mas na verdade eu quis dizer que são as obras clássicas do gênero nas quais a maioria das outras obras de fantasia (inclusive algumas já resenhadas por vocês) tiveram inspiração. Logo, eu quis dizer que são as obras “fodonas”, com o perdão da expressão. hehe

    Eu não acho essas novas obras ruins. Acho que todas têm seu valor. Mesmo não acrescentando tanto à cultura dos jovens, incentivam a leitura desde cedo. O que é muito bom.
    Até li a série Crepúsculo inteira, olha isso!

    Falando nisso: Uma coisa que espero que tenham levado em consideração nesse “Duelo” é que Percy Jackson, além de incentivar a leitura (como Harry Potter) também acrescenta algo à cultura dos jovens e notei que faz muitos irem atrás de informações sobre mitologia… e, por consequência, indo parar em grandes obras clássicas como A Ilíada e A Odisséia. Isso é um ponto a mais para Percy!


    Sobre podcasts, eu não prezo tanto pela seriedade no “tom” do programa. E sim pela seriedade em se tratar do assunto.
    A maioria dos meus podcasts favoritos é uma bagunça:
    – Nerdcast, por exemplo, os episódios sobre livro são uma zoeira só, mas eles respeitam a obra em pauta. Trazem curiosidades sobre o autor ou o livro, referências etc.
    Também gosto do OrionCast, sobre games, que é cheio de palhaçadas, mas tem conteúdo.

    O negócio, na minha opinião, é ter conteúdo relevante.
    Aquele outro podcast de livros que citei apenas “lê” a sinopse e depois sai falando besteiras inúteis até dar 1 hora de programa.

    O Escriba Café realmente é sensacional! Eu ouvi quase todos. Os assuntos que ele aborda me interessam muito. E é como você disse, ele faz cada episódio ser “único”. E que edição de som!

    Recomendo, se ainda não ouviu, o podcast do site Mitografias.com.br. Também fala sobre lendas, mitologias variadas e trazem alguns especialistas. Ouvi alguns e estou gostando.

    Depois da sua resposta inteligente e educada, fiquei mais interessado em ouvir o Cabulosocast, pena que vou sair hoje. Mas à noite vou ouvir, com certeza. E volto para dar minha opinião.

    Bom domingo. E desculpe pelos comentários gigantes, não sei se isso é bom ou ruim! Vou tentar maneirar na próxima.

    • Surtur,

      Não se preocupe nem um pouco no tamanho dos comentários, já que somos um podcast de livros ler é conosco.

      Sim, ouço o Mitografias e acho um excelente podcast. Aguardo ansioso pela sua análise do nosso programa.

      Concordo com você quando diz que apesar de algumas obras atuais não terem o fôlego das mais antigas (portanto, clássicas!) elas incentivam a leitura dos nossos jovens o que é algo bom e também, vale ressaltar, conheço adolescentes que começaram com Harry Potter e terminaram lendo Senhor dos Anéis, ou seja, essas obra funcionam como um grande pontapé literário.

      Gostamos muito de fazer o podcast e como disse na mensagem anterior ele surgiu antes do blog. Na verdade, criamos o blog apenas para armazenar o podcast, contudo sentimos necessidade de expandir o fluxo de informações que estávamos acumulando.

      Mais uma vezes agradecemos seus comentários!

      OBS.: O CabulosoCast é quinzenal, portanto o próximo episódio só sairá no dia 05/03.

      Um forte abraço e boas leituras!

      Lucien, o Bibliotecário

  • Estou sem tempo de ouvir ao PodCast, mas Pottah ganha do Percy com uma mão nas costas, hein? HAHAHA


    Maeva
    Murphy’s Library

    • Olha só! Opinando sem ouvir! Ah, se essa moda pega! Maeva quais os argumentos para justificar essa teoria? Apenas dizer que um personagem leva vantagem sobre o outro é complidado!

      • Eu avisei que estou sem tempo de ouvir, mas essa é a minha opinião, oras 😛 Li as duas séries, e enquanto HP eu lembro de muita coisa e sou apaixonada pela obra, a série do Percy eu tenho vários borrões na memória a respeito HAHA Percy Jackson é legal, engraçadinho, mas só isso… Ninguém tira o lugar de HP na minha vida 😉 (E olha que eu odeio o Pottah, sou Slytherin!)


        Maeva
        Murphy’s Library

        • Hhauahuahuhauahu Maeva,

          Fã é fã! Como podemos discutir?! Muito obrigado pelo seu cometário! E também agora que sei que você era a única que administrava o 3V realmente fica muito mais compreensível a sua opinião… Valeu por comentar!

  • Olá,
    Cheguei aqui porque vocês me linkaram. rs
    Não os conhecia, mas adorei o podcast.
    Estou me atualizando com os antigos e já ouvi os quatro primeiros, além desse.
    Acho que a essa hora vocês já sabem que Lua Azul não é de vampiros, que a Bienal de SP dura 11 dias, entre outros. hahaha
    Agradeço por terem mencionado o Redoma de Cristal. Queria muito que as pessoas ouvissem/lessem sempre sobre dois lados de uma moeda antes de se pronunciar. Às vezes são até mais de dois lados, né?
    Adorei e acompanharei!
    Beijos.

    • Olá Bianca,

      Nós é que agradecemos pelo seu inteligente texto sobre “a polêmica”. Realmente foi valoroso ler seu texto e como ele nos ajudará a olhar para nossos posts e resenhas (e até mesmo o podcast) de maneira diferente, precisamos ser maduros para manter um blog e um podcast.

      Respondendo as suas perguntas, sim sabemos hoje que a Bienal de SP durou 11 dias. Agora sobre Lua Azul, por coincidência Serena comentou comigo hoje que não se trata de vampiros, mas de seres sobrenaturais.

      Muito obrigado por ouvir o nosso programa são os comentários e e-mail’s que nos fazem continuar com o projeto! Agradecemos sua colaboração e seu comentário!

      Obs.: Não precisa agradecer por ter citado o seu blog, gostamos muito do conteúdo que você disponibiliza nele e é nossa obrigação se citamos ou utilizamos alguma informação que não nos pertence, saiba que sempre daremos crédito a quem merece!

      Mais uma vez, muitíssimo obrigado pelo seu comentário!

  • Surtur

    Ah, merece comentário! hehe
    Eu ia comentar amanhã, mas resolvi comentar agora mesmo (23:00h).

    Antes de qualquer coisa: Ótima edição de som.
    Ótima qualidade de áudio. Sem chiados. Vozes perfeitamente audíveis e inteligíveis.
    Tem uns podcasts por aí que é só chiadeira e parece que os integrantes estão falando de dentro de uma lata de lixo. E os arquivos saem até mais pesados que os de vocês!
    Vocês estão de parabéns pela qualidade da produção do podcast.

    O formato do programa é muito bom. As informações introdutórias não são “lidas de forma robótica”, são bem apresentadas. Gostei da alegria de vocês, sem virar circo.hehe
    Gostei de vocês lerem as obras antes do podcast. É mais trabalhoso fazer todo mundo ler mas dá pra notar que vocês sabem do que estão falando, é muito bom. E vocês respeitam as obras. E fazem pesquisa! – Às vezes até os integrantes ficavam impressionados com os fatos apresentados pelo Lucien. hehe

    Conteúdo. É isso aí. Me diverti (de verdade) ouvindo vocês e ainda aprendi, vi certos pontos que nem imaginava ao comparar as duas séries.

    Só esse barulho de peido toda vez que alguém comete uma “cagada” é que tá brabo.
    Ou vocês maneram nas “cagadas” ou maneram nos efeitos sonoros gasosos! hehe

    Mas também foi só isso que achei meio estranho. Só mesmo. E olha que gosto de ser bem sincero nos comentários.

    Todos têm vozes ótimas, animadas, ninguém tem voz irritante. E por falar em animação, a Maiana, essa menina é demais!

    Depois de ouvir deu vontade de saber mais sobre os integrantes. De verdade. As preferências literárias de cada um, por exemplo.

    Já assinei os feeds do blog. Depois vou ouvir os outros 2 episódios que baixei. Minha primeira impressão do Cabulosocast foi muito boa. Gostei mesmo.
    Pelo pouco que entendo sobre podcasts, acho que estão no caminho certo.
    E desejo sucesso pra vocês, pois são bons nisso.

    Vou acompanhá-los! E recomendá-los.

    • Surtur,

      Confesso que fiquei lisonjeado com seu comentário e pela sua siceridade. Precisamos disso, mesmo que a pessoa não goste que diga os motivos ou as razões pelas quais não apreciou. Para um podcast os comentários são o melhor pagamento recebido.
      Saiba que o barulho das flatulências se não retirados serão mais silenciosos. Farei o possível para reduzir o volume, mas havia comentado com Serena quando estávamos revisando o programa que neste episódio nós comentemos muitas “cagadas”.
      Vale explicar que o barulho só é posto quando nós mesmos, durante o programa, identificamos nossos próprios deslizes.
      Mais uma vez agradeço o comentário (você sabe que ele será lido na sessão de e-mails do próximo cast, não é?), fico felicíssimo que tenha gostado do nosso programa, saiba que você e qualquer outro ouvinte tem o direito de questionar e apontar nossas falhas; não apenas as “cagadas”, contudo problemas na edição, na trilha, no formato do programa… Como disse na seção de e-mails estamos abertos a identificar nossos defeitos por vocês que ouvem e ouvirão outros episódios.

      Um forte abraço! Excelentes leituras para você e saiba que, sem desmerecer nenhum outro comentário que tenhamos recebido, o seu realmente era muito aguardado por toda a equipe que faz o blog e o podcast.

      Excelente semana e excelentes leituras!

  • Olá Cabulosos!

    Mais um cast ótimo!

    Agora não esquecerei da idade e local, tenho 25 anos e sou de Osasco/SP.

    Quanto ao cast posso dizer sobre Harry Potter pois foi o que eu li, achei ele muito bom, mesmo achando os primeiros bem infantis, mas acho que foi o que me ajudou na leitura, já que possuo um certo problema com livros que tenham mundos mágicos e criaturas lendárias (odeio Senhor dos Anéis, pronto falei), mas Harry conseguiu me manter com uma história bem interessante, ainda não li o último livro, está lá guardado para ser lido, já Percy Jackson, eu não li ainda por não ter comprado os livros mesmo, eu julgo muitos livros pela capa, o que na maioria das vezes me satisfez positivamente pelas histórias tão boas quanto as capas, e gostei muito da arte das capas de Percy Jackson. assim que terminar de ler os livros que estão empilhados no momento em casa vou ver se corro atrás.

    Acho que fico por aqui.

    Continuem com o ótimo trabalho.

    • Rataum,

      Recomendo a leitura de Percy Jackson e os Olimpianos: O ladrão de raios não apenas pelas capas, mas pela narrativa envolvente. O Harry Potter tem o seu valor, como comentamos no episódio, pois foi assim que muitos adentraram no mundo da leitura. Por isso, mesmo que hoje as pessoas o critiquem ou digam que é inferior ao que é produzido, o que discordo, ele deu origem a todo um seguimento literário.

      Sobre o seu ódio a Senhor do Anéis é respeitado, esperamos que em próximos podcasts você tenha o direito de argumentar em sua defesa, pois hoje depois do sucesso dos filmes é complicado ouvir alguém dizer isso. Precisamos, de qualquer forma, respeitar a opinião dos nossos ouvintes, pois os motivos são seus e não podemos impor os nossos. Se as pessoas compreendessem isso o mundo seria muito mais simples, não acha?

      Muitíssimo obrigado pelo comentário e mais uma vez agradecemos o apoio.

      OBS.: Ah! O link no seu nickname é um podcast feito por você? Ou você está fazendo propaganda? Caso seja seu, do que se trata o programa?

      • Quanto a Sr. dos Anéis, eu vi os três filmes e li os três livros, e achei que a história dele não é para mim, muitos gostam e respeito a opinião de todos, mas eu não consegui gostar da história, foram poucas as partes que realmente me animei, como a parte do Tom Bombadil no primeiro livro (que não tem no filme, mas eu entendo que para a história do filme ia ser desnecessário e ficaria maior o filme), a luta de Sam contra Laracna no final do segundo livro, mas como disse são opiniões minhas, eu nunca forcei ninguem a não gostar de Sr. dos Anéis.

        Quanto a Percy Jackson eu vou ler, mas tenho que terminar algumas coisas que estão na fila aqui em casa antes, sempre me falaram bem do livro mesmo.

        O link ali no meu nome estava desatualizado, esse aqui ta atualizado, e sim é um podcast que faço voltado para noticias, shows, lançamentos e sugestões sobre o mundo do rock e metal.

        Bom, vou ficando por aqui.

        Falou.

        • Concordo com você. O fato de gostarmos ou não de uma determinada obra não nos dá o direito de subjulgar as demais, até mesmo o fato de expressarmos nossa insatisfação com determinada cena ou momento da narrativa devem sempre ser entendidas como a nossa opinião e não como a ÚNICA opinião.

          Muitíssimo obrigado pelo seu comentário e vou ver o podcast de rock e metal. Apesar que gosto muito das músicas dos anos 80 e 90, contudo primeiro ouço e depois avalio.

  • Monique Melo

    Gente, que podcast fodástico! Eu concordo com tudo que Serena falou! Como a Hermione, tão inteligente, ficou com o Rony? PUTZ! Isso aê Serena, fanfiqueiro adora o Draco! o/
    Amo o Harry, mas o Percy é bem mais seguro de si e mais engraçado também. Adorei o surto do Lucien sobre a burrice de Harry e Percy, foi hilário! kkkkkk
    Serena! Não acho que o Luke gostava da Thalia! E quando chega no último livro, vemos de quem ele gostava!

    Acho que vocês deviam fazer um podcast comprando o final das duas séries!

    Adorei!

    • Monique,

      Obrigado pelo comentário! A idéia sobre comentar o final de ambos os livros é muito boa, vai para a lista de pautas.

      Abraços, Lucien.

  • Poliana

    Adorei o esse cast como todos os outros que ouvi ate agora e sempre me surpreendem com um cast melhor que o outro.
    Sobre o assunto desse cast não cheguei a ler Harry Potter já tentei mas tem algo alem do ala alem que me impede de terminar entretanto adoro os filmes por esse motivo não vou opinar qual obra seria a melhor .
    ia comentar uma semelhança mas acabei de descobri que ia ter pirado na batatinha . kk

    • Poliana,

      Estamos na mesma situação. Acho que os filmes de HP são incríveis, porém os livros são lentos e cheios de detalhes desnecessários.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.